Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de novembro de 2010

Graças a Deus, Jesus Cristo está vivo!


       Esta é uma visão do túmulo vazio, a qual deve ser considerada como o assunto que predominou na pregação dos apóstolos, depois da Ressurreição de Cristo.
       Eles haviam passado cinquenta dias na maior depressão, provavelmente achando que o ensino de Jesus não tinha razão de ser pregado, após Sua morte na cruz. Mas, após a Ressurreição, centenas de pessoas O haviam visto e ficaram convencidas de que Ele era, realmente, o Messias e Salvador, que havia declarado ser.
       No Dia de Pentecoste, os discípulos, antes acovardados, tornaram-se corajosos pregadores dos ensinos de Cristo, verdadeiros arautos do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Quem os escutou, naquele dia, logo descobriu que aqueles homens incultos haviam mudado e que algo muito especial havia acontecido em suas vidas. Quando foram questionados pelos inimigos de Jesus, eles responderam com toda a ousadia que somente homens absolutamente convencidos poderiam responder e os resultados foram excelentes:
       “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”. (Atos 2:41).
         A Ressurreição foi também o tema predominante na pregação do Apóstolo Paulo, em toda parte onde ele chegava:
       “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder”.  (1 Coríntios 6:14).
       Milhares de pessoas vão à igreja no Domingo de Páscoa, para escutar sermões sobre a Ressurreição. Mas, quantas, realmente, acreditam nesta maravilhosa verdade? Como este mundo seria diferente se todos os cristãos acreditassem realmente que Cristo ressuscitou e agissem conforme os ensinos do Evangelho! Esta diferença iria se refletir nos assuntos domésticos e internacionais. Quanta transformação haveria nas famílias, se os cristãos acreditassem realmente nestas passagens do Novo Testamento, conforme as palavras do anjo:
       “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia” (Mateus 28:6).
         “Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram” (Marcos 16:6).
         “Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia” (Lucas 24:6).
         O poder destas palavras mudou todo o curso da história, trazendo esperança para um mundo em desespero e dando a muitos homens e mulheres um objetivo de vida jamais antes conhecido.
         Vivemos num tempo em que a ciência tem pesquisado e conhecido muitas coisas  a respeito do universo. Infelizmente, apesar de tantos conhecimentos adquiridos, o mundo não se tornou melhor, simplesmente porque a ciência não consegue resolver o problema da maldade existente no coração humano. Um exemplo: para combater o flagelo da AIDS, os governos facilitam o uso da camisinha ... Por que não pregar a abstinência do sexo fora do casamento, em vez de paliativos humanos, que nada resolvem? É assim que o mundo age, numa contínua desobediência à Palavra de Deus, a qual somente visa o nosso bem.
         Qual a importância da Ressurreição de Cristo para solucionar os problemas da humanidade?

Primeiro - o poder da Ressurreição salva e redime os indivíduos - Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).
        A vida moderna tem-se transformado numa tremenda confusão. Tendo perdido o significado da Ressurreição de Cristo, as pessoas vivem aborrecidas, mesmo tendo muito conforto em suas vidas; isso porque lhes falta a esperança da eternidade. Quando essas pessoas passam a crer na verdade da Ressurreição, elas se transformam, colocando os seus problemas nas mãos do Cristo crucificado e ressurreto. Deixam de lado suas paixões desenfreadas, as ilusões dos desejos carnais, e se voltam para  a verdadeira luz do Evangelho, encontrando ali a paz de que tanto necessitam. A partir de então, elas passam a se queixar apenas dos seus próprios pecados (Lamentações 3:39). Elas saem dos esquifes do egoísmo e da desesperança, para a luz de Cristo, que passa a brilhar em suas vidas.
O mesmo Jesus Cristo que viveu neste mundo, continua vivo e ativo para todos os que acreditam na Sua Ressurreição. Viver sem Cristo é viver na morte, mesmo antes de se tornar um falecido pela inexorável lei da natureza.
        Vamos ler Efésios 1:19-20; Efésios 2:1 e 2:5-6:
        “E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder...  Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus... Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, ... nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.”
            Quem conseguiria viver desencorajado e sem rumo, cansado da vida, assoberbado de problemas familiares,  sociais e psicológicos, após ter recebido uma nova vida em Cristo? Nenhum crente sincero! Quem se apega à Palavra de Deus, nela encontra lenitivo para tudo que o aflige. Vejamos o que ela afirma sobre si mesma:
       “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Ela é também:“viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:12-13).

         Segundo - a Ressurreição nos dá poder para uma vida vitoriosa - Pelo poder da Ressurreição de Cristo podemos conquistar o mundo, a carne e o diabo. Vamos ler Hebreus 7:25:
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.
Quando temos o Cristo ressuscitado como o nosso Comandante em Chefe, podemos dizer, conforme Paulo nos ensina em Filipenses 4:13 e Romanos 8:37:
“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece ... Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”
Quem está cansado do fardo insuportável que tem carregado, leia o que Jesus declarou, conforme Mateus 28:18: “É-me dado todo o poder no céu e na terra”.
            Para compartilhar deste maravilhoso poder que Cristo recebeu do Pai, é preciso que tenhamos uma fé inabalável Nele e Lhe abramos a porta do nosso coração. Vamos chegar até Ele, confessando os nossos pecados e pedindo perdão. Esta é a condição sine-qua-non para sermos atendidos, suplicando: “Senhor, tem misericórdia de mim, pecador”. Graças a Deus, esta é a minha oração favorita, todas as noites, antes de me deitar. Através do Seu Santo Espírito, Cristo  nos ressuscita do mundanismo, da monotonia diária e do desespero, conduzindo-nos a uma vida de poder e dinamismo espiritual.

Terceiro - O poder da Ressurreição nos dá esperança - Será que ainda existe alguma esperança na vida? Esta é a pergunta da humanidade decaída, para a qual temos a resposta. O Novo Testamento está repleto de promessas que nos dão esperança. Esta palavra ocorre muitas vezes no NT, após a Ressurreição de Cristo.  Este acontecimento inigualável causou uma positiva reação em cadeia, na esperança da humanidade. Thomas Carlyle escreveu: “O homem se apoia... na esperança. Esta é a sua única possessão”.
        Nos últimos tempos, a imoralidade e a ilegalidade têm aumentado consideravelmente. Os chamados “direitos humanos” funcionam quase exclusivamente em favor dos marginais, dos dependentes de drogas, dos homossexuais... Enfim, dos pecadores sem Cristo, defendendo a rebeldia dos filhos contra os pais, dos empregados contra os patrões, mostrando, assim,  o cumprimento do que o Apóstolo Paulo profetizou para os últimos dias, conforme 2 Timóteo 3:1-7: “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.
            Mesmo assim, devemos continuar a ter esperança, pois Pedro nos ensina na 1 Pedro 1:3:
        “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
            Quem crê na Ressurreição de Cristo nunca perde a esperança. Infelizmente, a maioria dos cristãos tem colocado suas prioridades nas riquezas, nos prazeres do mundo e nas emoções. As igrejas que pregam a teologia mundana da fé/prosperidade têm crescido assustadoramente. Por causa do mundanismo nas igrejas,  muitos começam a ignorar o valor da Ressurreição e se afastam de Deus, acariciando o próprio EGO... Abandonar os mandamentos divinos (que não são penosos), escritos exclusivamente para o nosso bem, sempre conduz a resultados trágicos. Quando desobedeço uma ordem divina estou me condenando à infelicidade, pela qual me torno o único responsável. Somente em Cristo - e em Suas Palavras, pelas quais seremos todos julgados no último dia (João 12:48) - podemos encontrar a verdadeira felicidade, neste mundo e no outro. Todos nós vamos passar pela morte; mas a esperança da Ressurreição nos dá força para aguardar esse momento difícil. Nossa EQM, ou morte definitiva, será gloriosa, se tivermos Cristo como nosso Salvador e Senhor. Quando nos deitamos e dizemos “boa noite”, depois de um dia cansativo, podemos estar dizendo “boa  noite” à família e aos amigos, para despertar num dia radioso, na presença do Senhor. A maior Ação de Graças que podemos oferecer a Deus é esta: “Obrigado, Senhor, pela Ressurreição do Teu Filho Amado!”

Mary Schultze, 24/11/2010 - www.maryschultze.com
Texto embasado no artigo “Jesus Christ is Alive”, de John Bond.

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .