Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

9 de dezembro de 2009

Dona de casa acusa IURD de agressão

.


"Achei que eles iam orar por mim, então fui." Assim começou o pesadelo da dona de casa Ana Jorge Siqueira, 68, ao ir, pela primeira vez, a um culto da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Piracanjuba-GO, a 87 Km de Goiânia. A mulher acusa a entidade de agredi-la fisicamente durante uma "sessão do descarrego". O caso foi parar na polícia e agora é julgado na comarca do município.

O caso teve início em setembro do ano passado, um dia depois dela sair do hospital. A dona de casa sobre de osteoporose e, um dia depois de ter alta, recebeu a visita de uma amiga de nome Joana D'arc. Obreira da igreja, Joana convidou a vítima para ir ao culto de domingo, onde aconteceria o evento chamado "A família ao pé da Cruz". Ana teria sido orientada a depositar em uma sacola os pedidos de oração e uma doação de dinheiro.

"Para mim, ela era uma amiga que queria orar por mim", conta. Ainda indisposta por causa do período hospitalizada, Ana tentou recusar o convite, alegando não se sentir bem. Diante da insistência de Joana, ela aceitou. "Ela foi induzida pelos ministros a ir ao culto", acusa a advogada da dona de casa, marilene Vieira Sampaio.

Católica, a dona de casa nunca havia frequentado a um culto da Igreja Universal, até então. "Não sabia o que ia acontecer", conta. No meio do culto, percebendo a comoção de Ana, a amiga a levou ao altar. Foi aí que as agressões começaram. A vítima acusa o pastor, identificado como Rone, de tê-la agarrado pela cabeça e arremeçado ao chão. "Ele segurou minha cabeça e gritou 'fala'. Eu não sabia o que dizer, então ele me jogou no chão", recorda.

Além da humilhação de ser tratada como possuída por alguma entidade, Ana teve o rosto ferido e sofreu escoriações por todo o corpo. "Foi uma sorte ela não ter quebrado nada", avaliou a advogada. Ela também acusa os pastores de não a socorrerem, mesmo depois de tê-los pedido ajuda. "Eu pedi ao pastor que me levasse a um médico, mas ele disse que bastava eu pôr um pouco de gelo que tudo ficaria bem"...

...Se condenado, o pastor acusado de agressão poderá ficar de seis meses a um ano preso. A igreja, como autora indireta da agressão, deverá indenizar a vítima.

As seções de descarrego são prática comum nos cultos da Igreja Universal. Similares a um ritual de exorcismo, o pastor atua de forma a livrar o fiel da influência de supostos demônios. A página eletrônica da Igreja Universal define o ritual como "voltando para os que sofrem com a atuação das forças do mal". Os advogados da instituição defendem que a prática é amparada pela Constituição, que garante a liberdade de culto.

Fonte: [ Jornal Diário da Manhã, edição de 19/03/09 ]


Não é a primeira vez que acontece isso na IURD (clique aqui).

Os advogados da IURD disseram na reportagem que a Constituição do Brasil ampara a prática das "sessões do descarrego", eu concordo plenamente, só que eles devem ter esquecido que, no mesmo artigo 5º, insiso VI
, que trata da liberdade de culto religioso, diz assim: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;" (grifo meu). Ou seja, "na forma da lei" significa que a liberdade de crença, consciência e a proteção aos locais de culto e suas liturgias tem que passar pelo "crivo da lei". Lesão corporal e agressão física é crime perante a lei. Se ocorrer tal prática dentro de um contexto religioso, automaticamente invalida a proteção prevista neste artigo. Lembrando que o mesmo artigo da Constituição também protege as pessoas que participam de cultos religiosos (insisos III e X).

Eu vi
aqui

Postado por Alan O renegado

5 comentários:

  1. Esse texto aí é feito por uma das afiliadas Globo.
    essa mulher quer ganhar dinheiro fácil.
    e você critíca uma igreja que não conhece, vc nunca participou para ver.

    Você tem a sua opinião formada por noticiarios que são "inimigos" da IURD.

    Um blog desse porte não pode sair por aí esculachando igrejas.

    Por favor não publique conteudo apenas copiados de sites de noticias inescrupulosos.

    Faça conteúdo imparcial!

    ResponderExcluir
  2. A paz!
    Critico o que não conheço?
    Prezada eu já fui na sessão do descarrego... e presenciei cenas como essa!
    Eu sou estudante de Teologia, e dedico muito tempo estudando as igrejas Neo Pentecostais e suas doutrinas sem nenhuma base bíblica.
    O Blog é meu por isso publico o que acho conveniente e pertinente...

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  3. Existem pessoas que não conhecem a Palavra de Deus
    Existem várias pessoas que não conhecem as doutrinas impostas pelos homens
    Existem ainda milhares de pessoas que insistem em seguir qualquer um que sobe em um púlpito e diz o que todos querem ouvir: Prosperidade e Paz!

    Nós não somos assim.

    Não publicamos textos, reportagens ou qualquer outra matéria, se ela não tiver base bíblica.

    Lamento se te feriu, mas para nós a verdade tem que ser dita a qualquer preço, doa em quem doer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Incrivel como tudo que que ñ agrada a IURD vem da Globo.O Que vale na Internet é as idéias e opiniões ,são elas que unem as pessoas...Concordo com o post e tudo o que sai do controle no mínimo está errado.tanto nesse caso como em tantos outros.

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui na igreja universal nesta sessão do descarrego e como ja presenciei este tipo de reunião eu posso dizer com certeza que nunca vi algo desse tipo acontecer,pelo menos na igreja que fui.
    Falo do que vi, por isso acho difícil isto ser bem assim como ela disse.
    esta é a minha opinião.
    A paz de deus para todos.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .