Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

26 de novembro de 2009

Jesus é a porta


João 10:9 " Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

Nós conseguimos imaginar um curral de ovelhas sem porta? Se não tivesse porta as ovelhas que estivessem dentro não sairiam, e se estivessem fora, não entrariam.
O curral é de suma importância para as ovelhas, é ali que elas entram e repousam durante a noite, é ali que se protegem do frio, da chuva, dos animais selvagens. É o lugar de descanso e de refugio para as ovelhas.
A ovelha que entrar por aquela porta estará a salvo. Mas as ovelhas também precisavam sair para ir aos pastos verdejantes e ás águas tranqüilas para se alimentarem. Porém tanto ao entrar como ao sair elas estão em companhia do pastor.
Da mesma maneira que as ovelhas precisam desse aprisco, assim também o ser humano precisa de um lugar de descanso, mas o profeta Miquéias diz que aqui não é o nosso descanso por causa da imundícia. Nós sabemos que o verdadeiro lugar de descanso é o céu, pois ali não haverá mais dor, nem morte, nem pranto, nem pecado...
Mas como entrar no céu? É aqui que encontramos o Senhor Jesus se apresentando como a porta. Quando Ele diz "Eu sou a porta, quem entrar por mim salvar-se-á" é o mesmo quando Ele afirma " Quem crê em mim será salvo, mas quem não crê já está condenado", e também quando diz "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim".
Jesus é a porta do céu. Para irmos pro céu precisamos passar por Jesus, porque Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa foi à grande finalidade da vinda de Jesus. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Haverá um dia em que aqueles que crêem em Jesus como Salvador, como o Caminho, como a Porta, entrarão e permanecerão para sempre no céu.
Talvez você diga: "Mas nós ainda não estamos no céu, estamos aqui e passamos por tribulação.
É verdade que nós não estamos no céu, mas podemos dizer que o céu está aqui, porque o Senhor está aqui. O Senhor Jesus disse " se alguém me amar guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos e faremos n'Ele morada."
Vou repetir: E faremos n'Ele morada.
O Senhor não apenas está conosco, é mais que isso, o Senhor está em nós. Portanto onde eu estou, onde você está, o Senhor também está, porque Ele habita em nós.
Tudo isso porque um dia nós entramos pela Porta.
Quando Jesus disse "entrará e sairá", ele se refere as ovelhas que entravam a noite no rebanho e saíam pela manhã.
No céu não haverá noite, mas aqui no mundo ainda existe noite.
A noite nos fala do momento difícil em que vivemos, momento de pecado, de tristeza, de lutas, de perseguições, de angústias, momento em que falta a luz, a direção, momento em que ficamos perdidos achando que não há mais solução.
Mas nesse momento somos conduzidos pelo Sumo Pastor ao aprisco do Senhor, que é o próprio Jesus. É por causa d'Ele que nós alcançaremos a vitória, é por causa d'Ele que somos guardados.
Assim como as ovelhas durante a noite só lhes restavam esperar chegar o raiar do dia, assim também o Senhor nos convida a esperarmos confiantemente.
Assim como as ovelhas estavam sendo guardadas pelo porteiro durante a noite para que nenhum ladrão ou animal arrebatasse uma ovelha, assim o Senhor continua nos guardando durante as nossas tribulações.
Estar vivendo a noite não significa que Deus está longe de nós. José é o grande exemplo disso. Ele foi vendido pelos irmãos, ficou longe da família, foi caluniado, foi lançado na prisão, mas a Bíblia nos diz que Deus era com ele.
Você está vivendo o momento da noite? Lembre-se que, em Jesus, o choro pode durar uma noite mas a alegria vem ao amanhecer.
Só nos resta esperar que o dia chegue. O momento da bonança.
O conselho do Senhor para nós nesse período da noite é este: " Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor".
Era assim que Davi fazia. Ele disse " Somente em Deus espera silenciosa a minha alma, dele vem a minha salvação".
Jesus disse "entrará" mas Ele também disse "sairá" . O dia chegará. A vitória virá. Porque maior é o que está conosco do que os que estão com eles. Quem está conosco é o Senhor dos exércitos. Seremos revigorados. Sairemos aos pastos verdejantes e ás águas tranqüilas.
E quando a manhã chegar, falaremos como Davi "Pela manhã louvarei com alegria a sua benignidade porquanto tens sido para mim uma fortaleza e refúgio no dia da minha angústia."
A angústia veio sobre Davi, mas ele se refugiou no Senhor.
Refugiar-se no Senhor é viver pela fé, é crer que o Senhor dará a vitória, é crer nas suas promessas por mais que nos pareçam impossíveis, é andar em obediência a sua Palavra mesmo que estejamos com pouca força. Refugiar-se no Senhor é não desanimar, não desistir, é seguir em frente.
É muito comum buscarmos a vitória com jejuns e rogos, mas quando ela chega esquecemos de glorificar, de dar ao Senhor o nosso louvor, a nossa gratidão.
Cada luta em nossa vida significa uma noite, mas cada vitória significa uma manhã.
Não devemos deixar de adorar. Se esperarmos que todas as lutas sejam vencidas, para depois adorar, então ficaremos sempre suplicando. Mas se a cada luta vencida louvarmos a Deus, então sempre haverá um cântico em nossos lábios.
Temos muitos motivos para adorar: a vida, a salvação, a paz, os livramentos, os filhos, o emprego, o pão de cada dia, a vitória que virá...
Tanto nas lutas como na bonança somos chamados a glorificar, a dar graças ao Senhor, pois Ele está conosco tanto na nossa saída como na nossa entrada. (Sl 121:8)
Nós entramos pela Porta, então seremos salvos.

Autor: Victor Bacellar

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .