Este é o quarto ano em que o Movimento pela Ética Evangélica
Brasileira participa da Marcha para Jesus em São Paulo. Nesses anos,
vimos as mesmas coisas e sofremos agressões verbais, físicas e até
tivemos material roubado, e esses relatos estão nos arquivos deste blog.
Desta vez, como sempre, nada mudou. Os mesmos líderes, as mesmas
promessas vãs, o mesmo triunfalismo, a mesma alienação espiritual por
parte de muitos ali presentes. O mesmo carnaval gospel.
Quem quiser saber como foi nossa participação na Marcha, é só
assistir ao vídeo no final deste texto. Por ora, gostaria de refletir
sobre como poderia ser a Marcha para Jesus.
Para começo de conversa,
por que precisa ser uma Marcha, uma procissão gospel? Qual o sentido de
levar uma multidão para caminhar pela Av. Tiradentes, em São Paulo?
Quem conhece a região e quem participou da Marcha sabe que, nesse dia,
não há uma viva alma andando por ali, que possa assistir ao evento. O
trânsito é fechado, o comércio da região também. Não se vê pessoas nas
janelas dos prédios, até por falta deles. Enfim, só quem vê que está
acontecendo uma Marcha são os que efetivamente estão participando dela.
Se a intenção da Marcha, segundo seus organizadores e participantes, é a
de evangelizar, esqueceram de pensar num lugar onde efetivamente haja
pessoas a serem evangelizadas ou ajudadas. Sugiro, numa próxima edição,
que a Marcha em São Paulo ocorra na região da Cracolândia, na Baixada do
Glicério, ou pelas ruas de algum bairro da periferia, com o fim de que
pessoas possam ser realmente alcançadas.
A não ser que a intenção da Marcha não seja encontrar pessoas a serem
evangelizadas e ajudadas, mas apenas demonstrar o poder dos evangélicos
pela quantidade de participantes. Nesse caso, esqueçam o que sugeri,
pois dará menos “ibope”.
Outra questão a ser repensada é a definição de louvor, presente na
Marcha. Os que lá estão querem louvar a quem? A Jesus? Aos seus líderes
eclesiásticos? Aos artistas gospel presentes? Isso é muito importante,
pois impactará na forma de adoração.
Se a intenção, como se diz, é a de louvar
a Deus, devemos ter em mente que as músicas devem nos levar ao Sagrado e
à reflexão de nossa conduta em relação a Ele. Devemos enaltecê-Lo por
quem Ele é, não buscar nas canções conforto para nossa situação. Devemos
nos colocar em posição de arrependimento e respeito. Porém, como buscar
tudo isso, em meio a letras que nos enaltecem como
filhos-do-rei-que-tudo-venceram-e-tudo-podem-nessa-vida? Como matar a
carne, se os ritmos nos remetem a danças sensuais? Tente “descer até o
chão” com uma valsa, por exemplo. Não haverá vontade para isso. Agora,
coloque um funk ou um axé que automaticamente o corpo fará os movimentos
apropriados, pois o corpo tem uma memória que nos leva a repetir os
movimentos que estão associados a cada ritmo.
Usar de Davi para justificar danças extravagantes é tirar uma
passagem do seu contexto. Na igreja primitiva não havia danças, e nem
havia clima para isso, já que aqueles cristãos estavam bastante ocupados
servindo uns aos outros, adorando a Deus e orando por conta da
perseguição que sofriam. O “mundo” persegue os que lhe fazem oposição.
Se o “mundo” não está perseguindo a igreja brasileira, isso também é
algo a se pensar, e nossa associação com o “mundo” (inclusive adotando
seus ritmos e danças, fama e sucesso, entre outras coisas) se reflete no
que transformamos a Marcha dita para Jesus: num verdadeiro carnaval
fora de época, onde tudo é possível, contanto que as letras da música
remetam a Deus ou aos crentes, e onde muitos fazem carreira e dinheiro
como “levitas”,
sendo na verdade astros ou estrelas da música gospel, inclusive tendo
direito a fãs e a todo o glamour que o “mundo” reserva aos artistas
seculares. Alguns astros gospel, inclusive, hoje já trabalham em
gravadoras e na mídia do “mundo”, e acham isso bom.
Minha sugestão: se a intenção é louvar a Deus, que sejam abolidas, na
Marcha, as canções com foco no crente, em sua provisão, em sua vitória.
No lugar, canções que remetam ao conhecimento de Deus e à nossa
gratidão por Ele ter nos amado primeiro. E nada de ritmos que remetam à
carnalidade, afinal não estamos na Marcha para agradar aos desejos do
nosso corpo. Como cristãos, nosso corpo está morto e somos
novas criaturas em Cristo. A alegria do cristão não se manifesta na
catarse musical e rítmica, como ocorre com quem não conhece a Jesus. A
alegria do cristão se manifesta a todo o momento, em todo o lugar,
inclusive nas celas das prisões e nos instantes de martírios terríveis.
Essa é a verdadeira alegria, não a aparente, fabricada pela ingestão de
drogas ou de músicas que nos levam ao delírio coletivo, como ocorre nas
micaretas e raves do mundo secular.
Se a Marcha é para Jesus, deve seguir Seus ensinos. Um deles, e dos
mais importantes (pois repetido em várias passagens, em algumas através
de exemplos bem práticos) é que devemos servir uns aos outros, e que o
maior deve servir ao menor. Assim, não há cabimento em ter autoridades
eclesiásticas em cima de trios-elétricos, enquanto as multidões estão no
chão. Pior ainda se pensarmos que, na multidão, há pessoas com
deficiências físicas, idosos e pessoas com crianças de colo.
Como alguém acha que
Jesus andaria nessa Marcha? E por que os líderes gospel não andam como
Ele? A não ser que a Marcha não seja para Jesus, mas para alimentar egos
humanos, é preciso que os líderes deixem seus pedestais e se mostrem
iguais ao povo que arrebanham. O pastor tem cheiro de ovelha não por
comprar tal aroma na perfumaria, mas por viver rodeado pelo rebanho.
Outra coisa altamente incômoda na Marcha é o comércio ali presente,
onde se vende os nomes “Jesus”, “Deus é fiel”, “Eyshila”, “Fernanda
Brum”, “Thalles”, “Cassiane”, “Mariana Valadão”, ao gosto do freguês.
Ora, qual a necessidade de tudo isso?
É bastante desagradável ver um jovem com uma faixa ou bandana com o
nome do artista gospel de sua preferência, pois isso remete ao fanatismo
(por isso a palavra fã) dos que, no “mundo”, seguem seus ídolos humanos
famosos. Por isso, para uma Marcha efetivamente para Jesus, é
necessário nos desprendermos da veneração dos artistas gospel, pois em
Cristo eles são exatamente iguaizinhos a nós: pessoas falhas,
dependentes de Deus, e que carecem de Cristo, sem O qual perecerão
eternamente. Para acabar com a “deusificação” dos artistas gospel, numa
Marcha realmente de Jesus eles não estariam inalcançáveis num palco, mas
disponíveis a todos, como qualquer um ali, de modo que a aura de
intocáveis se dissipe e as pessoas passem a vê-los como realmente
são: indivíduos que Deus dotou de um talento musical, e que usam esse
talento para dirigir o louvor a Ele. Simples assim.
Além
disso, há a questão da politicagem na Marcha dita para Jesus. Tal
evento é palco para todo o tipo de candidato, contanto que tenha
acordado com as lideranças eclesiásticas alguma forma de ajuda aos
evangélicos. Assim, são distribuídos “santinhos”, políticos falam no
palco principal ou nos trios-elétricos, e os fiéis têm seus votos
negociados por suas lideranças, que “democraticamente” indicam qual o
candidato a ser votado.
Numa verdadeira Marcha para Jesus, os políticos estariam bem longe,
pois se o objetivo é demonstrar o amor a Deus, não é possível se
aproveitar desse evento para exaltações humanas. Em Cristo somos livres,
e livres até para, por nós mesmos, refletirmos sobre o que é melhor
para nossa nação. Com certeza, o melhor não é aquele que beneficia
apenas uma parte da população, mesmo que essa seja a nossa. O melhor é o
que busca beneficiar à maior quantidade possível de pessoas, usando de
justiça e não de conchavos do tipo toma-lá-dá-cá.
Vamos somar o que foi dito:
Uma Marcha num local onde possa ser útil à comunidade; onde os
líderes e os cantores se confundem com a multidão, pois todos são, em
Cristo, filhos de Deus e ao mesmo tempo servos uns dos outros; onde as
músicas remetem à adoração, com amor e temor ao Deus Santíssimo; onde
alguns não se aproveitam para ganhar dinheiro, vendendo apetrechos
gospel; onde o espaço de adoração não é dividido com politicagem ou com a
idolatria a líderes e artistas gospel.
Numa Marcha assim, onde os que estão no “mundo” verão os evangélicos
servindo e adorando, creio que haveria campo para que muitos
verdadeiramente se convertessem a Cristo. Na Marcha como ela hoje é, o
resultado final é apenas a sujeira deixada nas ruas, que continuam
vazias até o próximo dia útil, quando enfim haverá ali algum movimento.
Em outras palavras, hoje temos uma Marcha para a mídia ver, para
demonstrar poder de barganha com o “mundo” (realize os desejos da
liderança, e em troca temos toda essa multidão para lhe servir).
Enquanto isso, esses líderes inescrupulosos se comprazem com o “mundo”,
que se compraz em agradar aos evangélicos para, deles, conseguir o que
quiser.
INCLUSIVE SUAS ALMAS.
Será que essa Marcha EXCLUSIVAMENTE para JESUS, conforme muitos sonham, um dia será possível?
Nosso agradecimento a todos que participaram, do Movimento pela Ética
Evangélica Brasileira e da Intervenção na Marcha. Que Deus abençoe a
todos, e que Ele cresça e nós diminuamos.
16 de julho de 2012
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