Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

11 de setembro de 2011

A Religião do Mais Você

Graça e paz!

Se você não conhece, o Mais você é um programa da Rede Globo (desculpe o palavrão) onde uma velha maluca conversa com um papagaio de pano! (rs)
Brincadeiras à parte, o programa de variedades (?) de Ana Maria Braga é famoso por suas receitas, que ajudam as donas de casa a lidar melhor na cozinha, fazendo seus maridos mais felizes (ou não).

Aí você me pergunta: O que isso tem a ver com religião?
Explico: Muitos estão à procura apenas de uma igreja que se pareça com o programa Mais Você, onde, para tudo, existem receitas prontas.

Perdeu o emprego? Devorador! Problemas na família? Deu brecha! Quer carro novo? Campanha de oração (+ fogueira santa de Israel)! etc...

Já percebeu como essas igrejas têm se multiplicado por aí? E sabe por quê? Porque é isso o que as pessoas (massa) procuram, um produto religioso que as ajude a satisfazer seus desejos, ou no mínimo, a satisfazer seu desejo religioso pelo "sagrado".

Mas, esse tipo de igreja me leva a uma reflexão. Que tipo de pessoas uma religião "mais você" pode formar?
Uma religião baseada na barganha, na "receita de bolo" só pode gerar duas coisas: seres alienados e seres frustrados.

O frustrado acaba desistindo do "evangelho" porque não teve seus desejos atendidos, mesmo cumprindo todos os itens da receita. Receita essa que, muitas vezes, custa bem caro!

O alienado é aquele que acaba acreditando no sistema de trocas com Deus (Faça isso que Deus faz aquilo) que passa a explicar todo o universo por essa lógica. Desse modo, distancia-se da vida, o que de fato, nunca foi o plano do Senhor da Igreja: "Eu vim para que tenham vida em abundância".

Amados leitores, peço, do fundo do coração: fujam de religiões que não te conectam com a vida e com o próximo. Fuja deste tipo de igreja que forma seres autômatos, sem cabeça pensante, baseados apenas em seus próprios desejos (consumismo + hedonismo).

A Igreja de Cristo deve formar cristãos (pequenos cristos) maduros e sabedores de sua missão na terra: Implantar o Reino de Deus.
Uma igreja saudável deve preparar as pessoas para a vida real, sabendo que tempestades virão, sabendo que nem sempre as coisas que acontecerem poderão ser explicadas, sabendo que tragédias banais fazem parte deste mundo inseguro em que vivemos.
Mas uma igreja saudável também ensina que apesar de tudo isso, Deus se propõe a caminhar conosco e nos acompanhar pela estrada da vida!
Ensina que somos queridos e amados e que nada poderá nos afastar desse bem querer de Deus.

A Igreja do Mais Você está por aí, mas só serve pra quem enxerga o evangelho como produto. E você, em qual está?

Que Deus nos ensine a cada dia a andar nos caminhos do Seu Reino.
Abraços!





0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .