Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de março de 2010

O Homem nunca falha?

É impressionante a doutrina da infalibilidade papal. O nome assusta mas o papa só é infalível quando se pronuncia "ex-cathedra", isto é, usando os poderes da cadeira de Pedro como Pastor e doutor da igreja, isto define o cargo de ação do dogma.

Por sua vez o objeto desta infalibilidade está restrito tão somente a temas concernente à fé e moral. Mas quem é o papa para legislar sobre fé e moral? Teria ele mais autoridade do que os outros para impor posições como por exemplo proibir a camisinha como método anticoncepcional ou o sexo apenas como método para procriação.

Seria correto papas imorais legislarem em questões morais? Claro que não. Seja ele papa ou não, a bíblia diz claramente que o homem é decaído e devasso seja ele portador de um título ou não. Todos igualmente pecaram e foram destituídos da glória de Deus.

A questão é que todo mundo erra, todo mundo falha. E eu não posso concordar com todo respeito aos católicos romanos com o conceito de infalibilidade papal. Até os apóstolos erraram e tiveram alguns escritos rejeitados pelos concílios. Que Deus nos tenha por inocentes na tarefa árdua de legislar sobre moral, eu de cara já me abstenho dizendo: Sou imoral, o que me torna controlado com relação a esse assunto é a pura graça de Deus, mais nada.

E no mais… tudo na mais santa paz!

por Pr. Márcio de Souza articulista do Gospel Prime

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .