Alguns cristãos não se interessam em estudar as seitas, não busca conhecer as outras religiões, suas doutrinas, como surgiram e outras informações sobre elas.
Quando são visitados por pessoas de outras religiões não sabem como responder, refutar suas afirmações e preferem não atender. Esquecem que tais pessoas também necessitam de conhecer a verdade e que nós cristãos temos a obrigação de procedermos devido esclarecimento dos assuntos espirituais da fé (I Pe 3.15)
O que devemos fazer? Deixar que elas continuem no caminho que estão ou conversar educadamente sobre a Palavra de Deus mostrando a verdade que liberta?
Para quem escolheu a segunda opção, existe um preço a pagar - estudar a Palavra do Senhor. Encontramos muitos crentes sinceros que lêem a Bíblia, mas poucos dedicados em examiná-la.
Ler a Bíblia é muito bom, mas estudar, analisar, examinar é melhor.
O meu convite para você é estudar a cada semana, as religiões, as seitas e saber responder o porquê cremos na Palavra de Deus, na pessoa de Cristo e seus ensinamentos.
Eu quero dar algumas razões do porquê devemos estudar apologética cristã.
1 – Evangelização: Se conhecemos o que as religiões pregam e adotam como regra de fé, não vamos ser pegos de surpresa quando evangelizarmos. Sabemos que existem pessoas sinceras em diversas religiões, mas elas precisam conhecer a verdade. Devemos estar preparados para evangelizar estas pessoas com amor.
2 – Defesa da fé – Muitas religiões ou seitas preparam seus seguidores para sair nas ruas para conseguir novos adeptos. Estas preparações são feitas através de cursos, seminários, palestras e estudos sistemáticos das suas doutrinas.
Existem seitas que são especializadas em trabalhar com evangélicos, tendo como objetivo, alcançar os novos convertidos.
Por isso, é necessário os cristãos estarem preparados, saber manejar bem a Palavra da Verdade, conhecer os versículos que são distorcidos para saber responde-los.
3 – Proteção ao rebanho – Todo pastor ou líder de ministério, congregação ou alguém que está à frente de algum ponto de pregação deve se dedicar a conhecer outras religiões e seitas para proteger o seu rebanho.
É necessário repassar estes estudos aos membros, alertando-os de como as seitas são disseminadas. A escola bíblica dominical deveria ter a preocupação de levar ao conhecimento do membro, estudos apologéticos.
Uma necessidade que vejo nas igrejas é realizar cursos especializados para as pessoas que chegam de outras religiões.
Muitos aceitam Jesus como Senhor e Salvador, mas têm diversas dúvidas e questionamentos e a igreja não têm um curso especializado na apologética.
Imagine alguém que vem do catolicismo!
Esta pessoa necessita saber o porquê a Bíblia católica possui mais livros que a bíblia evangélica, o que são livros apócrifos, porque não se deve adorar aos santos, porque não devemos praticar a repetição das orações e outras práticas que tinha em sua vida espiritual.
Quem vem das Testemunhas de Jeová tem muitas perguntas, dúvidas e necessitam saber quem é realmente Jesus e conhecer as doutrinas básicas.
Muitas vezes, os adeptos que são doutrinados com certa freqüência, mesmo quando descobrem que sua religião não leva ao céu, não aceitam facilmente e dependendo a influência e o trabalho ativo que tinha em sua ex-religião, até se suicidam ou preferem caminhar pelo ceticismo.
É necessário que o pastor ou alguém preparado venha a ensinar os ex-adeptos, dar respostas a eles para que não venham se desviar do caminho e conhecer a Palavra de Deus.
I Pedro 3 v. 15-16 : "... antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo."
4 – Preparar os missionários – Todo e qualquer missionário deve estudar apologética. Se a igreja envia o missionário para qualquer lugar do mundo sem o conhecimento da região, da cultura, das doutrinas religiosas nativas, o missionário poderá se frustrar ao evangelizar e até correr risco de morte.
Com o conhecimento prévio, ele poderá ter estratégias para alcançar o perdido. Um missionário bem preparado em todas as áreas é um missionário abençoado.
Por: Alexandre Farias
4 de dezembro de 2009
1 comentários:
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .
Algumas coisas que você escreveu sobre as Testemunhas de Jeová me deixou assustado.
ResponderExcluirÉ uma pena que tenha criado uma visão tão enuviada pelo preconceito sobre nós.