Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

23 de agosto de 2010

O problema com as bíblias de estudo evangélicas


Por Renato Vargens

Louvo a Deus por sua Palavra. O que seria de nós sem as Sagradas Escrituras? A Bíblia é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos, fundamento da nossa fé, bússola para as nossas vidas, espada para as nossas batalhas espirituais. Sem ela, nós nos perdemos, pegamos atalhos, apostatamos. O príncipe dos pregadores Charles H. Spurgeon costumava dizer que "a Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da Igreja de Cristo." Louvado seja o Senhor nosso Deus por sua Palavra.

Isto posto e esclarecido, gostaria de ressaltar que me assusta a quantidade de Bíblias comentadas que surgiram em nosso país nos últimos anos. Na verdade, em nossa tupiniquim nação, encontramos todo tipo de Bíblia para todo tipo de crente.

Infelizmente a impressão que se tem diante de tantas Bíblias comentadas é que algumas destas tenham surgido muito mais com a motivação comercial do que qualquer outra coisa, até porque, a ênfase dada pelos “vendedores espirituais” faz dos comentários em questão poderosíssimas armas de guerra. Junta-se a isso o fato de que muitos dos comentários contidos nelas, possuem uma visão teológica distorcida quanto a ortodoxia cristã levando o povo do Senhor a extremos muto perigosos.

Costumo dizer que enfatizar somente uma verdade da Bíblia é tão grave quanto negligenciá-la. Somos chamados por nosso Senhor a pregarmos a Bíblia toda e toda a Bíblia, como também a proclamarmos todo conselho de Deus.

Pois é, se a coisa continuar deste jeito daqui a pouco teremos no mercado o mais novo lançamento gospel: "a Bíblia atualizada-corrigida para mulher, adolescentes e homens, com ênfase em batalha espiritual, quebra de maldições hereditárias, com comentários apostólicos e proféticos dos santos homens de Deus dos últimos dias."

Soli Deo Gloria!


***
Renato Vargens é pastor da Igreja Cristã da Aliança e colaborador do Púlpito Cristão

2 comentários:

  1. Olá! Pr. Wagner, Graça e Paz...

    Este assunto de versão bíblica e anotações teológicas de rodapé, com a intenção comercial de atender todo gosto do freguês, (ou todo crente), se fossem só levado em conta a questão
    E para comprovar o que eu estou falando, é só o amado verificar na hora da leitura textual comercial, já seria caso de policia, porque propaganda enganosa e crime, porque estas tais versões trazem nas suas anotações perversas distorções da verdade com a intenção puramente comercial. Se olharmos estas versões pelo lado espiritual, ai sim, teríamos que tomar as preocupações do Apostolo João, e usarmos o don do discernimento, para testar estas bíblia com se testa os espíritos, para ver se elas, como eles, procedem ou não de Deus. do culto, e notaremos que os irmãos não conseguirão fazer a leitura de forma responsiva, porque as versões não são concordantes nos seus textos, e ai eles param de ler; se já não bastassem a grande dificuldade que a maioria tem na leitura, sem falar da quase incapacidade de interpretação dos textos, quando lidos corretamente, e isto só pode ser obra do diabo.
    Para definir a minha opinião: Para mim versão bíblica é obra do diabo, tentando mais uma vez cegar o entendimento do homem para que não veja o resplandecer da luz do evangelho da graça de Cristo, que é a imagem de Deus.

    Deus te abençoe ricamente.....

    ResponderExcluir
  2. Pr. Wagner, este assunto é mesmo terrível, observe que eu havia comentado que as supostas versões bíblicas trazia nos seus textos uma dificuldade de ser lidas em conjunto com outras versões; e o meu comentário foi publicado da mesma forma, que estas supostas bíblias são escritas. Por isso eu estou enviando outro comentário. Ou seja, o mesmo, mas escrito da forma correta.

    Repetindo o Comentário

    Este assunto de versão bíblica e anotações teológicas de rodapé, com a intenção comercial de atender todo gosto do freguês, (ou todo crente), se fossem só levado em conta à questão
    comercial, já seria caso de policia, porque propaganda enganosa e crime, porque estas tais versões trazem nas suas anotações perversas distorções da verdade com a intenção puramente comercial. Se olharmos estas versões pelo lado espiritual, ai sim, teríamos que tomar as preocupações do Apostolo João, e usarmos o don do discernimento, para testar estas bíblia com se testa os espíritos, para ver se elas, como eles, procedem ou não de Deus.
    E para comprovar o que eu estou falando, é só o amado verificar na hora da leitura textual
    do culto, e notaremos que os irmãos não conseguirão fazer a leitura de forma responsiva, porque as versões não são concordantes nos seus textos, e ai eles param de ler; se já não bastassem a grande dificuldade que a maioria tem na leitura, sem falar da quase incapacidade de interpretarem os textos, isso quando lidos corretamente. e isto só pode ser obra do diabo.
    Para definir a minha opinião: Para mim versão bíblica é obra do diabo, tentando mais uma vez cegar o entendimento do homem para que não veja o resplandecer da luz do evangelho da graça de Cristo, que é a imagem de Deus.

    Deus te abençoe ricamente.....

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .