Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

21 de dezembro de 2009

"Paulo Disputava" [Denunciava, Expunha, Combatia, Separava-se, Citava os Nomes, etc.]

Não é preciso avançar tanto na leitura da Bíblia, para descobrir que ela, definitivamente, não é um livro ecumênico. Na "Grande Comissão", Cristo ordenou aos Seus discípulos"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém". (Mateus 28:19-20). Esta é uma sagrada incumbência do próprio Cristo, a qual significa uma grave responsabilidade sobre cada pessoa que se diz cristã.

Se a linguagem tem algum significado, então, cada discípulo verdadeiro, nestes dias, deve ser um discípulo de um discípulo... Sempre retrocedendo aos discípulos originais, estando obrigado a obedecer todas as ordens de Cristo, para mudar esta -  mas, certamente, não para mudar o evangelho - embora isso tenha sido e continue sendo feito. O que estará pensando o Senhor dos líderes que desprezam a Sua Palavra?

A Verdade independe do tempo e da matéria; ela jamais muda. Ela não se enquadra no universo físico; ela existe no reino não físico da alma e do espírito. O fato indisputável é que o cérebro não é a mente, com a qual entendemos a Verdade. A mente nos fornece as evidências mais simples de que somos seres não físicos, eternos, vivendo, temporariamente, em corpos físicos.Este fato solene suscita uma questão, a qual a maioria das pessoas não gosta de encarar, preferindo dar atenção aos prazeres e aos planos relacionados com este mundo temporal dos cinco sentidos, enquanto o que é de capital importância é posto de lado, até que haja uma "oportunidade" (Atos 24:25), a qual nunca chega.  Cada pessoa deveria responder a grande pergunta: "Onde minha alma e meu espírito (o verdadeiro EU) estarão, quando esta habitação temporária, na qual tenho vivido durante alguns anos, estiver confinada ao túmulo?".

Para negar a existência da alma e do espírito, os materialistas (todos eles, ateus) tentam identificar a mente, e todos os pensamentos e idéias, com um cérebro físico. Declarando que o materialismo está morto, o Físico, Sir Arthur Eddington, comprova este fato de maneira muito simples:

        "Na ciência... lei... significa uma regra que jamais é quebrada... Assim, no mundo físico, o que um corpo faz e o que deveria fazer são equivalentes; mas, estamos todos cientes de outro domínio, onde eles são tudo, menos equivalentes. Não podemos fugir desta distinção... As leis da lógica não prescrevem a maneira de nossas mentes pensarem... Ela prescreve a maneira como nossas mentes deveriam pensar... Contudo, intimamente, podemos associar o pensamento com o cérebro físico, uma conexão vista como irrelevante, tão logo consideramos a propriedade fundamental de pensar - como podendo ser correta, ou incorreta".

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é "O Caminho e a Verdade e a Vida" (João 14:6). A verdade é imutável, tanto que"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente". (Hebreus 13:8). Contudo, muitos líderes eclesiásticos de hoje (bem como multidões de outros líderes através da história) têm decidido, por conta própria, mudar quase tudo. Alguns o têm feito, reescrevendo a Bíblia, como o fez Eugene Peterson com "The Message". Outros, como Norman Vicent Peale e Robert Schüller, têm "positivado o evangelho"; enquanto outros estão "modernizando" o Cristianismo. O Movimento da Igreja Emergente tem feito exatamente isso, com a desculpa de restaurar "O Cristianismo original". Pesquisar a "História da Igreja Antiga" em nada resultará. Precisamos voltar completamente à Bíblia.

        A cada discípulo verdadeiro tem sido confiada a sagrada incumbência que lhe foi entregue, numa ininterrupta linha de sucessão, através dos mais antigos discípulos de Cristo, cuja "Comissão" original aos Seus seguidores foi: Obedecer e ensinar aos outros tudo que Cristo lhes ensinou. Nenhuma pesquisa é necessária - somente uma simples compreensão e absoluta fé na Palavra de Deus - para reconhecer a flagrante revisão da "Grande Comissão", que está sendo processada.  Isso pode ser visto na hierarquia eclesiástica de muitas denominações protestantes, e, especialmente no sistema católico romano, o que os humildes discípulos pescadores de Cristo iriam denunciar, se estivessem por aqui, hoje em dia.

Inacreditavelmente, John Hagee, numa carta datada de 12/05/2008, enviada a Bill Donohue, presidente da Catholic League For Civil and Religion Rights, desculpou-se por ter chamado a Igreja Católica Romana de "A Igreja Apóstata" e "A Grande Meretriz". Contundo, foi assim mesmo que Lutero e os Reformadores a chamaram, em obediência à Palavra de Deus. Não foi esta uma observação recente e ocasionalmas uma consistente declaração, a qual tem perdurado por muitos anos. Num vergonhoso descaramento, Hagee declarou: "Quero expressar meu profundo desgosto por qualquer comentário que tenha ferido os católicos romanos". Ora, Cristo não é uma Rocha de escândalo? (Romanos 9:33) e Sua cruz "um escândalo" para os descrentes? Devemos nos desculpar por escandalizar as pessoas, pregando a Verdade? Devemos restringir a Verdade do Evangelho, a fim de não ofender os que dele tanto precisam? A Bíblia não é (mesmo ferindo os sentimentos dos pecadores) a nossa imutável regra de fé e prática?

Sejamos honestos; o pedido de desculpas feito por Hagee, o qual renegou a verdade bíblica, foi "um mero gesto político", com o objetivo de apoiar os  maiores financiadores da campanha de John McCain dos direitos religiosos. Isso não aconteceu por amor a Cristo, mas pelas esperanças de McCain de chegar à presidência. Ao se desculpar [perante a Igreja de Roma] Hagee admitiu que os termos usados - no Livro de Apocalipse 17-18 - são apenas "um erro retórico",  há muito empregado na literatura e nos comentários anti-católicos. Será que devemos nos desculpar, perante o Senhor, por chamar a "Revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu" (Apocalipse 1:1), de simplesmente uma "retórica anti-católica, há muito empregada na literatura e nos comentários anti-católicos?". Esse pedido de desculpa só demonstra que, em 2 de Maio, McCain se distanciara de Hagee, tendo, em seguida, retirado o seu endosso.

Em vez de permanecer fiel à ordem de Cristo, muitos líderes eclesiásticos de hoje ensinam e praticam o Cristianismo,  como se a Grande Comissão fosse: "Ide por todo o mundo e tentai conseguir, tanto quanto possível, o máximo de acordo com as principais religiões, tendo o cuidado de não criticar nenhuma delas, mas, alinhando-se  às mesmas, numa união ecumênica, a fim de abolir a pobreza, a fome e a doença" . Isto soa muito apelativo, parecendo se tratar de uma causa nobre; então, todas as denominações [protestantes e evangélicas] têm sido tragadas por esta heresia satânica. 

Não seria  forte demais o termo "satânica"? Não!!! Satanás foi o primeiro a colocar em cheque a Palavra de Deus, com a pergunta: "É assim que Deus disse?" (Gênesis 3:1). Os seguidores desta heresia satânica são identificados por ignorar, desafiar ou mudar a Verdade imutável. Deveríamos [nós, os fundamentalistas bíblicos] ser postos na cadeia, por causa de uma linguagem tão áspera! Agora, ainda não; porém, esse dia chegará, muito mais cedo do que se imagina. Afirmar que conhece o que Deus disse, segui-Lo e, ousadamente, opor-se aos erros ensinados por aqueles que divergem da Verdade de Deus, já é, atualmente, um pecado imperdoável, tanto no mundo como na igrejaA atitude mundial segue, definitivamente, em direção à unidade, tanto política como religiosa, a qualquer preço. À medida que este movimento se alastra enormemente, qualquer pessoa que tenha integridade moral e espiritual, para defender a Bíblia, será vista como sendo merecedora de prisão e, eventualmente, de morte, por estar atrapalhando o caminho rumo à unidade global, a única esperança, para a qual o mundo e a igreja se inclinam, em desesperada parceria.

Quanto aos cristãos verdadeiros, qualquer acordo comprometedor ecumênico deve ser considerado impossível, pois, a firme declaração de Cristo é: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". (João 14:6). Não existe maneira alguma de amaciar esta declaração. Fiéis ao Senhor, os apóstolos declararam: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.  (Atos 4:12). Como seus sucessores, devemos proclamar o mesmo.

Ao contrário, os lacaios religiosos de Satanás, fiéis ao seu mestre, estão gritando: "Você não pode dizer isso"! Seus muitos outros servos, ocupando cargos legislativos e judiciários, estão determinados a transformar [o fundamentalismo bíblico] num crime internacional, ao sugerir que qualquer religião reconhecida (não importa quão contraditória a quem quer que ela seja) possa, de algum modo, possuir qualquer erro. A Bíblia logo seria marginalizada por essa lei, por condenar todas as religiões não cristãs. Contudo, esta é a natureza da Bíblia e, por causa disso, não devemos nos desculpar e fazer acordos "religiosamente corretos". Simon Greenleaf, umas das maiores mentes jurídicas, o qual saiu do Agnosticismo, tendo se convertido a Cristo, declarou, há quase 180 anos: "A religião de Jesus Cristo tem por objetivo nada menos que desarticular, ostensivamente, todos os sistemas religiosos do mundo; denunciando-as como ineficazes às necessidades do homem, falsas em seus ensinamentos e perigosas em sua tendência... Estas não são exigências comuns e parece quase impossível a uma mente racional observá-las com (meramente) um interesse dividido; e muito menos com uma simples indiferença e desprezo".

Não seguimos qualquer pessoa, exceto Nosso Senhor Jesus Cristo e Seus Apóstolos. Paulo declarou: "Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores"... "Sede meus imitadores, como eu de Cristo(1 Coríntios 4:16; 11:1). Nosso Senhor sempre se referia e citava o Velho Testamento, as únicas Escrituras que existiam no Seu tempo, e tudo que era necessário, a fim de proclamar  o evangelho, naquele tempo e hoje em dia: "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.(Lucas 24:27).

Deveríamos seguir o Seu exemplo ao testemunhar por Ele, conforme Paulo declarou: "PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor..." (Romanos 1:1-4). O verdadeiro evangelho está fundamentado em centenas de profecias, as quaisnão podem ser mudadas. Aí dos que tentam modificar "O Evangelho de Deus". Ao declarar que o evangelho por ele pregado era "Segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4), Paulo afirmou, mais uma vez,  que o verdadeiro evangelho está tão firmemente alicerçado em todo o VT que não poderia ser alterado sem que se destruíssem as Escrituras. Este é o testemunho de toda a Bíblia. Os que ousam mudar a Palavra de Deus, têm negado o próprio Deus. Eles estão afirmando que Deus não conhecia o futuro; que o Seu plano de Salvação já não é adequado ao homem moderno e que os teólogos de hoje devem transformar numa colcha de retalhos o que Cristo deixou para a Sua Igreja. Em outras palavras, o Deus da Bíblia não é o Deus verdadeiro. Conforme apontou T. A. MacMahon (TBC: 02/2008; 03/2008), os líderes da Igreja Emergente têm declarado que tudo deve ser "reinventado", a fim de se chegar a uma nova Teologia, que seja adequada ao nosso tempo.

Paulo jamais procurou acordo com pessoa alguma. Ele e Silas foram acusados de terem "alvoroçado o mundo" (Atos 17:6). Os apóstolos não fizeram quaisquer alianças; eles seguiram as ordem que Cristo lhes havia dado.  Eles conheciam e, descompromissadamente, proclamavam "Como está a Verdade em Jesus" (Ef 4:21), com ousadia e grande poder e em muita disputa.

Disputa? Sim! Esta palavra descreve muito da vida e ministério dos apóstolos, especialmente de Paulo, a qual está sendo esmagada sob os pés dos ecumenistas "buscadores amistosos", em marchaO fato de que Paulo e os líderes e mártires da igreja primitiva passavam, tanto tempo, disputando publicamente não deixa claro o que está faltando, hoje em dia, aos cristãos, ou deveríamos dizer ao "Christianity Today" (Cristianismo de hoje)? Consideremos estas declarações incorretas, descompromissadas e "negativas", fundamentadas na profecia bíblica:

 

Estevão: "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais". (Atos 7:51).

 

Pedro:  "E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.  (Atos 8:18:24)"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome". (Atos 10:43).

 

Paulo: "Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel; tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento. Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação. Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados. E, embora não achassem nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.  E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura..."(Atos 13:23-29).

"E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras... De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam" (Atos 17:2, 17). "E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos" (Atos 18:4).

 "E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus" (Atos 18:19).

 "Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo" (Atos 18:28).

"E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos" (Atos 19:8-10).

"Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós" (Atos 20:31)

"E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei" (Atos 24:25).

 "E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde" (Atos 28:23).

        Recentemente, eu me engajei em três debates em Toronto: com um líder hindu de um grande templo; com um professor e filósofo ateu e com um Imam mulçumano, os quais debatem com os cristãos, no mundo inteiro. É isso que se espera que os cristãos devam fazer? É produtivo? Como podemos obedecer "Tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18), ao mesmo tempo em que descordamos com as crenças opostas? (Os DVDs [sobre esses debates] serão oferecidos em Julho e Agosto).

As Escrituras acima demonstram que a disputa de Paulo com os incrédulos foi a vida e o ministério de Paulo. Ele disse para sermos seus imitadores. Como de outro modo podemos cumprir fielmente a Grande Comissão?

Não existe revelação mais efetiva do que esta: que Deus é de tal natureza que a miséria do homem decaído O constrangeu a abandonar Sua glória celestial, para Se tornar Homem, a fim de assumir todos os nossos pecados e dores e, pela morte, venceu a morte, dando aos pecadores mortos [em seus delitos] a vida eterna, com Deus.  Cada pessoa que, pela fé, recebe esta vida, tem a mesma necessidade do perdão Daquele de quem procede a vida, de modo que cada cristão é, naturalmente, um missionário. Ele escuta em sua alma, numa espécie de chamado imperativo, as palavras de Jesus: "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém". (Mateus 28:20).

Todos os discípulos verdadeiros devem atentar à Grande Comissão e estar "sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós..."(1 Pedro 3:15). O Senhor dará a esses corações de boa vontade as oportunidades, a sabedoria, a humildade, a graça e o poder para que se tornem fiéis ao Seu chamado.

 

TBC – Junho, 2008 - "Paul Disputed" -  Dave Hunt

Traduzida por Mary Schultze, 09/06/2008.

(Recebi da Tradutora por e-mail)

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .