17 de maio de 2011
Salmo 25
Graça e Paz!
Podemos notar, neste salmo, que Davi está angustiado. Ele está sendo perseguido por seus inimigos. Que diferença linda no homem que é segundo o coração de Deus. Nos seus momentos de angústia ele clama: "A ti, Senhor, elevo minha alma. Em ti confio ó meu Deus" (Sl 25.1.2 - NVI)
Então ele começa a declarar os benefícios daquele que deposita sua confiança no Senhor. Dizendo que nãos nos envergonharemos ao confiar no Deus vivo.
Contudo, logo após esta afirmação ele pede para que o Senhor mostre o Seu caminho. Davi pede para que Deus o ensine a verdade, pois Ele é o seu Salvador. A blíblia é um livro maravilhoso! Note bem que no mesmo verso 25.5 ele une as palavras "verdade" e "salvador". Vemos algo muito parecido na afirmação de Jesus em João 8.32: "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Veja como Davi já entendia que a verdade vinda de Deus é capaz de salvar/libertar.
Em seguida, mais uma vez, Davi demonstra sua intimidade no seu relacionamento com Deus, pois pede que o Senhor se lembre de Sua misericórdia e que esqueça dos pecados de sua juventude. Hoje, nos é relativamente fácil entender que Deus é misericordioso, que ele perdoa nossos pecados. Mas na época de Davi, na época da Lei, era algo extremamente difícil de se "enxergar". Somente mesmo com a unção do Espírito Santo e com um relacionamento de amizade com o Pai de amor.
Continuando, Davi começa a louvar a Deus. Lembrem-se de que no começo do Salmo ele estava de sobremaneira angustiado, aflito e perseguido. Contudo, do verso oito até o verso quinze, Davi exalta e engrandece o nome do seu Deus. Esta é a fé que eu quero ter! No meio de uma oração cheia de angústia, os problemas mais graves perdem o sentido e se dissipam como neblina, quando entram em contraste com a majestade, o amor e a misericórdia do nosso Deus. Que salmo lindo!
Davi, novamente, diz ao Senhor o motivo de suas angústias e termina com um exemplo a ser seguido. Pede que Israel seja liberto de suas aflições. Quão difícil é pensar no problema dos outros quando estamos no meio de uma crise! Quantas vezes já oramos pela nossa pátria? Quantas vezes oramos pelos nossos líderes políticos? Temos orado pelos nossos líderes espirituais? Todavia, Davi, em meio à sua aflição, não se esqueceu de que, além dele, outros também sofriam.
Este salmo é muito bonito, um cântico maravilhoso que demonstra uma vida de intimidade com Deus. Mostra-nos como é caminhar com Deus, conhecendo Sua natureza e Seu caráter!
E sobretudo, como é bom pertencer a um Deus compassivo, misericordioso e que está com os seus ouvidos inclinados à nossa oração. Toda a honra e toda a glória sejam dele e para ele. Amém!
Que Deus lhe abençoe!
Related Posts:
Ungir instrumentos ou SERMOS instrumentos ungidos? Uma das maiores tolices que eu como músico e cristão, que faço músicas (não músicas "cristãs", pois música não se converte, e sim músicas com temas cristãos - e até mesmo seculares, por que não?), é uma mania absurda chamad… Read More
Adorando a Deus ou a nós mesmos? Por Josemar Bessa Quem está sendo adorado em nossos cultos? Hoje é comum o pensamento de que o propósito do culto é entreter, animar... A idéia não é adorar a Deus maravilhados no temor santo de Sua graça infinit… Read More
Salmo 25 Graça e Paz! Podemos notar, neste salmo, que Davi está angustiado. Ele está sendo perseguido por seus inimigos. Que diferença linda no homem que é segundo o coração de Deus. Nos seus momentos de angústia ele clama: "A ti, S… Read More
De adoração a massagem do ego Estou pasmo, de cara quente ... totalmente envergonhado com alguns tipos de musicas, ops quero dizer hinos que estão no meio cristão hoje.Muitos deixaram de levar a adoração a Deus através do louvor. Estou mentindo ?!O qu… Read More
Crescimento das igrejas: três armadilhasA preocupação com o crescimento é legítima e necessária, mas os riscos dessa expansão são muito grandes. Por Ricardo Barbosa de Sousa em Cristianismo Hoje Para mim não é fácil escrever um artigo sobre os perigos do cres… Read More
1 comentários:
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .
amém!
ResponderExcluir"Glórias a Deus, nas maiores alturas, e paz na terra a quem o Senhor quer bem!"