O professor de filosofia da Universidade de Londres A. C. Grayling lançou "O Livro Bom: Uma Bíblia Secular"- uma espécie de guia para ateus.
Grayling, de 62 anos, é um dos expoentes do chamado Novo Ateísmo, que milita pelo abandono de religiões e superstições.
Assim como na bíblia cristã, o livro de Grayling começa no Gênesis e segue para Lamentações e Provérbios, tudo organizado em capítulos e versos. Mas, nas 608 páginas da obra não há sequer uma menção à palavra "Deus" ou qualquer outra referência divina, mas sim citações e conceitos de grandes pensadores como Aristóteles, Isaac Newton e Charles Darwin.
O autor acredita que há pensamentos profundos e sérios sobre o bem nas grandes tradições não-religiosas que seriam mais humanos e vivíveis — sem estar sob o comando de uma autoridade.
Fonte: Notícias Cristãs com informações do Montes Claro
Esse tipo de atitude só demonstra que independente de acreditar em um deus ou não o homem necessita que alguma fé em que se agarrar, nesse caso não acredito que seja uma libertação mas uma substituição de uma crença. Sinceramente esse neo-ateísmo nada mais é que uma nova "religião"
ResponderExcluirESSE CARA É LOUCO ? CRIANDO ESSE LIVRO , VOU TER QUE ESTUDAR ELE , OS PROFESSORES DE FISICA , FILOSOFIA VÃO PSSAR ELE , SÃO MUITAS PAGINAS...
ResponderExcluirÉ interessante tal atitude. Concordo com o Thiago, parece ser uma espécie de substituição. No entanto, é muito mais coerente do que aqueles que utilizam o próprio texto da Bíblia para justificar as guerras, as posses ilícitas e a opressão dos mais pobres! Abraços!
ResponderExcluir