Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

22 de março de 2011

O ser errôneo que vos escreve



Prazer. Não, não sou o cara que escreve sempre certo. Não sou o cara que costuma consertar tudo por onde passa. Queria ser. E esse já é um erro meu. Aprendi que 'o Cara que muda' não sou eu. Eu posso ser o 'pedreiro da obra'. Talvez nem isso. O engenheiro então, é outro. Não faço esportes radicais. Não me aventuro em viajar mundo afora com apenas uma mochila nas costas. Não tenho o desejo de escalar o Himalaia.

Tenho fé. Fé na melhora das coisas. Fé na mudança. Fé em Deus. Sim, Deus. Ainda não falei Nele? Não poderia esquecer. E parando pra pensar é isso que sempre faço: O esqueço. E ainda penso que Ele me esqueceu. E ainda coloco a culpa Nele. E ainda dou as costas e vou embora. Tolo sou.

Mas o impressionante nisso tudo é saber que, ainda que errado, ainda que sem direção, desnorteado, convencido da minha auto-suficiência e perdido, ainda existe volta. Ainda existe conserto. E mais errado estarei se pensar que eu me conserto. Vamos partir da premissa de que o que está estragado não se conserta por si só. Nem o médico quando se fere cuida de si. Vem outro médico e faz as vezes. Ainda mais eu.

Aprendi coisas das quais me alegro. Aprendi a não mais esperar apenas coisas boas. E nem é tão pela minha decrescente crença num mundo justo, mas por saber que não tenho o direito de achar que só devo receber bênçãos. E vivo reclamando da vida como se ela me devesse algo. Como se ela devesse um tributo a mim. Às vezes me toco e paro de tanto "achismo", e então começo a buscar as certezas, as verdades. Verdades que somadas me levam a um único e suficiente resultado.

Mas ainda que eu me considere limpo, perfumado, com a melhor roupa, o sapato do ano, e assim pense que estou pronto pra merecer algo, estou mais enganado ainda. Pois tudo o que tenho e sou é através de Alguém que me deu e me tornou por meio da mais singela graça. Se tem uma coisa que sei que sou, o adjetivo que melhor descreveria seria grato. Grato por, mesmo não merecendo, poder dispor de tamanha graça.

Samu Viégas
@SamuViegas

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .