3 de setembro de 2013

Pirralhismo espiritual

"Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos."
(1 Coríntios 14:20)

"Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino."
(1 Coríntios 13:11)

"Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?"
(1 Coríntios 3:1-3)

No dia-a-dia de nossas vidas como cristãos é o que mais vemos, infelizmente, são exemplos de meninice como as dos coríntios. Parece que, após quase 20 séculos, não aprendemos absolutamente nada com o exemplo dos antigos e insistimos em viver ignorando o cristianismo de muitos pela roupa que ele veste, pelo som que ele escuta, por ele não ser do mesmo ministério ou até pior, por ele não ser da mesma congregação, da mesma célula, grupo familiar, ou simplesmente porque eu "não vou com a cara do indivíduo". Essa semana mesmo soube de um caso de uma irmãzinha que simplesmente passou a desprezar um certo irmão da igreja e achar que ele está desviado. O motivo? Quem sabe! Mas desconfia o irmão que seja simplesmente por ele gostar de rock. Detalhe: O próprio pastor da igreja desse irmão não tem nada contra quem gosta de rock. Pois é, é chocante, e se pensarmos que a tal irmã não é uma senhorinha de 60/70 anos, que antes mesmo de ser cristã já achava rock ruim, estamos falando de JOVENS!

Isso é o de menos. Eu já vi coisas piores. Eu VIVO vendo cristãos de outras congregações que passam por mim como se eu não existisse. Como se ao invés de uma Bíblia Sagrada na mão eu estivesse com uma bíblia satânica, com um Alcorão ou com o "evangelho" segundo Allan Kardec, ou talvez com uma espingarda pra matar eles... só pode, porque eles ao invés de dar "paz do Senhor", sua atitude é olhar dos pés à cabeça do indivíduo, como se tivessem uma visão de raio-X para tentar detectar satã no corpo da pessoa. Isso é uma balburdia!

Dentro de igrejas, vejo isso. Vejo irmãos disputando se o calvinismo ou o arminianismo é o certo. Vejo irmãos querendo que sua célula dê mais pessoas que a do outro, que seu grupo familiar ou seu culto nos lares seja o mais "fervoroso", que o culto ou evento que pretende promover dê mais público que o que outro fez ou faz, que ele ganhe muitos elogios do pastor diante da reunião de líderes. Eu vejo, e meus olhos enchem-se de lágrimas quando vejo.


"Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.'" (Mateus 12:25)

É chocante quando vemos que as Palavras do Bom Mestre parecem que se perdem no vento quando analisamos nossas próprias atitudes.

Paulo, em I Coríntios teve muito trabalho com a igreja de lá. Eles viviam disputando lideranças ("eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas", capítulos 1, 3 e 11), se achavam autossuficientes e ricos (cap 4), favoreciam os "melhores" membros em detrimento dos menos influentes (cap 4), ignoravam a imoralidade dentro da congregação (cap 5 e 6), apresentavam queixas de outros irmãos a ímpios ao invés de resolverem entre si mesmos (cap 6), não tinham cuidado com os novos na fé no que tange a dar exemplo (cap 8), não ajudavam o apóstolo no seu ministério (cap 9 - em II Coríntios vemos q essa atitude mudou completamente), eram negligentes quanto a ceia e criticavam os que não seguiam suas tradições (cap 11), viviam em busca de dons só para se vangloriarem (caps 12, 13 e 14) e alguns até ignoravam o motivo real de sua conversão: JESUS e não bençãos materiais (cap 15). É uma carta carregada de repreensões, mas todas sem dúvidas por um motivo central: meninice (a não muito tempo atrás escrevi um artigo inteiro sobre esse livro). 


A maior meninice é a que nos leva a tentar viver o Evangelho "do meu jeito". É um erro fatal, pois nos leva a tentarmos ser tudo que se mostra acima: melhores que os outros, mais "santos" que os outros, vivendo de aparências, entre outros erros absurdos tais quais os apresentados ao longo do texto e tantos outros, como fofocas, dissenções, disputas internas, disputas interministeriais, calúnias, difamações, achismos, orgulho, ganância, e tudo o mais que em NADA reflete o Espírito Santo, pelo contrario, como diz o mesmo Paulo em outra carta, aos Gálatas, são OBRAS DA CARNE:

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
(Gálatas 5:19-21)

Que tenhamos o discernimento do Espírito Santo e a humildade de reconhecermos onde caímos e nos arrependamos enquanto há tempo, pois o Grande Dia está próximo (Apocalipse 2:5).

Publicado originalmente por mim mesmo em DESTRUINDO A MENTIRA.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!