[Este é o resumo do capítulo 22 do livro “In the Name of Purpose: “Sacrificing Truth on The Altar of Unity”, de Tamara Hertzel. Este livro, que está disponível online, é uma visão compreensível e profunda da natureza do Movimento Com Propósito. O capítulo 22 é intitulado “A Radically Different Kind of Church for The New Age”. ByDiscernment Group, postado em 04/09/2006. http://herescope.blogspot.com/ 2005/10/evangelicals-embrace- new-future.html].
Existe um livro cristão que exemplifica a trilha atual do falso Cristianismo, o qual está emergindo, à medida em que a antiga fé vai entrando em colapso. Embora haja muitos livros deste gênero já publicados, o livro“Growing Spiritual Redwoods” [N.T.: ‘As Crescentes Sequóias Espirituais’, o qual, a partir de agora, será citado pelas iniciais GSR] de William Easum e Thomas Bandy (1) nos provê uma clara ilustração da “nova trilha de pensamento” e tem sido aclamado como sendo “talvez o melhor livro sobre a transformação da igreja neste país”.(2).
Bill Easum é um dos pastores pioneiros do Movimento do Crescimento da Igreja e também um dos“consultores e cristãos futuristas mais altamente respeitados na América do Norte” (3). Thomas Bandy “dáconsultoria às congregações para o crescimento e transformação da igreja” e “os líderes congregacionais e denominacionais consideram Tom como um dos pensadores de liderança, através de um dos maiores sites religiosos interativos da América do Norte” (5).
Apesar da ostensiva Nova Espiritualidade da Nova Era em seu livro supracitado (GSR), este tem recebido altos elogios de homens que são os próprios líderes populares do Cristianismo atual. Rick Warren, Lyle Schaller e Leonard Sweet (cujos livros evidenciam que os seus autores são aderentes da Nova Era) (6) deram a este livro os seguintes endossos:
“Este pode ser o livro de estudo mais significativo para líderes congregacionais neste século” (Lyle Schaller, na capa frontal).
“Um marcador de época; senão, um livro para alguém que, vivendo fora da pesquisa, não esteja a par da realidade; este livro é como um ácido na banca examinadora. Não existe outra melhor constatação do colapso da era cristã e nem de como entender o mistério no mundo novo do que neste [livro]”. (Leonard Sweet, capa posterior do GSR).
“Cada passagem deste livro contém lampejos espirituais da verdade, os quais podem ajudar sua igreja a crescer saudável e forte” (Rick Warren, capa posterior).
Além deste brilhante endosso de Warren, após ter ele escrito “Uma Vida Com Propósito”, o livro GSRrecebeu cinco estrelas de uma News Letter do Rick Warren’s Ministry Toolbox, para 2003 (7). Enquanto isso, no website de Easum e Bandy, sob o título “O que os líderes Cristãos têm a dizer sobre Tom Bandy”, o seguinte elogio de Rick Warren (mais o elogio de Leonard Sweet e também o de Brian McLaren, ainda continua postado):
“Tente ler tudo que Tom Bandy escreve. Ele é sempre provocador e auxiliador do pensamento” - Rick Warren(8).
Segundo Tom Bandy, “um tipo absolutamente novo de igreja está emergindo”. Esta igreja emergente “não é uma máquina preocupada com a pureza da teologia, com a correção ideológica e a conformidade comportamental. Ela é um organismo. Este organismo adora de modo diferente, pensa de modo diferente e depende de um tipo inteiramente diferente de liderança” (9). “Este novo tipo de igreja é uma Sequóia, crescendo no meio da floresta diversamente cultural” (GSR, p.21).
“Alguns a chamam igreja ‘permissiva’, ‘buscadora sensitiva’, ‘ala de passeio’ ou ‘megaigreja’; contudo, ela é, na verdade, uma ‘árvore da vida’ para um público ansioso por espiritualidade, neste período pós-cristão.
Estas são igrejas destinadas a crescer na confusão da diversidade, em vez de na repetitiva mesmice da polidez ou da doutrina. Elas estão destinadas a crescer num constante e criativo caos” (Thomas Bandy, GSR, Sinopse). (10).
“Simplesmente, encontrar o seu caminho ao longo da floresta, para descobrir as sequóias, pode ser um prospecto desafiador. Contudo, os líderes eclesiásticos e os buscadores espirituais estão decididos, como nunca, a explorar um território novo e desenvolver uma visão do século 21 no ‘Corpo de Cristo’. Mas, antes de iniciar estepasseio, é preciso se munir de um mapa diferente...”
Em ‘Sacred Cows Make Gourmet Burgers’, Bill Easum começa a explorar a fronteira desta nova era, descrevendo um ‘mundo quantum’. Este é o mundo de um fluido processo e mudança de relacionamentos, em vez de formas fixas e de estruturas duradouras. Em ‘Kicking Habits: Welcome Relief for Addicted Churches’, Tom (Bandy) faz essa abordagem, descrevendo sistemas de constante mudança, rodeados de campos de energia e visões interiores de valores e crenças. Além disso, fomos inspirados pela descrição de George Hunter da Nova Era sobre como está o mundo pós-cristão do fermento religioso e de profundos anseios espirituais” (GSR, p. 22).
“Sem dúvida, isto seria claramente negado; porém, as várias descrições de Easum e Bandy da ‘nova era’ têm notáveis semelhanças com a Nova Espiritualidade da Nova Era. As seguintes páginas com lampejos dos ensinos do livro GSR falam claramente por si mesmas neste sentido. Este livro altamente aclamado inclui as seguintes mudanças que vêm acontecendo, ‘as quais estão mudando o mapa dos cristãos”...
Das Verdades Principais para as Verdades Dialogais. /Das escolhas do ou/ou para as Escolhas tanto como. /Dos gêneros masculino/feminino para a “Personalidade Única”. /Das Fronteiras Formais para as Mudanças de Modelos. /Da Religião para a Espiritualidade. /Da Confrontação Profética para a Direção Visionária. / Das vozes autoritativas para Motivadores de Missões. (GSR, pp. 23-24).
Esta nova era da pós-verdade tem sido abraçada por todos que dão boas vindas à falência do Cristianismo tradicional. Seus “modelos de mudança” têm abandonado as “fronteiras formais” da verdade divina para explorar a visionária direção do homem, tentando unir Deus à estrada larga.
Embora a religião (teologia/doutrina) seja divisora, Deus e a Espiritualidade são vistos como universais e unificadores. Esta Espiritualidade sobre a qual as pessoas querem falar neste “novo tipo de igreja” emergente não é muito diferente da nova religião (mundial), pela qual o anjo de luz e seus asseclas têm batalhado. ... O que o povo dessa igreja deseja discutir é um corpo de informações e um comportamento aceitável, com o qual ele deseja que os outros concordem e a ele se adaptem. A Espiritualidade sobre a qual as pessoas querem falar é uma atitude de orientação para a vida diária e a perspectiva à qual todos dêem boas vindas (GSR, p. 37).
A nova religião já está a caminho e é algo para o qual todas as religiões anteriores têm se preparado. Ela apenas difere no sentido de que não mais será distinguida por dogmas e doutrinas, mas essencialmente por uma atitude mental, uma orientação de vida para o homem e para Deus. Será também uma vida de serviço... Individualismo e separação vão desaparecer à medida em que esse reino vier à existência. A consciência coletiva é sua principal expressão... ‘a própria cultura em suas complexidades e nuances pode se tornar um veículo da verdade eterna’” (GSR, pp. 199-200).
“Qualquer pessoa ou coisa pode ser o veículo de uma expressão de Deus - mas nunca conter Deus. Portanto, a igreja reconhece que Deus impregnará e desintegrará, simultaneamente, ... todas as doutrinas, todas as ideologias... e até mesmo dentro da própria igreja (GSR, p.16).
Nota: Para continuar a ler este fascinante capítulo, o qual investiga as afirmações dos autores de que a crucificação e a ressurreição de Cristo são “debatíveis”, “mutáveis” e metafóricas”, ver o site:
Bibliografia:
1. William M. Easum and Thomas G. Bandy, Growing Spiritual Redwoods (Nashville, Tennessee: Abingdon Press, 1997).
2. Lyle Schaller, as quoted on About Us, EBA Origins, Easum, Bandy and Associates, http://www.easumbandy.com/ aboutEBA/origins.html.
3. Ibid., and also About Us, EBA Team, Bill Easum, Easum, Bandy and Associates, http://www.easumbandy.com/ aboutEBA/team.html?b=Bill% 20Easum.
6. For information on Leonard Sweet and the (New Age) New Spirituality, see http://www.crossroad.to/ Quotes/Church/post-modern/ leonard-sweet.htm; http://herescope.blogspot.com/ ; http://www.sliceoflaodicea.com ; and http://www. lighthousetrailsresearch.com/ leonardsweet.htm.
7. Book Look, Rick Warren’s Ministry Toolbox™, Issue #83, 1/1/2003, http://www.pastors.com/RWMT/? ID=83.
8. As quoted in “What Christian leaders have to say about Tom Bandy,” About Us, Easum, Bandy, and Associates,http://www.easumbandy.com/ tomBandyB.html.
9. “Growing Spiritual Redwoods (Summary)” by Thomas G. Bandy, Free Resources, Easum, Bandy, and Associates,http://www.easumbandy.com/ resources/index.php?action= details&record=1074
11. Alice Bailey, From Bethlehem to Calvary, Chapter Seven - Our Immediate Goal, The Founding of the Kingdom, http://laluni.helloyou.ws/ netnews/bk/bethlehem/beth1081. html
12. Neale Donald Walsch, Friendship with God: an uncommon dialogue, (New York, New York: G. P. Putnam’s Sons, 1999), pp. 376-377.
12. Neale Donald Walsch, Friendship with God: an uncommon dialogue, (New York, New York: G. P. Putnam’s Sons, 1999), pp. 376-377.
Tradução de Mary Schultze, 04/12/2009 - www.maryschultze.com
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .