Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

26 de junho de 2013

“Deus nos livre de uma teocracia evangélica no Brasil”

Nas últimas semanas o Brasil viveu um experiência única em sua história, para muitos o Brasil acordou de anos de inercia social e política.  Para muitos o povo brasileiro é guerreiro, lutador, porém se tratando de lutas de classe, o brasileiro é um povo bastante pacifico. Fomos educados desde o período colonial que religião e política não se discute. E assim o povo se tornou totalmente influenciável nos assuntos políticos e religiosos. Fora os poucos que estudaram ou buscaram por conta própria o conhecimento, o povo em geral é presa fácil nas mãos daqueles que desejam manipular a opinião pública, estão inclusos nestes grupos a mídia, os partidos políticos, as igrejas e seus lideres, e os demais grupos derivados destes grupos em especial.
No Brasil pertencer ao poder é pertencer diretamente a política ou a religião, apesar de o Brasil ser um Estado laico, não entendemos os porquês, mas a igreja ainda usufrui de privilégios desde o tempo colonial. A prova disto é os inúmeros imóveis pertencentes a igreja, e o domínio da educação por parte do contexto religioso. Em dias atuais desde a década de noventa a igreja evangélica busca através do seu crescimento também sua parcela de privilégios. Hoje a igreja evangélica tem em seus templos uma boa porcentagem de fieis, números que fizeram com que todas as fontes de poder se atentasse para este grupo.
A prova disto é os inúmeros eventos que destacam que o povo chamado evangélicos hoje representa não só uma opinião religiosa mas sim um grupo a ser explorado tanto economicamente, como politicamente. Ou seja os evangélicos são a bola da vez, ou o mercado a ser explorado. Diante desta realidade, muitas coisa mudaram. O termo evangélico mudou, hoje o termo comercialmente usado é o gospel.
A simplicidade do povo deste o seu inicio, deu lugar a moda, e as vaidades desenfreada. O povo evangélico é estimulado a consumir, pois o poder de consumir é relacionado a uma espiritualidade. Quanto mais o evangélico consume, mais abençoado ele é. Esta é a teologia da prosperidade, que tem em sua essência, o poder de conquistar o mundo que Deus fez aos seus filhos. É só tomar posse pela fé, é só determinar que Deus fará. Os seguidores desta teologia acreditam que tudo podem em Deus, e esta fé é colocada em prática em igrejas e lideres que acreditam nesta teologia. Quanto mais prospero for o líder, mais prospera será a igreja e seus membros. Tudo isto é conquistado cumprindo desafios com Deus, e estes desafios são financeiros. Ou seja mais capitalista impossível.
A espiritualidade, a simplicidade, a humildade, a misericórdia, a santidade ensinada por Cristo e seus apóstolos foram deixadas para trás, o que importa é conquistar o mundo. Está é a teologia que está em evidencia. E se destacam neste meios os pastores Silas Malafaia, o missionário R.R. Soares, o bispo Edir Macedo, os apóstolos Estevam Hernandes, Valdemiro Santiago e Rene Terra Nova. E muitos outros com os mesmos propósitos, em menor evidência, porém são bastante fieis a tudo que estes fazem.
O meio de divulgação das suas doutrinas são os mesmo, a mídia televisiva, e radiofônica, sem contar os inúmeros livros. Diante do crescimento numérico dos evangélicos estes lideres sentiram que havia chegado o momento de buscar uma fatia do poder político. Isto já iniciou a muitos anos, a prova disto é o crescente numero da bancada evangélica no cenário politico nacional. Muitos eventos evangélicos ganharam apoio político tem até verbas públicas para sua realização. Sem contar que muitos lideres evangélicos hoje usufruem de passaporte diplomático para suas viagens internacionais. Nos últimos meses a revista Forbes noticiou suas pesquisas sobre os homens mais ricos do pais e não foi de admirar que entre eles estavam os cinco lideres evangélicos mais notórios na mídia nacional. Ou seja a igreja evangélica alcançou seu lugar ao sol em meio ao cenário sócio econômico e político nacional. Sobre as influências de lideres americanos homens como Silas Malafaia e uma turma imensa de pastores se tornaram até temidos no cenário midiáticos, eles mandam e desmandam. Sua linguagem de persuasão é o pragmatismo.
“Pragmatismo é a noção de que o significado ou o valor é determinado pelas consequências práticas. É muito similar ao utilitarismo, a crença de que a utilidade estabelece o padrão para aquilo que é bom. São verdades absolutas ditas de forma subliminar”.
Ou seja estão usando verdades distantes da realidade do povo. Discursos bastantes elaborados com objetivos direcionados. Não é de assustar que Silas Malafaia agarrou com unhas e dentes a guerra contra os homosexuais de Marco Feliciano, e logo instituiu a luta pela família. E logo se tornou defensor de Hernandes e sua marcha para Jesus, pois tudo vinha de encontro a sua sede de poder. Na marcha o slogan é: “O Brasil será do Senhor Jesus”. Depois do que vimos nas ultimas semanas, acredito que este slogan precisa ser revisto, pois a massa que marchou nas ruas de todo pais, pedem por um  pais melhor, sem violência, sem corrupção, sem impunidade, sem covardia policial. Com mais saúde, educação, moradias, e vida digna e justa para todos.
Este é o Brasil do Senhor Jesus??? Alguma coisa está errada. E eu digo o que está errado: é o discurso, é a essência, são os objetivos. A igreja que Silas e sua turma esta lutando é uma igreja comercial, que parte do principio do lucro e do poder. A prova disto é que o crescimento evangélicos não está repercutindo em transformação social, política, econômica, cultural e de justiça. Somos o pais com os piores índices de violência, somos culturalmente violentos, desonestos, cheios de vícios sociais. A prova disto é o nosso transito, e nossas relações humanas, sejam elas políticas, ou não. Somos o povo conhecido por nossa sensualidade e jeitinho de resolver as coisas por meios nada éticos. Esta é nossa cultura, é incrível como isto também se repercute nas nossas lideranças evangélicas. Querem mamar nas verbas públicas, esta é a mensagem de Silas no dia cinco de junho em sua manifestação em Brasília. Foram a capital do pais dizer aos políticos do congresso, que os evangélicos querem sua parte no poder do pais, pois temos como eleger um presidente da república.
Neste sábado teremos a marcha para Jesus aqui em São Paulo, a maior marcha do mundo segundo Hernandes, lá veremos diversos lideres políticos e evangélicos desfilando no auto de seus trios elétricos. Com toda vaidade religiosa, dizendo a todo Brasil que o povo evangélico é prospero, poderoso. Enquanto o restante do pais padece de fome e sede. Muitos vão declarar que o Brasil é do Senhor Jesus, enquanto muitos não tem moradia, e morrem de sede e fome aos nossos olhos. Os ensinamentos de Jesus sucumbiram diante da sede de poder dos lideres. Palavras como misericórdia, solidariedade não são recorrentes nestes eventos, se fossem pelo menos se arrecadaria alimentos e roupas. A linguagem é a do show. A prática é a da alienação, pois a intenção dos lideres é a de usar a massa em troca dos favores políticos. Neste ano a rede globo é a principal parceira da marcha e dos principais lideres. Quem diria que a demonizada rede globo seria a grande parceira de Silas e sua turma. Há centenas de vídeos onde Malafaia diz com todas palavras que a rede globo é do diabo. O que será que aconteceu para Mafalaia se tornar amiguinho da família Marinho? São planos de  Deus como dizem os lideres da Batista da Lagoinha de Belo Horizonte?
Precisamos estar atentos à palavra de Deus: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles”.   2 Timóteo 3:1-9                                                                               i>
Me veio a mente o titulo do livro de Segisfredo Wanderley: Cristianismo diabólico. Sem Cristo, sem cruz, sem santificação. Um livro marcante para aqueles que buscam argumentos para combater estas raposas em peles de ovelhas dos nossos dias. Um cristianismo que dá vergonha, um cristianismo sem Cristo, pois sua teologia se fundamenta na vaidade humana. Na busca exacerbada pelo poder, pois esta vazia da sede e fome de justiça, que nos ensinou Jesus. Este cristianismo não persevera na doutrina dos verdadeiros apóstolos de Cristo pois não se fundamenta no arrependimento que salva e liberta, conforma diz o texto bíblico em atos 2:38. Esta linguagem profética como dizem muitos apóstolos contemporâneos não seguem a linguagem dos verdadeiros profetas bíblicos levantados por Deus para denunciar o pecado, a exploração dos pobres pelos reis e lideres religiosos da época. É preciso lembrar que estes profetas são exemplos para nós até os dias de hoje. A bíblia é para hoje; vejo estes dias com grande temor, pois quando dizem que o Brasil terá  um presidente evangélico e homens como Malafaia, Hernandes, estão a frente, não é possível acreditar que algo de bom vai acontecer.
Digo, Deus nos livre de uma teocracia evangélica, porque estes homens são movidos pelo corporativismo, pelo comercio da fé, são homens gananciosos, que buscam o poder a todo custo. São movidos por suas vaidades, isto é visto diante dos seus discursos, e suas prepotências, e arrogância dogmática. São desprovidos de uma teologia da vida, pois são contra os pobres, pois estes são seres fracos, sem fé, idiotas segundo Malafaia, pois são incapazes de crer, e vencer. A linguagem é de uma empresa que tem que alcanças seus objetivos a todo custo, as metas são lançadas e só os vencedores alcançaram o podium. Sim é isto mesmo, Malafaia diz que Deus tem um podium onde só os vencedores, os prósperos, os poderosos, os arrogantes e presunçosos como ele vão chegar. Palavras como humildade, simplicidade, são para os fracos. Estes são os homens que querem dirigir o Brasil que será do Senhor Jesus. Talvez seja por isto que estes se calaram diante das manifestações destas ultimas semanas, não tinham nada a dizer, pois são corporativistas com os que estão no poder, sem contar que almejam chegar lá. Neste sábado mais uma vez nos do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira estaremos na dita marcha para Jesus, com nossas faixas, camisetas e folhetos, chamando o povo para a reflexão, para a realidade, pois enquanto muitos vão estar dançando, enquanto muitos músicos ganham seu dinheiro com seu talento, atrás muitos lideres estarão barganhando o povo, pois cada presente é contado como voto.
blog13
Acorda povo, não seja, manipulado”.
Reflita, leia, busque a direção de Deus, busque também o conhecimento, não se permita ser massa de manobra nas mãos desde homens inescrupulosos.
Que Deus tenha misericórdia do seu povo.
Paulo Siqueira

Fonte: http://pedrasclamam.wordpress.com/2013/06/26/deus-nos-livre-de-uma-teocracia-evangelica-no-brasil/

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .