Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

13 de setembro de 2024

 Guaraqueçaba, Morretes e Antonina: candidaturas em discussão na Justiça



Guaraqueçaba, Morretes e Antonina têm candidatos em risco em razão de contas não-prestadas. 


No caso de Antonina e Guaraqueçaba, as contas não prestadas são do partido "União Brasil". A desorganização financeira do partido coloca em risco, em Antonina, a candidatura dos vereadores do partido, já que se discute a validade da convenção realizada pela agremiação que estava suspensa no Município. Em Guaraqueçaba, não apenas os vereadores do Partido, mas o próprio candidato a Prefeito, Sandro da Saúde, pode ficar de fora pelo mesmo motivo: o partido com o qual está coligado não prestou contas anuais à Justiça Eleitoral. 


Antonina tem também a candidatura de Mônica impugnada, mas por causa de desaprovação de contas da época em que foi Prefeita. No caso dela, a Justiça deferiu o registro como candidata, mas os adversários estão recorrendo da decisão.


Já em Morretes, o candidato a prefeito Ariel Conforto está na berlinda. Ariel deixou de prestar contas tempestivamente de sua campanha de 2020, tendo as prestado apenas em momento posterior. A alegação é de que a apresentação dos gastos de campanha apenas posteriormente impede que seja candidato até final de 2024.


Como já dito anteriormente, as brigas na Justiça marcaram as campanhas no litoral do Paraná. As situações das candidaturas nestes três municípios ainda é provisória, pois não há uma decisão definitiva da Justiça Eleitoral e eventual decisão ainda pode ser discutida em recurso.


10 de setembro de 2024

 Paranaguá: Instituições de assinam pacto pela paz nas eleições


Na última sexta-feira, 06.09.2024, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, em Curitiba, e com representantes de instituições públicas e privadas, em Paranaguá, para assinatura do “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz”. 


A iniciativa do TRE-PR visa a garantir que o pleito transcorra de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e discurso de ódio.


No encontro em Paranaguá, organizado pelo juiz da 5ª ZE, doutor Leonardo Marcelo Mounic Lago, o presidente Sigurd Roberto Bengtsson apresentou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz” e convidou candidatas e candidatos e representantes de instituições públicas e privadas, veículos de imprensa e partidos políticos a aderir à iniciativa. A reunião foi realizada no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar).


Participaram do evento as seguintes instituições signatárias: OAB - Subseção Paranaguá,Insulpar, Associação Comercial e Empresarial de Paranaguá (ACIAP), Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), Observatório Social, Rotary Clube de Paranaguá, Sindicato dos Ensacadores, Sindicato dos Práticos dos Portos e Terminais Marítimos do Estado do Paraná (Sinprapar), Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá, Sociedade Beneficente Muçulmana de Paranaguá, Folha do Litoral, Rádio Ilha do Mel, Rádio T, TVCI, Rádio Difusora, Faculdade Anhanguera, Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Partido Socialista Brasileiro (PSB Paranaguá). 


Além do presidente do TRE Sigurd Roberto Bengtsson e do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, compuseram a mesa de honra da reunião o vice-presidente do TJPR, desembargador Fernando Antônio Prazeres, e a juíza da 178ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutora Vanessa Jamus. Também estiveram presentes pelo Tribunal de Justiça do Paraná os desembargadores Naor Ribeiro de Macedo Neto, Antonio Loyola Vieira e Ramon de Medeiros Nogueira.


Fonte: TRE-PR


 

6 de setembro de 2024

 Candidatos acreditam que enganam com jingle e propagandas 



A eleição em Morretes está pegando fogo. Os adversários têm trocado farpas e se acusando mutuamente. As discussões judiciais são as mais diversas e no campo da publicidade os organizadores de campanha se superam.


Há candidato falando que vai criar pontos turísticos dos mais aleatórios. Como? Ninguém sabe. Nem a propaganda explica.


Há também a candidata Samira Domiciano que em seu jingle fala o contrário do que faz na prática: polui a cidade borrifando veneno, mas faz isso parecer lindo na musiquinha da campanha.


Já o candidato Ariel corre atrás da propaganda do adversário. Onde o prefeito vai, ele vai atrás e mostra o que a propaganda não mostra. Está engraçado de ver. 


Mas tem aquele candidato que acha que vai decolar com propaganda com aviãozinho


Vamos ver se a população está atenta!