Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

30 de março de 2010

Porque Deixei a Convenção Batista Brasileira

O que há de errado com as igrejas da Convenção.

Falarei algumas poucas coisas das muitas que existem.

Esta é uma citação da revista da Convenção Batista Brasileira:
Revista do quarto trimestre de 1999, lição do DCC n:5 do dia 31/10/99 primeiro tópico diz: A situação espiritual e doutrinária da igreja fundada por Jesus Cristo- chamada à época de igreja católica. {*}.. (grifo nosso).

E mais, primeiro parágrafo do quarto tópico diz: Existem várias teorias explicativas quanto à origem dos batistas, sendo que um das mais confiáveis e aceitas, é a que mostra o surgimento na Holanda e na Inglaterra, na primeira metade do século XVII... {*} segundo parágrafo: Os batistas podem não ser historicamente protestantes, já que seu surgimento acontece cerca de 90 anos depois do episódio que marca o início da Reforma... {*} e, último parágrafo do quinto tópico diz: Igreja reformada, que é o nosso caso ( dos batistas) {*} ...

Já há algum tempo a liderança batista estava preparando o campo para mulheres no ministério: A revista Compromisso, segundo trimestre de 2001, no quinto parágrafo da introdução ao estudo, diz: A presença de Febe diaconisa  {*} na igreja de Cencrecia...

Uma das edições da revista Mulheres Cristã em Ação traz na capa "ORDENADA A PRIMEIRA MULHER PASTORA BATISTA" {*} (infelizmente perdi esta revista).

Compromisso, último trimestre de 2001, lição 11 da EBD, sobre a ceia do Senhor, é dito neste estudo que Jesus só fundou sua igreja depois de sua morte {*}. E ,mais, veja o que diz sobre a ceia: ... a bênção dos elementos na ceia segue a benção na páscoa {*}, e os símbolos se completam...A força do sentido da ceia do Senhor é tão forte para expiação dos pecados {*}...

A Convenção também partiu para o evangelho social. A revista Compromisso, 2atrimestre de 2002, lição 4 do DCC, diz: Áreas de atuação da igreja
Educacional alfabetização....Saúde pré-natal, alimentação saudável, higiene, AIDS etc ... Profissional cursos profissionalizantes. A igreja poderá montar uma agência de empregos etc... Jurídica assistência familiar, trabalhista, criminal Assistência distribuição de alimentos, roupas, doação de remédios etc.

São tantos desvios da Palavra de Deus que eu ficaria mais que um dia citando as revistas e os ensinos das várias igrejas e liderança da Convenção; algumas ecumênicas algumas pentecostais, quase todas liberais.

O movimento G12 começou em meados do ano de 99 e, após um ano, depois que este movimento dividiu igrejas, arruinou vidas e deixou um rastro de devastação, foi que a liderança da convenção se manifestou no final de 2000 através do jornal batista. Tarde demais, não é?

São tantos erros alastrados por estas revistas nas igrejas, que são muitos os pastores que não tomam uma posição quanto aos erros doutrinários de suas igrejas por medo de perderem membros, isto em muitas igrejas da Convenção que conheço.

Hoje nas igrejas da convenção só é oferecido entretenimento, teatros, cânticos intermináveis, cantinas, ações sociais para comunidade, mensagens psicológicas baseadas nas ciências humanas e muitas outras coisas, menos a simples pura e poderosa Palavra de Deus.
 
Agora vou falar de "algumas" que senti na pele, e de algumas que vi em minha cidade.

Trabalhei durante mais ou menos 3 anos em uma congregação da Primeira Igreja Batista, pregando a Palavra de Deus e ensinando na EBD. Um certo dia, quando acharam que a congregação já comportava um pastor, se empenharam para achar um. Enfim, por indicação de um pastor, após preleção, se achou um, que foi efetivado.
Logo no início de seu ministério já começaram as inovações tais como:
Introdução de alguns instrumentos como guitarras, baterias etc. E também palmas, gingados, mulheres pregadoras, diaconisas, pastores de outras denominações pregando para casais etc.
Hoje ela praticamente rachou a convenção na cidade, tirou muitos membros de outras igrejas batistas, enquanto a liderança da denominação nada fez [quanto a isto].
Graças a Deus, antes disso deixei a igreja e fui para outra igreja batista da cidade.
E a igreja mãe nada fez em relação aos desvios, enquanto tinha autonomia, hoje está pagando o preço por sua omissão.

Outra igreja batista da cidade começou a ser pentecostalizada, veja, por seu pastor, onde se assistia fitas de pregação de Silas Malafaia, Pastor da Assembléia de Deus. A igreja não teve força para tirar o pastor, mas felizmente o templo estava em nome da Primeira igreja, e assim ele teve de sair, mas não sem antes deixar o estrago, hoje ela é uma típica igreja batista da Convenção: meio pentecostal, meio tradicional, e totalmente liberal.

Bem ,como disse, eu fui para outra igreja batista onde continuei a pregar e dar aula. Agora, como vice presidente.
Ai realmente os problemas se agravaram, depois de algum tempo chegou ao conhecimento de alguns irmãos que o nosso bastor estava mexendo com alguns homens e adolescentes da igreja, isso sem falar nos shows de rock, danças, teatros, e ensinos rasos, sem doutrinas, que já vinham acontecendo.
Depois de muito desgaste, que não vou mencionar aqui, descobrimos que um irmão de nossa igreja que já havia sido alvo do pastor, já tinha comunicado ao presidente da CONVENÇÃO REGIONAL, e nada havia sido feito. Quando a igreja resolveu, após muitas reuniões, inclusive em uma das reuniões com a presença do referido pastor e também do presidente do conselho dos pastores e do tal PASTOR inovador que havia assumido minha ex- igreja, resolvemos tratar do problema. Foi marcada uma assembléia com a igreja onde o pastor iria pedir exoneração conforme o combinado na reunião entre o referido pastor e a liderança da igreja.

Então no dia da assembléia, para minha surpresa, estava presente o pastor presidente da Associação, o pastor presidente da Ordem dos Pastores Batistas da região, e mais alguns pastores da cidade e da região (alguns que eu nunca tinha visto).

Ao começar a assembléia aberta pelo referido pastor, a presidência da assembléia foi passada para o pastor presidente da associação, onde após uma chuva de elogios ao referidos pastor e aos trâmites da assembléia, a palavra foi entregue ao referido pastor, onde se fez de vitima, chorou e jogou toda a igreja contra a liderança. Aquele dia medonho, se foi.
Resumindo: algum tempo depois do acontecido, o pastor presidente da convenção regional começou a me mandar recado para que eu levasse a igreja a excluir o referido pastor, o que não fiz pois depois da assembléia já não tinha força para tal, finalmente ele saiu da igreja e teve que ser indenizado com R$13,000,00, foi recebido como membro por uma igreja da região cujo pastor é seu cunhado. Tempos depois foi recebido como membro por uma igreja na região de [nome omitido por Hélio] e hoje pastoreia a tal igreja.

Hoje sabemos que ele já tinha saído de uma outra igreja com este problema para vir para nossa igreja. E isto não foi um caso isolado com um pastor em uma igreja, sabemos de histórias de diversos casos, pode ser que não com este problema mas com outros em outras cidades em outros estados. E assim a convenção por todo o Brasil vai se deteriorando e se decompondo com seus erros doutrinários e morais.

Se fosse citar detalhadamente os diversos casos que conheço ficaria muito tempo em frente ao computador escrevendo.

Não saí da convenção por coisas bobas e tolas. Realmente amo os irmão da convenção, mas acho ser impossível servir a Deus de uma maneira séria em uma igreja batista da convenção (pelo menos as que eu conheço).

--
Marcelo de Oliveira Lima 

4 comentários:

  1. Olá amado, acho que o homem tem que olhar para Cristo em primeiro lugar, igreja não salva ninguém quem salva é Jesus, infelismente tem muita igreja evangélica de todas as denominações que tem desviado do propósito maior que é divulgar o Evangelho não só a Batista, tenha mais cuidado ao postar algo deste tipo pois vc está generalizando os batistas, se vc não estava satisfeito com sua igreja tem todo direito de procurar uma outra que se sinta à vontade, mas ñ julgue e nem generalize "A língua do sábio adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a tolice.” (Pv 15.1,2)
    “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.”(Pv 13.3)

    Tem igrejas boas e igrejas não tão boas em todo lugar, o que temos que seguir é a Bíblia e olhar sempre pra Cristo, pq se vamos a igreja e começamos a olhar pros lados e para todos enfraquecemos na fé e o inimigo se alegra.
    Jesus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Eu era da Igreja Presbiteriana Independente e agora pertenço a uma igreja da Convenção Batista Brasileira, já que minha esposa e a família inteira dela sempre fizeram parte dela. Embora muitos imaginem isso, não me "desviei": apenas continuo servindo a Cristo em mais um dos vários segmentos de Seu Corpo, a Igreja invisível.
    Creio que você foi precipitado. As igrejas da CBB são bem heterogêneas; uma são fundamentalistas, outras são moderadas, outras são pentecostais e existem até igrejas neopentecostais. Existem excessos? Existem. Não existe igreja perfeita; por mais que ela se aproxime de Cristo e de Seu Evangelho, sempre existirão imperfeições.
    Se você procura uma igreja perfeita, esqueça. Você será um sério candidato a vagar de igreja em igreja, nunca satisfazendo-se. Contente-se em voltar para sua igreja de origem, servir a Cristo da maneira que você entende ser a mais próxima da Bíblia (caso você ainda não tenha percebido, a Palavra de Deus continua sendo a única regra de fé e prática dos batistas tradicionais) e aguardar a volta de Cristo, que finalmente destruirá todas as barreiras interdenominacionais para levar Sua noiva para as mansões celestiais.

    ResponderExcluir
  3. Alessandro Lopes Vandermuren21 de junho de 2012 às 14:33

    nota: há um pequeno aviso nas primeiras páginas das revistas citadas que diz que "os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representa a opinião da revista" (muito menos dadenominação). Daí a grande o purtubidade de ser BATISTA, poder examinar livremente as escrituras e a partir daí, discutir sobre seus ensinos.
    Nota-se também que o senhor é alguém muito culto e inteligente, não se desgaste com críticas desse porte. ajude a melhorar.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. um ditado popular entre os cristãos diz: "no dia em que achares uma igreja perfeita não entre, pois vc a estragará". fica a dica...shalom

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .