Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

18 de maio de 2011

A Divindade do Espírito Santo



        O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, sendo Deus, como o Pai e como o Filho, possuindo, portanto, os mesmos atributos divinos. Para quem não entende como é possível existir um só Deus em três Pessoas distintas, vamos dar um exemplo, o qual pode ser entendido pela mais simples dona de casa. Um ovo é constituído de casca, clara e gema, três partes distintas, porém continua sendo apenas um ovo.
        O Espírito Santo é muito mais do que uma simples força etérea de vida. Ele é uma Pessoa, que pensa e age, do  mesmo modo como Deus Pai e Deus Filho o fazem. Tudo que existe na Divindade do Pai e do Filho está presente no Espírito Santo. Ele é dotado de intelecto, emoções e vontade. Na 1 Coríntios 2:11, lemos:“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”. Em Romanos 15:30-a, lemos que o Espírito Santo tem emoção; Ele ama: E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito...”
        Embora tenha todas as características divinas, o Espírito Santo desempenha papéis específicos em nossas vidas. Em João 16:13, lemos: “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. Em João 14:26, lemos: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.
Ele mora dentro dos salvos, conforme a 1 Coríntios 3:16: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Em Atos 1:8, lemos que é dEle que provém nosso poder para testemunhar o Evangelho de Cristo: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Em Hebreus 9:14, vemos que o Espírito Santo é eterno; na 1 Coríntios 2:11, que Ele é Onisciente e no Salmo 139, que Ele é Onipresente.
Jesus Cristo é o principal exemplo de uma Pessoa cheia do Espírito Santo. Em cada parte da missão de Cristo como o Messias prometido, o Espírito Se apresenta com a Sua força divina:
Na Sua concepção e nascimento  (Lucas 1:35).
No Seu batismo (Lucas 3:21-22; João 1:31-34).
Na Sua leitura do Velho Testamento, na sinagoga de Nazaré (Lucas 4:14-21; Isaías 61:1-2).
No Seu ministério (Mateus 12:22,28)
Na Sua pregação (Lucas 4:18-21).
Nas Suas tentações (Marcos 1:12 e Lucas 4:1-13)
Na Sua ressurreição (Romanos 8:11).
         Quando Jesus subiu ao Céu, Ele enviou o Espírito Santo para substituí-Lo na Terra - João 16:7-8; 20:22; Atos 1:5-8. Pedro diz, na 1 Pedro 1:2, que o Espírito Santo nos santifica e nos consola: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas”. Ver ainda João caps. 14-16; João 3:34; 7:39; 14:26; 15:26 e 16:13-15. Em Toda a Palavra Santa, o Espírito está sempre mostrando como melhor conhecer e adorar o Filho de Deus.
        Ele nos mostra o que Cristo tem feito e como Sua vida, morte e ressurreição podem fazer diferença na vida de uma pessoa. Quando lemos a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, vamos diretamente à Cruz e ali contemplamos a obra da salvação que tantas dores e sofrimento custaram ao nosso Salvador. A leitura da Bíblia, feita com humildade e desejo de crescer na graça, conduz-nos para mais perto do Céu.         
A obra do Espírito Santo é trazer Jesus Cristo para mais perto de nós, mostrando que Ele foi cheio do Espírito Santo para cumprir Sua missão na Terra. À medida que vamos amando a leitura do Livro Santo, o Espírito de Deus vai nos levando mais e mais a conhecer o início, a metade e o final da obra de Cristo, abrindo nossos olhos para o valor da Sua obra redentora.
        Ele preside a escolha de crentes para a obra, como no caso dos diáconos (Atos 6), da igreja de Antioquia, enviando Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária (Atos 13), mostrando sempre o que cada cristão precisa fazer, a fim de engrandecer a obra de Cristo na Terra. Quando precisamos tomar uma decisão importante, oramos e o Espírito Santo nos dá a direção certa. Quando isso acontece, nosso coração fica em paz, o que, em geral, não acontece quando tomamos uma decisão carnal, a qual, futuramente, poderá nos prejudicar. Ele sabe o que é melhor para nós e, quando nos enganamos, pedindo algo insistentemente,  mas não o conseguimos, podemos estar certos de que aquele desejo, uma vez satisfeito,  não seria para  glória de Deus, nem para o nosso bem.
        O Espírito derrama a fé em nossos corações. Ele é criativo e nunca repete Sua maneira de agir. Às vezes, uma pessoa se converte lendo a Bíblia; ou assistindo a um culto evangélico; ou escutando um sermão na praça da cidade, ou escutando o testemunho de um salvo; ou sofrendo um acidente; ou presenciando uma catástrofe, ou... no caso mais triste, escutando a pregação feita no sepultamento   de um ente amado.
        O Espírito Santo nos concede alguns dons, que devem ser usados para a glória de Deus e nunca para serem exibidos em nosso favor. Com esses dons, podemos edificar a família e a sociedade; reconciliar amigos que se desentenderam; convidar incrédulos para os cultos na igreja (onde, tendo escutado um bom sermão, o incrédulo possa tomar uma decisão por Cristo); dar um exemplo de vida santa  em nossa comunidade, etc. Quando Ele está presente em nossa vida, acontecem mudanças positivas em nós e naqueles que nos rodeiam. Ele é Deus e, como Deus, tudo pode fazer em nosso benefício. Ele age em silêncio, nunca no meio do barulho e da confusão. Jesus derrubou as mesas dos cambistas no Templo, impulsionado pelo Espírito,  naquele dia. O Espírito Santo é o relógio divino, em cada ação que praticamos, conforme os ensinos da Palavra Santa.
        No Dia de Pentecoste, Ele não agiu como dinamite (explosivamente), mas como um dínamo (fonte constante de poder), a fim de reconstruir vidas estagnadas na incredulidade e apatia, tornando-as profícuas na pregação do Evangelho. Ele cura as feridas e nos dá alento nas horas de tristeza e sofrimento. Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo, quando erramos a meta divina para nossas vidas. Ele nós dá o espírito de sabedoria, a fim de podermos discernir entre o bem e o mal; entre o engodo espiritual e os ensinos verdadeiros; entre os falsos mestres e os verdadeiros mestres da Palavra; entre o que é lícito e o que é ilícito praticarmos; entre os falsos amigos e os amigos legítimos. Tudo isso Ele faz através da leitura e meditação da Sua Palavra Santa.
        Sem a inspiração do Espírito Santo, a Bíblia seria um livro como outro qualquer; mas, por ser a Sua obra, ela é a Palavra da Verdade (João 17:3). Ela nos livra das obras do maligno, porque é a maior inimiga do Diabo. Por isso, ele tem tentado destruí-la de todos os modos, sendo que, ultimamente, ele tem usado as versões corrompidas, para neutralizar a divindade de Cristo e a redenção pelo Seu Sangue. Amigos, leiam a BKJ em Inglês e a FIEL, em Português, a fim de não caírem nas armadilhas dos movimentos emergentes. Quem não crê na divindade de Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição,  é infeliz neste mundo e  sofrerá a morte eterna, no outro.
Quando Paulo falava aos crentes da Galácia, ele simplificou a vida cristã, conforme Gálatas 5:14: “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Ir para o Céu não é tão difícil: basta crer na obra de Cristo, aceitá-la em fé e verdade e viver honestamente. O cristão não precisa fazer “vias sacras”, buscar a ajuda espiritual dos santos e de Maria, dar dinheiro para uma organização religiosa, vender revistas ou outros artigos, para ajudar a sua organização [como as TJs, por exemplo]. Ele precisa simplesmente crer em Jesus Cristo e viver honestamente, pois quem ama ao próximo não defrauda pessoas nem o governo e, assim, cumpre toda a Lei.
        Através da leitura da Bíblia, conseguimos que o Espírito Santo nos conceda “rios de água viva” (João 7:38); dons espirituais (1 Coríntios 12); conselhos (João 14:26); encorajamento (Atos 9:31); Esperança na redenção dos nossos corpos (Romanos 8:23); Intercessão a nosso favor (Romanos 8:27); capacidade (2 Coríntios 3:5); unção de sabedoria (1 João 20, 27); poder para testemunhar de Cristo (Atos 1:8) e muitos outros dons.
Quando vivemos uma vida reta, conforme os ensinos da Bíblia, mesmo sendo idosos e fisicamente fracos, o Espírito Santo nos capacita a testemunhar a Verdade, porque Ele é o RESPONSÁVEL  por tudo de bom que acontece em nós. Por isso, Cristo no-Lo enviou, quando subiu ao Céu, a fim de que possamos tê-Lo presente conosco, em todos os dias de nossa vida, até a consumação do século, na volta de Jesus Cristo.

Mary Schultze, 17/05/2011 - www.maryschultze.com
Informações colhidas na Bíblia e em alguns textos sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .