" A culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser"
Homer Simpsom
A frase acima apesar de pertencer a um persongem de desenho sintetiza o comportamento do ser humano em justificar seus erros, suas faltas, enfim seus pecados. Vamos ao seguinte texto no livro de Gênesis 3, 9-17:
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Essa passagem biblica é bastante conhecida, mas vamos atentar aos detalhes. Adão e Eva comeram do fruto que Deus tinha proibido e quando foram confrontados passaram a "bola pra frente", ou seja, Adão culpou Eva que por sua vez cupou a serpente de tê-la enganado. O interessante que Deus procurou primeiramente Adão,mesmo sendo Eva a ter oferecido o fruto e a serpetente que a enganou. Fico imaginando a reação de Deus quando Adão fala em poucas palavras colocando indiretamente a culpa dele ter comido no próprio Deus pois a mulher que Ele lhe deu tinha oferecido o fruto, sinceramente não sei se teria essa coragem de Adão :)
Assim somos nós, temos a mania de "terceirizar" nossa culpa: eu bati na minha mulher por que estava nervoso, desviei dinheiro da empresa por que precisava pagar a faculdade, trai meu marido por que ele não me dava atenção, e assim fazemos como Homer Simpsom, colocando nossas culpas em quem quisermos. É o famoso "tirando o seu da reta", não nos esqueçamos que nós, tão somente nós, somos responsáveis por nossos pecados e somente o Senhor Jesus nos justifica deles através do reconhecimento e arrependimento.
Ronivaldo Brandão
Responsável por aquilo que faz e escreve.
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .