Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

10 de junho de 2011

Lutando com Deus

Moisés sabia e não poderia argumentar sobre a teimosia do povo de Israel, ou simplesmente pela aberração particular dos bezerros de ouro. O máximo que poderia pedir era a graça de Deus junto de sua misericórdia, segundo a aliança.

Ao rogar para que Deus fosse com ele, Moisés acaba englobando o povo em sua prece, fazendo uma conexão entre Moisés e Israel. Não adiantaria entrar em uma terra que manasse leite e mel em Canaã, se o próprio Deus não habitasse em meio o povo. Não haveria sentido algum alcançar a Terra Prometida.

Deus ao dizer que o conhecia pelo Nome, incluía-o também Israel em favor de Moisés, visto que dependiam dele como mediador. A intercessão de Moisés é um tipo da obra de Cristo como mediador da Nova Aliança, conforme diz em Hebreus 3.9 - 9-16/22.

Moisés foi muito audacioso ao pedir a Deus para que mostrasse sua Glória, pois buscava uma revelação maior de Deus em sua Glória. Sua única esperança contínua de Deus para Israel, era somente em Deus. Ao travar essa luta com Deus, Moisés esperava, ansiava pela revelação completa, visto que já havia experimentado a misericórdia de Deus.

“A bondade do Senhor velou o que Moisés não podia suportar e revelou tudo o que podia suportar”.

Essa passagem me ensina a travar lutas diárias com Deus. Não no sentido de murmurar, reclamar ou blasfemar contra Deus, mas insistindo que Deus esteja comigo sempre, em todo o momento. Desde o momento de o meu levantar, até o momento do meu deitar. A luta de Moisés com Deus me ensina a questionar Deus em todos os aspectos, ainda que algumas respostas não me sejam reveladas.

Quando eu travo uma luta com Deus, eu luto para que não me abandones, ainda que seja eu, um pecador. Do que me adianta viver nesse mundo, se a presença de Deus não está comigo? Do que me adianta ser referência (talvez) pra alguns se Deus não habita em mim?

Quando vejo a Luta de Jacó com o Anjo, a Luta de Moisés pra ver a Glória de Deus, eu sinto a necessidade de buscar sempre algo a mais em Deus, sem me contentar com as “pequenas experiências”. Eu quero lutar com Deus, sempre, por experiências que me marquem pra vida inteira. Esse é o real sentido de uma Luta com Deus.

Related Posts:

  • Jesus jantou na minha casa... Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 … Read More
  • PORQUE CREIO NA IGREJA? PORQUE CREIO NA IGREJA?          por Maurício Morais. Quando levanto questões que falam criticamente de igrejas é para que possamos entender que muito do que se chama igreja é na verdade um… Read More
  • A igreja e o circo... Mauricio Morais Tenho a sensação que para muita gente não existe diferença entre Igreja e circo. Pensando sobre o assunto pude refletir e perceber que realmente existem muitas semelhanças entre as duas entidades. 1º) A… Read More
  • Massacre em escola americana: É preciso desarmar os espíritos. Por Hermes C. Fernandes Estou chocado com o massacre ocorrido nesta sexta-feira numa escola primária americana em Newtown, estado de Connectcut.  Este é o sétimo tiroteio deste tipo ocorrido nos EUA só em 2012. P… Read More
  • IGREJA SEM PROPÓSITO   Por Ricardo L. Ferreira   Qual é o propósito da Igreja? Qual o sentido da sua existência? Bem, a Bíblia nos dá alguns dos objetivos pelos quais a Igreja existe. "... Vão … Read More

2 comentários:

  1. Eu vejo que Moiseés e Jacó lutaram com Deus, mas não por experiencias maiores e mais marcantes com Deus (isso pode acabar levando as pessoas a busar o "espetáculo" mais do q a Deus) mas simplesmente que Deus não os deixasse. Jacó lutoumaté que Deus o abençoasse, para que tivesse um retorno seguro até sua casa e Moisés temia que Deus o abandonasse vista agrande quantidade de infrações cometidas pelo povo de Israel.
    Eu luto para q Deus nao me abandone à mihnha propria sorte, pois creio que essa foi a luta d Moisés e Jacó, que passou a ser chamado Israel.

    A Graça e a Paz, meu irmao.
    Que Deus te abençoe por toda a sua vida

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário amigo.
    Mas quando me refiro a "pequenas experiências", refiro-me a mesma monotomia de sempre, onde os cristãos tem vivido superficialmente.

    É claro que temos que cuida pra não entrar nesse espetáculo que você citou, mas Deus também espera que nós "lutemos com e "contra" ele" para podermos ser abençoados também.

    Porque vou me contentar com o pouco, se Deus "pode" me dar o muito?

    Abração, fica na paz.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .