8 de maio de 2013

As críticas à música nova do Thalles Roberto.


Se tem criticado bastante essa música nova aí do Thelló Roberto, "Filho Meu"(talvez você queiraprocurá-la agora na net). Afinal, ele deu motivo mesmo: na minha opinião pessoal, a música em si é horrível, a interpretação dele parece a de um palhaço de filme de terror possuído e alucinado de cocaína e vodca(e olha que eu gosto até de metal extremo. Mas lá há todo um contexto instrumental para aquele tipo de vocal). Além disso penso que em muitos a música causa aquela incômoda sensação de que ele exagerou na ousadia, falando como Deus na primeira pessoa, numa tentativa de mostrar uma suposta intimidade que soa mais como puro desrespeito.

Outros poetas cristãos falaram de sua relação com Deus de uma forma íntima, confessional e "transparente"(aqui estou me referindo a esse senso de "barganha" com Deus que percebemos na música do Thalles Roberto) que talvez tenha sido criticada nos mesmos termos. Me vem à mente o poema "My Jesus I love Thee", de William Ralph Featherston, de 1864, que nós conhecemos aqui como o hino "Jesus sempre te amo" dos hinários tradicionais:

I love thee because thou hast first loved me,
and purchased my pardon on Calvary's tree;
I love thee for wearing the thorns on thy brow;
if ever I loved thee, my Jesus, 'tis now.

Uma tradução livre:

Eu te amo(Jesus) porque primeiro Tu me amaste,
E compraste meu perdão no madeiro do Calvário.
Eu te amo porque usaste os espinhos em Tua fronte.
Se algum dia eu te amei, Jesus, esse dia é hoje.

Outro exemplo, esse atual, é a música "To be alone with you" de um dos meus músicos preferidos, Sufjan Stevens. Segue um trecho:

You gave your body to the lonely
They took your clothes
You gave up a wife and a family
You gave your goals

To be alone with me(2x)
To be alone with me ,
You went up on a tree

Traduzindo…

Você entregou o seu corpo para os solitários
Eles tomaram suas roupas
Você desistiu de ter uma esposa e de uma família
Você desistiu de seus objetivos

Pra ficar a sós comigo(2x)
Pra ficar a sós comigo,
Você subiu em uma árvore(a cruz)

Tenho duas coisas a observar. A primeira é que nenhum destes dois exemplos está inserido em um contexto tão propício quanto o do Thalles Roberto. Do hino antigo pouco é preciso explicar, não existia o mercado "gospel", além disso o autor tinha 16 anos e apenas escreveu o poema, e não a música. Sufjan Stevens é um cantor de folk americano, que é cristão mas não se apresenta como "gospel", suas músicas abordam outros temas e além disso sua atitude de ocasionalmente manifestar de sua fé no meio musical secular é das mais artisticamente autênticas possíveis.

A música do Thalles Roberto entrega sua mensagem de auto aceitação num contexto cultural(e comercial, óbvio) onde ela é mais do que bem vinda, e isso, aceite ou não, é sempre um risco à credibilidade artística.

Outra questão é interessante, embora eu admita, bem subjetiva. As duas músicas que mencionei falam de uma intimidade com Jesus, Deus Filho, que "esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens " (Filipenses 2:7). Não se fala em proximidade tão grande com Deus Pai. Além disso, repito, isso é muito subjetivo e pessoal(como a intimidade com alguém sempre é), mas falando como um músico e também observando atentamente os trabalhos de outros artistas, eu diria que a proximidade de Deus leva a manifestações de um sentimento sempre crescente de êxtase e deslumbramento com Sua grandeza, e mais, com a distânciaimensurável que Ele percorreu de Seu trono até a cruz. O oposto absoluto de algo que sequer lembre um barateamento de Seu afeto.

Mas isso me leva ao ponto que realmente me levou a escrever tudo isso. A questão é, que diferente do que alguns críticos vêm falando, não existe heresia, ao meu ver. Não é errado achar que Deus é capaz de se humilhar por amor ao homem, afinal, ESSA FOI A OBRA DE JESUS NA CRUZ, que, sendo inocente, morreu como um criminoso, como um blasfemo, pra que nós pudéssemos ser salvos.

Também não há que se questionar as alusões a sentimentos humanos da parte de Deus, como nos trechos "ontem eu me lembrei.." ou "eu acho que paguei um preço alto demais…". A Bíblia contém esse tipo de metáfora, falando de Deus "se arrependendo" de ter criado o homem por conta de seus pecados ou "se lembrando" da promessa feita a Abraão(Êxodo 2:24 e Gênesis 6:6). Sabemos que essas são figuras usadas para tentar representar em linguagem humana algo da inefável mente de Deus.

Existem dezenas de motivos para não darmos audiência para o Thalles Roberto, sua música de qualidade questionável, óbvio estrelismo e compromisso com a rentabilidade de seu "ministério", enfim…nem mesmo vou linkar o clipe da música aqui. Mas, pelo menos dessa vez, a teologia não está do lado dos críticos. O farisaísmo é um inimigo perigoso porque nos pega de surpresa enquanto estamos preocupados exatamente em defender a fé. E não deixarei de linkar a crítica do Antognoni Misael, a qual, essa sim, exigiu um pouco de reflexão.

http://www.hospitaldalma.com/2013/05/heresias-cantadas-por-thalles-roberto.html

Via: Como morre um sábio

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!