Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

15 de novembro de 2023

 Há um ano das eleições municipais, pré-candidatos começam a aparecer nos Municípios do Litoral


Aproveitamos esse dia 15 de novembro, data da proclamação da República, para falar sobre tema bastante caro ao republicanismo: as eleições. A alternância no Poder é tema dos mais sensíveis em um regime democrático. A disputa pelo poder é sempre quente em alguns municípios do litoral do Paraná.


Em Paranaguá, já é certo que Adriano Ramos será um dos candidatos a Prefeito. Tendo se saído muito bem na eleição estadual para deputado em 2022, ele promete incomodar o candidato da situação. E por falar em candidato da situação, o Prefeito Marcelo Roque, uma das grandes lideranças políticas do litoral não fala sobre indicações. Muitas são as opções: as suas secretárias municipais, a ex-deputada Yared,  e a Dra Luciana aparecem como possíveis candidatas femininas à prefeitura. Mas na disputa está também Pioli, ligado ao Porto de Paranaguá e ao governo do Estado. Além disso, vereadores como Diniz, Adalberto e Leite poderiam ser uma opção. Nesta corrida, o nome do ex-Vice Prefeito Maranhão e do ex-prefeito Baka Filho também surgem nos boatos políticos, apesar de Baka estar, ao que parece, inelegível em razão de condenações judiciais.


Em Morretes, eventual candidato de oposição ao Prefeito Junior Brindarolli precisaria aparecer logo, pois a gestão de Junior tem agradado a população. Em Antonina, o prefeito Zé Paulo provavelmente lançará sua Vice-prefeita Rozane, apesar de não existir consenso quanto a isso entre os vereadores, pelo que apurou o Blog Evangelista.


Em Pontal do Paraná o ex-prefeito Edgar pode ser o possível adversário de Rudão, que irá certamente à reeleição. Em Guaraqueçaba, a prefeita Lilian está em seu primeiro mandato, após retornar à Prefeitura. Luciane, presidente da Câmara, e possível adversária na eleição do próximo ano, já vem incomodando com um processo de pedido de cassação da perfeita, processo que já foi judicializado, pelo que se apurou.


Este blog tem por fim apresentar uma visão sempre saudável da relação entre política e religião. O poder religioso tem sempre muita expansão popular, e seus atores são, na maior parte dos casos, personagens carismáticos que exercem muita influência junto aos fiéis. Essa influência deve sempre ser exercida com intuito de conscientizar da importância da política e das escolhas realizadas com a devida reflexão. Por isso, este Blog não possui lado político. O papel do Blog é informar e auxiliar no processo de escolha, sem direcionar ou tentar convencer com discursos baseados na fé.