Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

27 de agosto de 2009

Deus fala através do louvor.



Introdução:
Um bálsamo para as nossas vidas é quando lemos o salmo 96, quando Deus convida todos os moradores da terra a cantar um cântico novo a Ele. Este salmo também é um louvor, é considerado pelos estudiosos da bíblia como um salmo missionário também, pois nele contem mensagem de salvação e arrependimento ao pecador. O salmista Davi foi o responsável pela escrita de 73 salmos os demais foram outros salmistas e alguns até mesmo são de autores desconhecido. Diz os teólogos que os salmos eram transformados em hinos de louvor e adoração pelo povo de Israel quando estavam reunidos no segundo templo que fora construído em Jerusalém.
O livro de salmos se resume em oração e louvores a Deus, foram momentos de grande intimidade que estes homens tiveram com Deus, alguns escritos em momentos de alegria outros em tristezas, perseguições e provações.
Este salmo exorta-nos a louvar a Deus, é muito fácil nós louvarmos a Deus no momento da alegria, com dinheiro no bolso, empregado, com saúde, a família estando unida é muito fácil, difícil é louvar a Deus no momento das provações, em meio a tempestades, dificuldades em todas as áreas da nossa vida, ai sim é difícil, porem, é neste momento que as janelas dos céus estão totalmente abertas, é quando engrandecemos ao Nosso Deus confessando com a nossa alegria que estamos confiantes nas suas promessas, que não temos nos afastados dele ainda que venham as batalhas do dia a dia.
Esta mensagem revela ao profundo do nosso coração o grande amor de Deus para com as nossas vidas, pois através do louvor abrimos a Deus o caminho para nos abençoar, na seqüência temos a revelação de Deus sobre os treze versículos deste maravilhoso salmo:


1. Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra (refere-se que o homem foi criado para adorar o seu criador). Este versículo nos lembra sobre a criação do homem no jardim do Éden, quando Ele nos fez imagem e semelhança dele, para estarmos constantemente na presença dele em adoração, os tempos passaram, mas o mesmo fundamento permanece, fomos feitos para adorar ao Nosso Criador, nesta frase o salmista imbuído pelo Espírito Santo exorta todos os moradores da terra a cantar um hino novo ao Senhor, fazemos isto, quando buscamos a face dele com louvor e adoração usando as nossas simples palavras. O cântico novo aqui mencionado não significa um estilo diferente de música, uma música da parada de sucesso, que desperta hoje a mocidade, por de trás destas músicas existem as populares mensagens subliminares que trabalham para a destruição dos nossos jovens, mas sim um louvor dinâmico, aquele que é apresentado com a nossa alma, porque não compor hinos de adoração novos ao Senhor, quem não gosta de ouvir um cântico novo?


2. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação (refere-se a louvar e falar bem do nome do Senhor anunciando a sua salvação). Anunciar a salvação em Cristo Jesus dia após dia, esta é a função primordial da igreja evangelizar as almas que perecem sem a salvação. Quantos partem para a eternidade sem Cristo, temos que mudar este quadro, fazer a parte da igreja “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.


3. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas (refere-se a sermos testemunhas dele) – Anunciar as maravilhas de Deus, quais maravilhas? Aquelas que aconteceram no Egito, na peregrinação pelo deserto, aquelas das épocas dos reis, profetas, ou aquelas da época de Jesus Cristo, dos santos apóstolos, ou aquelas de alguns anos atrás? O Espírito Santo diz para anunciarmos as maravilhas que o Senhor tem feito no presente das nossas vidas. Estamos tão acomodados com a situação da igreja em nossos dias que, não temos às vezes até mesmo um simples milagre para contar, e ainda quando acontece algo maravilhoso conosco achamos que foi apenas uma coincidência ou apenas sorte, temos vergonha de anunciar, ou às vezes realmente não temos o que anunciar. Onde está aquele tempo em que jejuávamos, orávamos pelas madrugadas, realizávamos cultos onde víamos a glória de Deus se manifestar maravilhosamente, onde esta o erro? Em Deus não está, está em nós que nos afastamos de Deus devido às coisas mundanas terem falado mais forte, elas tem nos sufocado, e nos afastado de uma maior intimidade com o Nosso Criador.


4. Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses (refere-se a adorar o Senhor pela sua grandeza e poder) - Aqui vemos a grandeza do Nosso Deus sendo apresentada pelo salmista, misericordioso, onipotente, onipresente, onisciente e por todas estas grandezas nós devemos louvar unicamente ele que é o maior o mais temível que todos os demais deuses que são feitos por mãos de homens e que nada fazem.


5. Porque todos os deuses dos povos são coisas vãs; mas o Senhor fez os céus (refere-se as idolatrias dos povos) – No livro de Salmos até é questionado pelo salmista as idolatrias, imagens de escultura de barro, madeira, ferro e de outros tipos, que são confeccionados por mãos humanas, tem olhos, mas não vêem, tem ouvidos, mas não ouvem, boca tem, mas não falam, mãos tem e não apalpam e até mesmo pés têm, mas não andam, superior a todos estes ídolos é o Senhor Nosso Deus é mais temível do que todos os deuses, por que os deuses dos povos são coisas vãs. Achamos uma tarefa até em certo ponto difícil de dizer para o idolatra que o seu ídolo não o leva para o céu e nem até Deus, por tanto se não falarmos como eles tomarão conhecimento da verdade? O Senhor Jesus disse: Conhecereis a verdade e ela vos libertará, S.João 8:32.


6. Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário (refere-se a manifestação da sua unção na igreja) – Deus é o proprietário da glória e da majestade, tudo isto está diante dele, portanto a sua força a sua beleza, a sua manifestação é constante no seu santuário que é a igreja.


7. Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força (refere-se a toda a família a dar glórias ao Senhor) – O salmista pede a todas as famílias que dê ao Senhor glória e força, a família primeira instituição criada por Deus precisa estar ligada com o seu salvador.


8. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios (refere-se a trazer as nossas ofertas e dízimos na igreja) – Daí ou tributai ao Senhor toda a glória porque isto é devido ao seu nome que é grande, trazei oferendas é sermos fieis nos nossos dízimos e nas nossas ofertas para a manutenção da casa do Senhor.


9. Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra (refere-se a estarmos bem trajados e tementes diante dEle) – Este versículo nos mostra como adorar a Deus com a nossa roupa, aqui diz o salmista com traje santo, roupas bem compostas, nada de transparência ou que mostre as ondas do corpo do homem ou da mulher, tremer diante de Deus não no sentido de ter medo, mas no sentido de respeito e temor, pois ele é misericordioso, mas também justiceiro.


10. Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão (refere-se a anunciarmos que o Senhor é rei e cheio de retidão, não devemos nos abalar) – O salmista convida a dizer a todos que o Senhor é que reina e mais ninguém, que aquele que confia no Senhor não será abalado, que Ele julgará a todos de maneira reta, pois Ele é reto.


11. Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude (refere-se a natureza adorar a Deus)– O salmista exorta os céus a se alegrarem, a terra a se regozijar, o mar a bramar com todo o seu poder porque o Senhor voltará a terra para levar os seus remidos.


12. Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque (refere-se a natureza em adoração a Deus pela sua vinha) – O salmista exorta ao campo exultar, com tudo o que nele há, pastos verdejantes, animais de todas as espécies, e afirma que até mesmo as árvores do bosque cantarão de alegria diante do Senhor, porque Ele vem. As árvores através dos seus movimentos louvam a Deus.


13. diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade (refere-se a vinda de Jesus a este mundo para julgar) – Deus virá através do filho Jesus julgar o mundo com justiça e os povos através da sua fidelidade. Os crentes fiéis subirão no arrebatamento, enquanto que os ímpios perecerão tanto pelo governo anticristo como pelo castigo do próprio Deus.


Resumo dos versículos
1. refere-se ao homem criado por Deus para adorá-lo
2. refere-se a louvar e falar bem do nome do Senhor anunciando a sua salvação
3. refere-se a sermos testemunhas dele
4. refere-se a adorar o Senhor pela sua grandeza e poder
5. refere-se as idolatrias dos povos
6. refere-se a manifestação da sua unção na igreja
7. refere-se a toda a família a dar glórias ao Senhor
8. refere-se a trazer as nossas ofertas e dízimos na igreja
9. refere-se a estarmos bem trajados e tementes diante dEle
10. refere-se a anunciarmos que o Senhor é rei e cheio de retidão, não devemos nos abalar
11. refere-se a natureza adorar a Deus
12. refere-se a natureza em adoração a Deus pela sua vinha
13. refere-se a vinda de Jesus a este mundo para julgar (arrebatar)






Autor: Pb Antonio Valdecir Vera
Igreja O Brasil para Cristo em Lençóis Paulista SP

1 comentários:

  1. Muito bom os estudos do Pb. Valdecir Vera, venho acompanhando os estudos dele a algum tempo, agora ele tá com um site de estudos e vídeos motivacionais que ele mesmo grava, quem quiser conferir: www.valdecirvera.com

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .