Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

19 de setembro de 2009

Esquisitices da música gospel – Final


Dança profética

Por Renato Vargens
Uma das mais marcantes características litúrgicas das igrejas neopentecostais são os grupos e ministérios de dança. Do Oiapoque ao Chuí tornou-se comum encontrar nas comunidades evangélicas grupos coreográficos que dançam em meio ao louvor. Mediante passos coreografados, roupas extravagantes e esvoaçantes, além de variados acessórios, rapazes e moças dançam de forma esfuziante enquanto o povo de Deus entoa canções a Deus.
Bom, antes que seja apedrejado pelos bailarinos de plantão, quero afirmar que acho a dança uma arte belíssima, e que acredito piamente que possua o seu lugar e espaço no cenário evangélico. Entretanto, colocar a dança em meio à adoração é no mínimo mau gosto. Ora, para inicio de conversa o momento de adoração deveria ser única e exclusivamente para adorar a Deus e não para a apresentação de grupos artísticos. Para piorar a situação algumas das danças em questão são absurdamente sensuais, de péssima coreografia e com uma roupa que faz inveja a qualquer concurso brega deste pais.
Se não bastasse essa esquisitice toda, os que advogam o ministério de dança o fazem afirmando que quando dançam, agem profeticamente. Como não poderia deixar de ser, os bailarinos gospel forçam uma intrepretação biblica fundamentando sua prática em textos do Antigo Testamento, como por exemplo, os episódios ocorridos a Miriã e David respectivamente. No novo Testamento encontram base para o seu comportamento ao afirmarem que João Batista estremece e salta de alegria no ventre de sua mãe ao sentir a presença do Messias. Além disso, afirmam que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma e em virtude disto podem dançar com liberdade.
Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Não sou contra a dança, desde que seja feita de forma contextualizada e fora do momento de louvor com musica. O que não dá, é no meio da adoração, tirarmos a atenção daquele que nos salvou focando num bando de dançarinos despreparados, achando que aquilo que fazem é expressão de arte. Ora, se querem dançar, que o façam em momentos diferentes através de ritmos diferentes e com roupas menos esquisitas.
Pois é, como já escrevi anteriormente parece que nos últimos anos, a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo. Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.
Pense nisso!

24 comentários:

  1. rsrsrsrsr

    Davi fez um sacrifício de Louvor perante a Arca, ele fez algo sem ensaios.

    Já vejo aqui na minha cidade academias, com curso de ballet gospel..??? (hein??)

    Bizarrice... NÃO CONCORDO!! SOU CONTRA!! E se achou ruim, chore... e na melhor das coisas que pensar contra mim... ORE.

    Fui convidado uma vez para ser o lider de um ministério desses.

    Eu ri. Além de dizer a todos os dançarinos que eles não aguentariam a diciplina que iria impor a eles em uma semana. (Antes de conhecer a Deus eu era bailarino.)

    Afinal de contas quer fazer algo pra DEUS. Faça bem feito ou então não faça.

    Se eu visse um movimento mal feito, ou feito com má vontade, eu ficaria muito puto.
    Sabem porquê?

    Por que DEUS FEZ movimentos perfeitos pra mim, não fez nada de má vontade, muito menos pensando que é assim que ele dá conta.

    PORRA!!! Até quando vão continuar fazendo estas merdas pra DEUS e achando que tá bom.

    Adorei o post... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Eu vi um palavrão ali em cima nos comentários?
    Dançar não pode, mas se revoltar contra os irmãos que acham que não estão fazendo nada de errado e querem louvar a Deus pode. Falar palavrão pode!
    Meu querido Alan, IRA é pecado.

    Eu acho que Deus não ensinou nada disso de falar mal das pessoas e ser agressivo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo Bom dia.

    Queria poder chamá-lo pelo nome, mas seu desejo de se proteger foi maior, afinal de contas quem é que gosta de se expor?

    Acho engraçado essa visão que todos tem de DEUS, do pai bonzinho e bonachão, que não pune, não se ira, não se vinga.

    Leia sobre a vida de moisés, elias, davi, paulo, e verá características em DEUS que você provavelmente jamais sonhou.

    Para dar o tom dramático ao que escrevi, usei de linguagem coloquial e achei o termo apropriado para justamente despertar a atenção que gostaria.

    Acho engraçado você colocar sobre os irmãos estarem fazendo certo ou errado, quando pediram a arão que fizesse o bezerro de ouro, tb acharam certo. Quando murmuravam no deserto, acharam que estavam certos, quando paulo consentiu na morte de estevão achava que estava certo.

    E ai? Estavam certos ou não?

    Eu não me conformo com este século.
    E me iro mesmo, porque a bíblia está ai para ser lida, meditada, guardada em nossos corações, mas ao invés disso, foram inventadas danças, ministerio disso e daquilo... e PALAVRA que é bom, NADA.

    Espero ter sanado suas dúvidas, qualquer coisa estarei as ordens.

    Fica na Paz;

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus.. quanta Ignorância, os ministérios de dança fazem da dança a sua forma de adoração, assim como o de louvor adora com músicas...

    se vc realmente quer adorar, não vai se deixar distrair por uma "apresentação" como vc chama..

    acho q vc deveria ter mais visão espiritual e orar para que Deus venha mudar casos que vc não concorde, não ficar fazendo críticas destrutivas a esses ministérios que em sua maioria tem o intuito de adorar a Deus..

    Afinal. a adoração é pra Ele não para as pessoas!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lala.

    Gostei do seu ponto de vista e já compartilhei dele. Como coloquei antes, já fui bailarino.
    Sei tudo que envolve a dança.
    Sei dos sacrifícios de louvor que muitos entregam nos montes ou em suas casas através da dança.

    Mas me diga uma coisa, como que poderia fazer algo para Deus, demonstrando falta de reverência?
    Como ficaria a situação da sensualidade?
    Como você me explicaria o fato de pessoas buscarem acima de tudo aparecerem mais e mais para auto afirmar sua fé cristã?
    Se o cara tem um chamado para ser um mestre, ele não quer, porque quer ser pastor e sentar lá em cima do púlpito, porque é uma grande honra e talz...
    Não vou ser doutor, levita, profeta e etc...

    Falta discernir o certo e o errado da situação lala.

    Já vi pessoas dançando para DEUS várias vezes, olhos fechados, profunda reverência, sem ensaio algum. Sem movimentos pré marcados do ballet, sem dança conteporânea, sem nada disso.
    Apenas se movendo como forma de adoração.

    Creio que se você conhecesse a igreja há 12 anos atrás, eles diriam a você que dançar dentro da igreja é heresia, assim como disseram sobre várias outras coisas que são permitidas hoje.

    Mas há de convir comigo, que está tudo muito fácil hoje, tem muito entretenimento na igreja, tem banda desse jeito e daquele outro, tem grupo de teatro, de dança, de rock, de evangelização, de oração, de estudo e etc...

    O mundo invadiu a igreja, e os pastores aceitaram isso para que elas não se esvaziassem.

    É triste ver isso.

    Eu vi uma época de milagres, de sabedoria, de conhecimento, de PODER DE DEUS.

    E isso infelizmente ficou lá no passado.

    Abraço e a paz.

    ResponderExcluir
  6. Meu quirido, acho q vc precisa é d Deus na sua vida!
    Vc é muito critico, acha q é assim q se agrada a Deus?
    "Louvai ao Senhor com Danças"... isso é biblico!!!!
    Vou orar por você!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Anônimo.

    Analise o texto, veja os comentários e pense um pouco.

    Afinal de contas, estamos aqui para nos edificar, se acha nossa opinião contrária sua, nos admoeste, se concorda em parte, se expresse.

    Mas não deixe seu comentário assim tão vago.

    Se estiver falando para mim, te agradeço pela oração.

    Fique na paz

    ResponderExcluir
  8. Olhe irmãos!! Acho q a dança em si não tem problema nenhum, desde que não venha como demonstrativo sexual ou algo desse gênero. Agora, creio que se nos preocuparmos demais com coisas deste tipo (dança profética), que por sinal não causa escandalo nenhum, mais sim expressa a adoração a Deus com um diferente tipo de dom, estaremos nos igualando a seitas e heresias, que dão mais importância a usos e costumes do que a doutrina do Senhor Jesus.

    Fiquem na Paz!

    ResponderExcluir
  9. Oi, estava lendo a conversa de vcs, entendi ambas as opiniões, e sugiro que leiam o livro Uma vida com Propósito (Rick Warren). Neste livro o autor aborda os propósitos de Deus p nossas vidas, e q cada pessoa tem seu ministério específico,mas nem por isso deve deixar os pro´positos do Pai de lado. Leiam e meditem esse livro é uma revelação do céu.
    Fiquem na Paz!!!

    PS.Eu tbm danço!!!

    ResponderExcluir
  10. Ministro com dança e sinto o Espirito Santo de Deus mover em minha vida...sei que ele coloca cada passo em meu coração e sei que cada levantar de mãos e gestos são para honra e glória do Senhor Jesus e a igreja é tocada com a minha adoração...Pessoas ja foram batizadas com o Espirito Santo enquanto eu ministrava o coração de Deus para a igreja... Bem tambem acho que adoradores não precisam de ballet mas temos que fazer o melhor para o Senhor, e aperfeicoar os dons que ele nos deu.
    Bem em relação a coreografias acho realmente importante para envolver outros jovens que se identificam com o ministerio e estão visitando a igreja, que na maioria acham igrejas evangélicas um lugar careta, e quando se deparam com a alegria da igreja os jovens dançando de maneira adequada, mudam sua visão..
    Meu amiga Alan em relação aos diferentes generos musicais creio que vc esta equivicado...pois se fossemos levar ao pé da letra iriamos ficar somente louvando hinos da arpa...e a palavra de Deus é viva ela se ronova a cada dia..e creio que Deus dá estratégia para nos percarmos aliás foi para isso que fomos chamados ...PARA POVOAR O CÉU...portanto irmão antes de tudo vamos vigiar, vamos orar mais e pedir perdão por pré julgarmos um irmão...Estou comentando os comentários, pois sobre o post definitivamente Não Quero Pecar!

    Bjus e Paz do Senhor
    Queridas e queridos ministros de dança não se deixem abater...sabemos que existem joios em meio ao trigo...Vamos continuar adorando ao Senhor com nossos gestos e o mais importante com o nosso S2

    ResponderExcluir
  11. Oi,entendi ambas as partes; e concordo sim ki muitas pessoas usam titulos para aparecer e ki tbm usam, as vezes, a dança para meios sem fins.
    Agora a dança PROFÉTICA é um meio de adoração a Deus e geralmente esta dança é feita ao louvor sem ensaios com passos inspirados pelo Espirito de Deus,então eu concordo sim com a dança desde que usem deste meio para luovarem e engrandecerem o Senhor nosso Deus...

    ResponderExcluir
  12. enquanto muitos de nos estamos querendo mostrar quem esta certo ou errado,existe uma geraçao que precisa de Deus.
    e isso esta encarregados a nos fazer!!
    "ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura"
    fiquem com a paz !!!!!

    ResponderExcluir
  13. a paz do Senhor a todos,tenho 24 anos e nasci em lar evangelico, e fazia parte de uma igreja muito rigida, com o passar do tempo essa mesma igreja mudou de pastor,e esse pastor tem nos ensinado muito sobre adoração, mas sempre focalizando a descencia, por que eu vi que o anonimo critica muito a dança como forma de adoração,em parte é ate plauzivel o que ele diz, mas ele ñ pode generalizar pois no meio evanvelico infelizmente vc ve muitos absurdos, mas há um povo que realmente que adorar ao Senhor em espirito e em verdade, na minha igreja tem dança profética e eu faço parte do grupo e a igreja recebe da gloria de Deus atravez de nós, e particulamente cada integrante é renovado pelo Senhor a cada dança, mas tudo com ordem e descencia, pois é isso que a palavra diz. fiquem na paz....

    ResponderExcluir
  14. oi entao acho q realmente vc precisa muitoooooooooooooooo de Deus...
    ja vi varias pessoas aceitarem a jesus e serem libertas atraves da dança eu sou um exemplo vivo disso.. fui tocada atraves da dança no momento do louvor.... mais vou orar por vc
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  15. Discordo totalmente

    Na minha igreja tem um ministério de dança q é um benção.
    Almas já foram salvas através do grupo de louvor e sempre quando esse grupo se apresenta o poder de Deus cai e muito.. á maravilhoso como eles se entregam na dança para adorar a Deus

    Vc simplesmente não senta no banco e fica vendo eles dançarem.. muito pelo contrário vc fica com uma imensa vontade de extravagar a adoração à Deus e por muitas vezes comecei a chorar sentindo o espírito santo tocando em mim através das coreografias e da adoração com hinos tocantes e abençoados.

    Não creio q o foco de Adoração a DEUS esteja fora sendo q no nosso ministério o Espírito Santo toca profundamente quando eles se apresentam para adorar a DEUS

    ahhh o nome do ministério é
    "Adore e Dance"

    ResponderExcluir
  16. Olá a graça e paz irmãos....
    eu prestei muita atenção nesses comentários
    e olha q eu só tenho 12 anos e minha professora de dança diz como um ministério somos um só corpo e ainda somos profetas da dança sabe porquê???
    se profetiza com gestos,palavras,dança,e adoração
    nosso ministério abençoou várias pessoas que foram assistir sei q a graça de Deus está sobre nós em cada ministração e é muito bom estar ministrando enquanto adoramos o senhor!!!
    se alguém já teve essa oportunidade de fazer isso é muito bom e a gente faz isso não é pra pai não é pra mãe nem ninguém .....
    é pra Deus e somente a ele!!!!
    quem é digno de todo louvor e adoração!
    abraços....
    pensem nisso!!!

    ResponderExcluir
  17. ACHO QUE O ALAN E O "DONO DO BLOG", QUEM QUER QUE SEJA! NÃO LEU OU AO MENOS OBEDECEU A SUA PRÓPRIA REGRA! (5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

    -QUANTO AO TEXTO E ALGUNS COMENTÁRIOS PEÇO PARA QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE SUAS VIDAS.

    PAZ!

    ResponderExcluir
  18. temos visto que nos ultimos dias , Deus tem tr zido a vivamento abundante sobre a igreja; Satanas nao criou nada nesse mundo, nem dança , nem ritimos musicais, nem nada .Tudo foi Deus quem criou. Devemos pensar como Deus pensa, e nao como nos achamos.Se foi Deus quem criou para nos ,entao devemos usar.Nao devemos adorar do nosso jeito ,devemos adorar do jeito que Deus quer ser adorado.Se Deus diz em sua palavra: Louvai com danças ; entao devemos louvar.

    ResponderExcluir
  19. Olá a todos....
    Não quero me meter em confusão, pois o nosso Deus não é Deus de confusão....
    Quero somente comentar a respeito da dança;sou líder de dança há alguns anos e já vi de tudo...pessoas q usam titulo, cargo na igreja, se exibem pela dança ou pela roupa....mas vi tbm,pessoas sendo tocadas atravéz da dança, da verdadeira adoração,sendo ela cantando ou dançando...já vi pessoas sendo curadas..eu mesma posso testificar isso... quando dançamos com a intenção de adorar nosso Deus, um milagre acontece...dançar como adoração é biblico..salmos é um livro q mostra claramente isso...respeito a opinião dos meus irmãos e digo com convicção que,ministério de dança e do Senhor SIM.!

    A paz para todos.

    ResponderExcluir
  20. Quem dera se pudéssemos procurar, ao ler a biblia, de todo o coração a verdade de Deus, sem influências desse século e do que vcs chamam de gospel, influenciando pessoas e sendo influenciados por qualquer onda espiritual ou mistica que por ignorancia nunca foi e nunca vai ser vinda de Deus. Ele nunca precisou e nunca vai precisar disso que alguem um dia achou bonito e por ignorancia muitos tomaram por verdade. Analisem a biblia com o coração e com a mente, e nao com emoções e busca por saciar o ego, sem moralismo e religiosidade como fariam os fariseus, mas com o coração contrito e angustiado pelas almas que estao se perdendo a cada minuto, muitas iludidas por um outro "evangelho" que vem sendo moldado com a ajuda de satanás. Maranata!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que vc está completamente errado , vc está olhando para alguns e esquecendo dos outros . Assim como vc disse que tem pessoas que dançam sensualmente tem outras que não dançam dessa maneira. Pois no louvor tem pessoas que antam para engrandecer á Deus e outras pra se exaltar perante os homens. Pra mim a dança é sim uma forma de adoração assim como o louvor , se vc dançar por dançar vc não vai estar adorando iqualmente se vc louvar por louvar vc não vai estar adorando , agora se vc fizer algo á Deus em espírito e em verdade vc estará sim adorando á Ele . Criticar é fácil o difícil é vc ser criticado e aconselhar mesmo em meios as críticas, eu me sinto bem dançando pra Deus a necessidade de se alegrar em meio a felicidade é do ser humano mas a forma em que expressamos a nossa alegria é de cada um , a dança pra mim é uma forma de expressar a minha alegria perante a presença de Deus me dedicando a ele com o que faço de melhor e se isso não é adorar então ... me ensine pq eu estou disposta a aprender o certo.!

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!
    Olha eu entendo completamente o seu pensamento, mas quero te dizer uma coisa...
    Quando dançamos ali no meio do louvor, tbm estamos adorando e agradecendo a Deus, assim como os ministros de louvor fazem...
    Ali em cima, ou em qualquer parte da igreja que este alguem dançando, ele não esta apenas dançando, mais sim ministrando!!!
    Sim existe MINISTROS de dança, pq este é o dom que Deus nos deu e a dança não existe sem musica, ou seja precisa ser na hora do louvor, pq se tivermos q dançar com uma gravação, pq não substituimos os musicos por um cd neh?!
    Pq Deus nos chamou assim, da forma que somos para exercemos nosso dom...
    Amado, ja vi pessoas sendo curadas, libertas, renovadas pelos movimentos profeticos, que não são coreografias ensaiadas, são movimentos espontaneos, subimos ali totalmente dependente do Espirito Santo, que nos usa como ferramentas. Concordo que algumas equipes exagerem nas roupas, ou na sensualidade, tudo isso depende do coração da dirigente. Sera que as que vc vê estão subindo ali com um coração grato a Deus e dispostas a ser instrumentos, ou sobem pq são bailarinas e não ministras e estão ali so pra dançar?
    bom, é isso!!!

    ResponderExcluir
  23. A paz do Senhor !
    Bom, meu nome é Barbara, tenho 15 anos.
    Olha, eu queria esclarecer umas coisas.
    Primeiro, no Salmo 150 diz que devemos louvar a Deus com Danças.
    Segundo, no post fala sobre a roupa e que elas são feias e que deveriam ser menos esquisitas. Eu não acredito que Deus vai ver a roupa que estamos, mas sim o nosso coração. Mas também devemos lembrar que somos templo do Espírito Santo e que devemos fazer tudo com excelência.
    Terceiro, Irar-se não é pecado e isso é bíblico !
    Quarto : a dança profética não foi feita para 'expressar a arte' e sim para expressar o que está no coração de Deus através de movimentos.
    Quinto : na Dança Profética cada movimento tem um sentido profético sim e é uma forma de ADORAÇÃO. Não há nada de errado em fazer adorações espontâneas na hora do louvor, pois os irmãos não deveriam cessar seus louvores, pois como eu já disse a dança também é uma forma de adoração.
    Ao invés de ver irmãos discutindo entre si deveríamos louvar a Deus e amar uns aos outros.
    :D

    ResponderExcluir
  24. A Paz do Senhor, amados!
    Bom, eu li o post e todos os comentários. E eu nem sei direito como começar.
    Antes de tudo eu quero esclarecer que eu não estou aqui p/ julgar ninguém. E isso é bastante difícil quando a gente vê tantas coisas que nos deixam tristes, como todos esses comentários.

    Enquanto estamos discutindo, debatendo e desrespeitando a opinião do próximo de forma grosseira, o nosso vizinho está precisando de uma Palavra! Existem pessoas que precisam ser evangelizadas enquanto nós estamos tendo um debate nada produtivo e bastante confuso!

    Gostaria de expor, e não impor as minhas opiniões a respeito da adoração atravéz da dança:

    Primeiro: Gente, todos nós sabemos que quem criou TUDO foi Deus. E quando digo "tudo", eu digo TUDO MESMO, inclusive as trevas!(Isaías 45. 7)

    O mal existe porque é a ausência de Deus! É como se fosse o contrário de Deus.

    Eu acho que na nossa vida, devemos honrar a Deus com todas as coisas.

    -Devemos usar a música para louvar e adorar a Deus. Isso é Bíblico, todo mundo sabe. rs

    -Devemos honrar e adorar a Deus com as nossas ofertas.

    -Com as nossas atitudes.
    [...]

    Como uma pessoa disse aqui: "Satanas nao criou nada nesse mundo. Nem dança , nem ritimos musicais, nem nada. Tudo foi Deus quem criou."
    E tudo é para HONRA E GLÓRIA DO NOME DELE.

    Gente, se a Bíblia fala que devemos louvar a Deus com danças, eu acho que não é pecado louvar a Deus com danças!

    Mas a gente não pode confundir as coisas, ou generalizar todas as pessoas que adoram a Deus através da dança por causa de pessoas que são egocêntricas, e que querem DANÇAS, e não ADORAR.

    É a mesma coisa que falar que todos os evangélicos são ladrões porque eu conheço um pastor ladrão.
    Dança é a mesma coisa que música. Mas louvor e adoração é diferente. Louvor e adoração são feitos através da música, das palavras, das atitudes, da dança. Isso vem do íntimo, do coração!

    Se satanás usa a dança imoral, a música, os filmes, as novelas, os livros, as revistas, o teatro para levar vidas p/ o inferno JUNTO COM ELE, não quer dizer que ele é o criador dessas coisas e não quer dizer que não possamos usá-las para honrar a Deus.

    É a mesma coisa do sexo no casamento.
    Se as pessoas fazem sexo antes do casamento e isso é errado, não quer dizer que o sexo deve ser anulado no casamento. O sexo foi feito para a reprodução e para demonstração de amor entre O MARIDO E A SUA ESPOSA!

    O sexo não foi feito para ser banalisado. O sexo não foi feito para ser um ato imoral e fora do casamento!

    Eu assemelho essas pessoas que só querem dançar por dançar, com aquelas que só querem cantar por cantar! E essas pessoas não precisam ser ACUSADAS E APONTADAS. Elas precisam de oração.
    Se você for julgá-la, desista, ela não precisa de você! Ela já tem Deus p/ isso. E SE DEUS PODE SALVÁ-LA DO ENGANO, QUEM SOMOS NÓS, POBRES SERES HUMANOS, PARA JULGAR AS PESSOAS?

    Pensem com carinho amados.

    ************************************************
    Jesus ama os cegos, os apontadores, os pedófilos, terrorístas, assim como ama a mim e a você!
    ************************************************

    #João L

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .