Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

13 de dezembro de 2009

Por que uma denúncia contra um evangélico atinge a todos?



Quando uma pastora brasileira foi investigada por denúncia de abuso sexual, alguns evangélicos imploraram para que a notícia não fosse divulgada. 

Quando o blogueiro noticiou o caso do padre brasileiro que foi afastado da paróquia de Cambridge, acusado de manter conduta inapropriada, um católico ligou para a rádio WSRO para xingar o humilde repórter que vos fala. 

E hoje, ao ouvir a notícia das denúncias de lavagem de dinheiro contra o ‘bispo’ Edir Macedo, um ouvinte do programa “Vem Viver” disse o seguinte: 

“Estou triste com esse tipo de assunto, porque leva as pessoas que não são crentes a pensarem mal de nós que somos,” disse Jeremias. 

“Está fugindo do nosso meio o ensinamento do livro de Marcos que diz: ‘Ide e pregai a todas as nações.’ Isso é que tem que ficar na mente do crente e devemos esquecer essas picuinhas que só queimam a nossa imagem.” 

Mas por que um escândalo de um evangélico é sentido por todos? Afinal, Martin Lutero fundou as bases do protestantismo na sua independência e na crença de que o homem não precisa de interlocutor para chegar a Deus, certo? 

O pastor Franco Maximiliano, da Igreja Quadrangular de Worcester, explica: 

“Hoje existe uma divisão entre a fé protestante e a fé neo-pentecostal. A fé protestante implica que eu sirva a Deus por causa da Bíblia e da minha fé individual. A tão famosa frase ‘a salvação é individual’ começa com Lutero. Ou seja, eu não preciso de nenhuma presença comunitária ou social, e de nenhuma intermediação, para chegar a Deus.” 

Para Maximiliano, que disse que para cada pastor desonesto existem 10 bem-intencionados, a “fé protestante indivual, que diz que se você falha eu não sou atingido porque não dependo de você,” foi mudada com o movimento neo-pentecostal, representado pelas igrejas mais recentes. 

Para o pastor, na igreja neo-pentecostal “a fé começa a ser muito mais cooporativa, muito mais sociabilizada. E aquilo que deveria ser o efeito passa a ser a causa. Eu explico: as pessoas passam a ser evengélicas não por causa do Evangelho, mas por causa dos outros evangélicos.” 

Uma outra ouvinte disse ter ficado nevosa só de ver as imagens do ‘bispo’ Macedo pedindo o dízimo. 

“As imagens deixam claro o que ele (Macedo) fez. Por isso é que todos os cristãos precisam ter consciência quando lhes pedirem dinheiro. Porque Deus nunca pediu dinheiro a ninguém. Quando Deus falou para o rico ‘vende tudo o que é seu,’ Ele falou ‘dê para os pobres,’ depois você tem a sua recompensa.” 

Para a ouvinte Sandra, todo dízimo que não é voluntário, não é bíblico. 

“Como foi mostrado na TV, quando se pede para dar a sua casa, o seu carro, tudo o que você tem, isso é errado. Homem nenhum de igreja tem direito de determinar o valor da oferta,” disse Sandra. 

No entanto, a ouvinte Kátia acha que as investigações contra o ‘bispo’ Macedo e mais 9 membros da Igreja Universal “não vão passar de boatos.” 

“ A Globo não suporta os evangélicos. A igreja que mais trabalha, que fica aberta 7 dias na semana, é a Universal. Todo sábado em Nova Iguaçu (RJ) a minha mãe participa de distribuição de sopa aos mendigos. Isso tudo é boato,” disse ela.

Fonte: BrasilcomZ

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .