Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

30 de março de 2010

Batismo nas águas na Bola de Neve: batismo ou diversão?

Há igrejas que batizam por aspersão ou borrifação. Usam a palavra rantizo do grego, que significa aspergir ou salpicar. A palavra batismo é apenas transliterada do grego baptizo. Baptizo significa imergir ou mergulhar. Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é baptizo, e nunca rantizo. Em Rom. 6.3-5, alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como "sepultados pelo batismo", "plantados à semelhança da sua morte pelo batismo", etc...


Outros exemplos são o batismo de Jesus e do eunuco (Mat 3.16; At 8.38,39), através das expressões: ”desceram à água” e “saíram da água”. Se o batismo fosse por aspersão, bastaria um copo d’água para salpicá-la na cabeça. Ao contrário, é necessário haver abundância de água para o ato batismal, pois a fórmula bíblica do batismo é por imersão. Tanto o que batiza como o que é batizado, ambos descem às águas.
A igreja Bola de Neve - que justificava suas práticas para atrair os jovens - resolveu ir mais longe. Seu batismo é feito num tobogã, no qual os membros deslizam sobre as águas até chegar embaixo e lá, dizem, serem batizados ao som de "glória de Deus!".



 
As pessoas que defendem esse tipo de batismo alegam que o que importa para Deus é o coração, mas se esquecem de que o corpo, a alma e o espírito devem estar irrepreensíveis para a vinda de Cristo (5.23). O póprio batismo é uma ordenança que visa o testemunho do corpo, e não do coração. É a mesma coisa de alguém ser prostituto, mas dizer que o coração pertence a Deus, como se Ele só se importasse com isso (1 Co 6.15).
Logo, o batismo que a Bíblia orienta não é dessa forma. Ao longo dos anos, evangélicos e católicos se replicavam para defender o batismo por imersão ou aspersão. Agora, surgiu mais outra forma para entrar nessa discussão: o batismo por diversão, totalmente banalizado e desprezado. (E ai dos "legalistas" que denunciarem esse liberalismo...)


Fonte: A-BD  

1 comentários:

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .