Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

10 de dezembro de 2009

Prece Dialética: Sentenças humanas de uma alma sequiosa




Por Leonardo Gonçalves

Humano, demasiadamente humano. Tão humano ao ponto de iludir-se com a quimera de ser divino, sustentando uma falsa projeção de si mesmo.

Humano, notavelmente humano. Tratando de encobrir quem se é, cobrindo-se desde sempre com as folhas de figueira que a religião lhe ofereceu, distanciando-se de ti e perdendo a si mesmo.

Sim, humano. Demasiadamente humano; tão perdido neste culto narcisista, que precisa ser confrontado consigo mesmo, a fim de achar-se finalmente naquele que ultrapassa a descrição e a virtude.

Humano, excessivamente humano. Cheio de vícios e imperfeições que só podem ser superadas quando submetidas à graça divina.

Humano, totalmente humano, e por isso mesmo tão distante e tão próximo de Deus. Distante devido à ontologia que nos separa daquele que é por si mesmo; unido, porém, por aquele que se fez como nós, para que pudéssemos ser como Ele é.

Glória a Deus, que redimiu minha humanidade, para que eu pudesse participar da sua divindade. Louvado seja Cristo, em quem o divino se uniu ao humano. Ele só, a transcendência imanente; o paradoxo da fé.

Jesus Cristo, Deus humilhado e homem exaltado! Como pudeste ser homem como eu, e ainda assim reunir perfeições agógicas que nenhum livro, nem mesmo o Teu Livro, é capaz de descrever completamente?

Ensina-me a superar as imperfeições, a atingir a mansidão, mortificar paixões, viver menos para mim e mais para ti.

Ajuda-me a ver-te no outro e assumi-lo como parte de mim – amar o próximo como a mim mesmo.

Tu, que és Totalmente Outro e também Um igual a Mim, ajuda-me a encarar o paradoxo de trazer na alma a centelha divina, ao mesmo tempo que sou habitado pela imperfeição.

Oh, Deus: Sei que minha prece é loucura, mas que loucura pode ser maior que um Deus, que tendo o universo diante de si, escolheu habitar tabernáculos de barro? Sim Deus, és o louco dos loucos. Me perdi na sua loucura, pois sei que és louco apenas aos homens!

Te amo, oh Deus dos poetas, das almas confusas, dos soliloquistas. Tua Palavra é fraqueza que vence a força, é a aniquilação da minha inteligência, é o amolgar da minha soberba!

Tua Palavra é mais que a Folha impressa; desonraria-te se ousasse limitar-te ao papel. Tua Palavra, disse João, é verbo encarnado!

Meu Deus, antes de dormir, permita-me dizer-te: Já não quero incidir no erro que cometi no Éden milênios atrás: Já não me importa ser outro como tu; contento-me em saber que és um como eu.

***

Encontrei aqui.

Postado por Alan orenegado

Related Posts:

  • Dia do Teólogo - 30 de novembroA imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras, escritas em dialetos desconhecidos do grande público ou com livros p… Read More
  • Top parceiros de 2010! Nossos agradecimentos aos blog's/sites que nos prestigiaram em 2010. Esperamos que a parceria continue em 2011! 1º Lugar: Spirittvonline 2º Lugar: Pulpito Cristão 3º Lugar: Profetirando 4º Lugar: Picaretólogos 5º Lugar: Ber… Read More
  • Minha mensagem para os pais! Bom, creio que nesses meus 26 anos o nascimento da minha filha com toda certeza foi um divisor de águas em minha vida. Não há nada mais sublime na vida de um homem que pegar seu filho bos braços pela primeira … Read More
  • Retrospectiva 2010 - as postagens mais vistas!!  (basta clicar no Titulo para ser direcionado a pagina) 10º Lugar: “Jesus tinha AIDS”, afirma pastor em culto   9º Lugar: Ex-goleiro Bruno repete o que grande parte dos presos dizem: ‘sou evangélic… Read More
  • Feliz natal a todos nossos leitores! Que a bênção e a paz desta data de amor e perdão, possam estar presentes na sua vida; Desejo que neste Natal você busque pela paz, porque buscando a paz, você encontrará o perdão, o amor e a fé andará de … Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .