A maioria das pessoas, ainda que não acreditem, conhece e sabe que a Bíblia nos relata no Gênesis que o homem foi formado do pó da terra. Talvez tenha sido de propósito, não apenas para nos mostrar que ele mesmo nos projetou e nos fez, mas também para nos evidenciar nossa fragilidade.
Na narrativa de Genesis, o homem é moldado pelo próprio Deus do pó da terra, recebendo do próprio Deus o sopro da vida. O texto no original hebraico quer dizer que o homem foi “feito pelo próprio Deus do zero, ou seja, Ele moldou-o em todos os detalhes”.
Em Jó 33:6 – O amigo de Jó admite também sua fragilidade por ser humano:
“Para Deus você e eu somos iguais; eu também fui formado do barro”.
Agora, no texto de Jeremias 18, Deus precisava mandar um recado ao Seu povo. Queria falar-lhes um pouco da Sua Soberania em fazer o que acha melhor. Então Ele manda o profeta fazer uma visita à casa do oleiro. O Senhor estava prestes a permitir que o povo fosse levado cativo como forma de purificação e restauração.
Antecessor de Jeremias, o profeta Isaías muitos anos antes já havia declarado:
“Mas tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro,
tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti”. Is. 64:8
Que interessante! Nossa vida nas mãos de Deus é tão frágil como um vaso de barro. Ele tem poder de moldar e quebrar quando lhe é necessário. No texto que lemos, percebemos que, em algum momento, o vaso que estava sendo formado pelo oleiro se desfez em suas mãos. Então ele precisou reiniciar o processo. Refazer o vaso.
Imagino que, pra isso, o oleiro precise quebra-lo ou amassá-lo como um todo. Amassa-lo, apertá-lo e reiniciar o processo do zero. Além disso, é necessário da parte do oleiro concentração no que faz.
Acredito que, com esse exemplo, Deus queria mostrar ao povo ao menos duas coisas:
Deus está preocupado em nos moldar nos seus padrões:
Para todo utensílio doméstico, acredito que deve haver um molde ou desenho, uma forma ideal pré-definida que se busca para todos os itens. Caso alguns no processo de fabricação não alcancem esse padrão, automaticamente não servem. Saem do lote. São descartados. Precisam ser quebrados e reciclados. Voltar a ser matéria prima.
É mais ou menos assim que Deus nos olha. Quando Ele nos fez, nos deu a capacidade de parecermos com Ele. Somos dotados de raciocínios, emoções e voluntariedade para agir. Só que o pecado estragou o molde. Perdemos a perfeição, o que nos colocava mais pertos ainda de Deus. Agora somos vasos feitos por Ele, mas trincados e rachados.
Contudo Deus, quando nos olha, deseja nos fazer de acordo com o padrão correto. Mas, para isso há necessidade, de muita das vezes, iniciar um processo lento e demorado de remodelagem.
Deus não queria castigar o povo no cativeiro. O que Deus desejava era quebrá-los para tentar moldá-los novamente, nos Seus padrões eternos.
Deus está concentrado em nos fazer melhor, úteis e mais bonitos:
Como disse antes, a intenção de Deus nunca foi de castigar o povo, mas Ele precisava tentar ensiná-los de alguma forma. Deus não se conforma quando olha para nós e percebe que não alcançamos o padrão de perfeição que Ele mesmo criou para nós. Deus nos fez como coroa da criação, mas o pecado nos trincou, criou rachaduras, nos trouxe imperfeição.
Mas Deus está concentrado em você. E vai fazer o que for preciso para te fazer melhor. Se para isso for necessário quebra-lo, Ele o fará.
Nenhum oleiro fabrica um vaso se não for com o desejo de que Ele seja o mais belo de toda a sua coleção. Nenhum oleiro fabricaria um vaso que não servisse para nada.
Assim Deus, nos criou para sermos para louvor da Sua Gloria. Sua obra prima. O mais belo e destacado de todos os seres. Por isso, fomos feito a Sua imagem e semelhança.
Aquele que é moldado por Deus, pode até sofrer nesse processo, mas sem dúvida sairá dele novo e belo, porque fora moldado pelo próprio Deus.
Para pensar:
Deus deseja sempre o melhor para mim e você. Ele te criou, ele te fez e sabe como você é. Contudo, como uma peça de barro que precisa de restauração, será necessário que em muitos momentos inicie-se na sua vida um processo de moldagem ou remodelagem.
Permita-se moldar por Deus.
Marcello Matias, pastor. Viste www.pastormatias.com
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .