Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

28 de julho de 2011

A Ilha das Flores e o Pecado Estrutural



Graça e Paz!

Gostaria de convidá-lo a gastar alguns minutos assistindo a este vídeo que já é um pouco antigo, mas infelizmente, ainda retrata a realidade.


Cortesia do amigo Cristiano, blog do Crentassos (clica no joinha no vídeo e clica no blog dos caras ;-))

Um amigo (não cristão) havia me perguntado "se algum dos personagens do vídeo tinha alguma culpa". Respondi inicialmente que não. Mas depois, refletindo sobre o assunto percebi algo: quando a culpa é quebrada em milhares, milhões de pedacinhos, parece que ela desapareceu, fica difícil de enxergar.
A grande verdade é que todos têm culpa, inclusive os pobres do vídeo. Acontece que é uma culpa passiva.
Como é isso? Explico: por exemplo, no código penal brasileiro, se você presencia um crime e não faz nada (não tenta impedir, não denuncia) você é considerado cúmplice. Isso mesmo, cúmplice. Ou seja, culpado não é só quem faz o mal, mas quem não faz nada para impedí-lo, também.
A bíblia afirma isso:
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado."  (Tiago 4 : 17)

Mas algo que me preocupa muito mais nesse vídeo é a instalação crônica do pecado estrutural.
Pecado estrutural é um termo criado pela Teologia da Libertação (Católica) mas que também é muito utilizado na Teologia da Missão Integral (Protestante).

De acordo com Jung Mo Sung o pecado estrutural “revela que há estruturas sociais, econômicas, políticas ou culturais que são pecaminosas - produzem sofrimentos, opressões, o mal - pelo próprio funcionamento da sua lógica, quase que independente das intenções das pessoas envolvidas nestas estruturas”

É isso que podemos chamar de potestade, de acordo com Ed René Kivitz, uma coisa que se comporta como se fosse pessoa, mas não é. 

A lógica social que provê o pecado estrutural, uma vez iniciada, passa a funcionar por inércia, é um sistema que se retro-alimenta. Para esse sistema opressor funcionar, não é necessário a intervenção de pessoas, pelo menos não diretamente.

Creio, porém, que na verdade, alimentamos sim o pecado estrutural, de maneira indireta, mas alimentamos. Por exemplo: gostamos muito de nossos smartphones de última geração, mas fazemos que não sabemos que muitos deles são montados por crianças que estão perdendo a infância em indústrias orientais.

Achamos horrível os viciados em crack perambulando pelas ruas das grandes cidades, mas pouco cobramos dos governantes uma solução, votamos errado e, para muitos cristãos, pouco se faz para mudar a situação.

Fingimos que nos importamos com a "Ilha das Flores", mas o próximo anúncio consumista de algo que não precisamos e nem temos dinheiro para comprar logo toma nossa mente e desvia nossa atenção.

Querido leitor, para mim, a necessidade do século da Igreja de Cristo é manifestar o Reino de Deus, o Reinado de Cristo de fato neste mundo tenebroso. Chega de campanhas para ganhar carro zero. Chega de jejuns por bens materiais. O que precisamos e nos organizar como arautos de um Reino vindouro e proclamar e executar a vontade do Rei.

Se você está achando meu discurso muito político, veja o que disse o profeta Isaías: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas."  (Isaías 1 : 17)

Veja então este recado do Senhor dos Exércitos aos "políticos corruptos": 
"Os teus príncipes [políticos/governantes] são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva."  (Isaías 1 : 23) - destaque próprio.

Amados, vamos deixar de mesquinharia e lutar pela vida dos que sofrem. Todavia, não se trata de ativismo humano. Se não tivermos a força e o impulso do Espírito Santo, nada poderemos fazer. Peça a Deus que lhe mostre o caminho para levar o "Evangelho todo, ao homem todo, para todos os homens". 

É  justamente contra estas potestades, que devemos militar. Era justamente sobre as portas destas estruturas infernais que Jesus profetizou ao dizer:  "(...) sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"  (Mateus 16 : 18)

Que vídeos e histórias como essa da Ilha das Flores sejam apenas uma triste e apagada lembrança da memória de nossos filhos e netos.

Eu estou disposto, e você?

Deus lhe abençoe

1 comentários:

  1. Que Deus te abençoe por esta mensagem e que o seu Santo Espirito te ilumine e te dê sabedoria para muitss outras e que elas toquem nos nossos corações verdadeiramente.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .