Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

2 de dezembro de 2011

PERMANECER FIRMES - NOSSA VERDADEIRA VITÓRIA




Estava meditando hoje no livro de Efésios, mais precisamente no capítulo 6, na parte tão conhecida sobre a Armadura de Deus.
Mesmo após ter lido este texto várias vezes, e conhecê-lo muito bem, hoje uma palavra me chamou a atenção.
Nos versículos 11 à 14, o apóstolo Paulo usa por três vezes a palavra "firmes". Vejamos:
v11 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar FIRMES contra as astutas ciladas do diabo.
v12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, conta os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
v13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tud, ficar FIRMES.
v14 - Estai, pois, FIRMES, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça."
Essa palavra me chamou a atenção porque quando pensamos em batalha, logo pensamos que o resultado final, que a vitória, é a destruição completa do inimigo.
Mas nesse texto, a ênfase que Paulo dá, é para o fato de nós conseguirmos permanecer FIRMES, ante todas as investidas do diabo. O propósito, portanto, da armadura, é o de nos manter  inabaláveis, e a vitória está aí, em permanecermos de pé.
Procurando mais a fundo o significado no original de tal palavra, descobri que aqui, ela tem a conotação específica de resistir, em oposição ao fugir.
O objetivo, dessa forma, é nos fortalecermos no Senhor, e na força do seu poder (capítulo 6, v.10), e tomarmos, vestirmos a armadura de Deus, para não ceder, não fugir, não se acovardar diante das ciladas do inimigo.
A ideia, é de não retorcedermos, não cedermos territórios ao diabo, os quais já conquistamos. Não voltar à práticas que sabemos que não agradam ao Senhor, e que já não fazemos mais. Não dar vazão aos pensamentos de medo e de derrota. Mas antes, resisitir, permanecer firme, mesmo em meio as dificuldades, as provações, as lutas.
É permanecer crendo e se fortalecendo no Senhor, em meio a uma doença grave de alguém querido, ou até mesmo a perda repentina de alguém que não esperávamos. É não se desesperar em meio a crises financeiras; É não amaldiçoar Deus quando as coisas não dão certo. É não desanimar na fé, apesar das circunstâncias que nos cercam.
Permanecer firmes, é continuar agindo e fazendo as coisas que Deus colocou no teu coração, mesmo que você tenha medo, ou insegurança. É seguir em frente, apesar de tudo, crendo, que Deus está do nosso lado, e no momento certo, se perseverarmos, teremos a vitória.
Por isso, minha oração hoje é essa: que eu e você possamos ter essa CONSTÂNCIA em Deus, essa permanência num estado de fé profunda, arraigada na verdade imutável que é Jesus, não se deixando levar por qualquer vento de doutrina, ou qualquer artimanha do diabo. Que possamos sempre avançar, conquistando mais territórios em Deus, no conhecimento da Pessoa Dele, na revelação mais profunda do seu caráter, na luta incessante e contundente contra o pecado, caminhando de vitória em vitória, um dia de cada vez.

Para encerrar, gostaria de deixar a letra da música "Nunca Pare de Lutar', da cantora Ludmila Ferber, pois tem ministrado muito meu coração nestes dias:


O que vem pra tentar ferir
O valente de Deus
Em meio às suas guerras?
Que ataque é capaz
De fazê-lo olhar pra trás
E querer desistir?
Que terrível arma é
Usada pra tentar paralisar sua fé?
Cansaço, desânimo
Logo após uma vitória
A mistura de um desgaste com um contra-ataque do mal
A dor de uma perda, ou a dor da traição
Uma quebra de aliança, que é raiz da ingratidão
Se alguém está assim, preste muita atenção
Ouça o que vem do coração de Deus:
Em tempos de guerra, nunca pare de lutar
Não baixe a guarda, nunca pare de lutar
Em tempos de guerra, nunca pare de adorar
Libera a Palavra, profetiza sem parar
O escape, o descanso, a cura
A recompensa vem sem demora
A batalha já está ganha. Basta resistir.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .