Alguns cristãos não se interessam em estudar as seitas, não busca conhecer as outras religiões, suas doutrinas, como surgiram e outras informações sobre elas.
Quando são visitados por pessoas de outras religiões não sabem como responder, refutar suas afirmações e preferem não atender. Esquecem que tais pessoas também necessitam de conhecer a verdade e que nós cristãos temos a obrigação de procedermos devido esclarecimento dos assuntos espirituais da fé (I Pe 3.15)
O que devemos fazer? Deixar que elas continuem no caminho que estão ou conversar educadamente sobre a Palavra de Deus mostrando a verdade que liberta?
Para quem escolheu a segunda opção, existe um preço a pagar - estudar a Palavra do Senhor. Encontramos muitos crentes sinceros que lêem a Bíblia, mas poucos dedicados em examiná-la.
Ler a Bíblia é muito bom, mas estudar, analisar, examinar é melhor.
O meu convite para você é estudar a cada semana, as religiões, as seitas e saber responder o porquê cremos na Palavra de Deus, na pessoa de Cristo e seus ensinamentos.
Eu quero dar algumas razões do porquê devemos estudar apologética cristã.
1 – Evangelização: Se conhecemos o que as religiões pregam e adotam como regra de fé, não vamos ser pegos de surpresa quando evangelizarmos. Sabemos que existem pessoas sinceras em diversas religiões, mas elas precisam conhecer a verdade. Devemos estar preparados para evangelizar estas pessoas com amor.
2 – Defesa da fé – Muitas religiões ou seitas preparam seus seguidores para sair nas ruas para conseguir novos adeptos. Estas preparações são feitas através de cursos, seminários, palestras e estudos sistemáticos das suas doutrinas.
Existem seitas que são especializadas em trabalhar com evangélicos, tendo como objetivo, alcançar os novos convertidos.
Por isso, é necessário os cristãos estarem preparados, saber manejar bem a Palavra da Verdade, conhecer os versículos que são distorcidos para saber responde-los.
3 – Proteção ao rebanho – Todo pastor ou líder de ministério, congregação ou alguém que está à frente de algum ponto de pregação deve se dedicar a conhecer outras religiões e seitas para proteger o seu rebanho.
É necessário repassar estes estudos aos membros, alertando-os de como as seitas são disseminadas. A escola bíblica dominical deveria ter a preocupação de levar ao conhecimento do membro, estudos apologéticos.
Uma necessidade que vejo nas igrejas é realizar cursos especializados para as pessoas que chegam de outras religiões.
Muitos aceitam Jesus como Senhor e Salvador, mas têm diversas dúvidas e questionamentos e a igreja não têm um curso especializado na apologética.
Imagine alguém que vem do catolicismo!
Esta pessoa necessita saber o porquê a Bíblia católica possui mais livros que a bíblia evangélica, o que são livros apócrifos, porque não se deve adorar aos santos, porque não devemos praticar a repetição das orações e outras práticas que tinha em sua vida espiritual.
Quem vem das Testemunhas de Jeová tem muitas perguntas, dúvidas e necessitam saber quem é realmente Jesus e conhecer as doutrinas básicas.
Muitas vezes, os adeptos que são doutrinados com certa freqüência, mesmo quando descobrem que sua religião não leva ao céu, não aceitam facilmente e dependendo a influência e o trabalho ativo que tinha em sua ex-religião, até se suicidam ou preferem caminhar pelo ceticismo.
É necessário que o pastor ou alguém preparado venha a ensinar os ex-adeptos, dar respostas a eles para que não venham se desviar do caminho e conhecer a Palavra de Deus.
I Pedro 3 v. 15-16 : "... antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo."
4 – Preparar os missionários – Todo e qualquer missionário deve estudar apologética. Se a igreja envia o missionário para qualquer lugar do mundo sem o conhecimento da região, da cultura, das doutrinas religiosas nativas, o missionário poderá se frustrar ao evangelizar e até correr risco de morte.
Com o conhecimento prévio, ele poderá ter estratégias para alcançar o perdido. Um missionário bem preparado em todas as áreas é um missionário abençoado.
Por: Alexandre Farias
4 de dezembro de 2009
Home »
Textos apologéticos
» Por que estudar apologética?
Por que estudar apologética?
Related Posts:
Evangelismo ou Lavagem Cerebral ? A imagem adverte sobre o perigo contido nas pregações modernasA primeira vez que vi a “lavagem cerebral” evangelística foi na Inglaterra, em 1945. Eu havia recebido a tarefa de ajudar uma jovem que “viera… Read More
Paletó Poderoso Daniel Clós Cesar Quero antes de mais nada explicar a ilustração deste texto. Não se trata de um chiste com aqueles que um dia tiveram uma experiência real e genuína no Espírito Santo. Ainda que com ressalvas (não vou es… Read More
Igreja Universal do Reino de Deus: Histórico da seitaEscândalos, prisoes de Edir Macedo, um histórico da seita Universal do Reino de Deus. Por Leonardo Gonçalves Edir Macedo é um grande empreendedor da fé. Desde que fundou a Igreja Universal do Reino de Deus em julho de 1977, e… Read More
Outra filha da Mundial: Templo Mundial do Resgate da Fé Desde que minha super amiga Sueli me alertou do sumiço do bispo Sebastian de Almeida da programação do Canal 21, tenho tentando obter informações a respeito. Para quem não sabe, o bispo Sebastian de Almeida era um dos prefe… Read More
Os urubus gospels da internet Por Marcos Botelho "O profeta sente dor em mostrar os erros." Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não tornar-me um deles! Os profetas sempr… Read More
1 comentários:
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .
Algumas coisas que você escreveu sobre as Testemunhas de Jeová me deixou assustado.
ResponderExcluirÉ uma pena que tenha criado uma visão tão enuviada pelo preconceito sobre nós.