Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de agosto de 2010

Análise: Cassiane - Viva


Depois da novela que durou quase 3 anos, na justiça, num bombardeio de processos envolvendo Cassiane e Mk Music, parece que tudo se resolveu. Talvez não como muitos esperavam, mas, acabou!!
E para quebrar esse jejum obrigatório de CD's inéditos, ao qual teve que se submeter, Cassiane ressurge para carimbar que ainda existe e está bem viva.
Mesmo correndo o risco de ter dois discos inéditos lançados ao mesmo tempo, já que a Mk tem em mãos uma obra inédita da cantora. A poppenteca selou sua união à gravadora Sony Music, numa espécie de volta por cima e juntos lançaram o álbum "Viva".
A começar pela capa no formato digipack, que é novidade entre a discografia da cantora, mas já manjada na Sony Music. A proposta ficou interessante e traz uma simplicidade à produção gráfica do álbum.
Quando você dá o play, antes mesmo de fechar a embalagem e ajustar o volume do som, já se ouve Cassiane interpretando uma das melhores canções do CD, "De uma forma diferente". A canção é pentecostal, mas suave. Lembra bem o estilo das canções reflexivas de Rose Nascimento. Tirar a introdução, deixou a música com um "quê" a mais, ao longo, ela fica mais encorpada, com direito até a uma subidinha de tom. A letra da canção traz uma mensagem de encorajamento, retratando uma fase de vitória que Deus vem trazendo. Linda!
O primeiro single escolhido, "Celebrarei", também se consagra uma das melhores canções do disco. Num estilo mais pop, com bastante violões, a novidade da canção, fica por conta do coro infantil, entoando o ponto ápice da canção. A letra fala sobre o céu, quando chegarmos lá, e recebermos a coroa, das mãos de Deus. 
"O Nazareno", é a terceira canção do disco. Com introdução à la "O príncipe do Egito", traz letra forte, e mais uma interpretação marcante da cantora, daquelas para se juntar com "Tremendo e Santo" e "Sinfonia de Louvor" do álbum "A Cura". Fala sobre o poder de Jesus, que ressuscitou e voltará a Terra, para buscar sua igreja, com poder e glória. "O diabo vai ter que dizer, que o Nazareno tem todo o poder!", (trecho da canção).
Mais "light", a quarta faixa vem com mais uma mensagem de encorajamento. "Escolhido", fica interessante a partir da metade. Tem letra boa mas não tem o mesmo brilho das anteriores. Nela, já podemos perceber as guitarras que marcam forte presença em praticamente todo o CD.
No momento rock-pentecostal inédito de Cassiane, temos a música "Sou milagre de Deus" de Vânia Santos, que é surpreendente. O arranjo é praticamente inspirado em"Never Alone" da banda "BarlowGirl", mas que ficou muito legal. Outra, que vai com certeza para a lista das melhores do álbum. Destaque para as guitarras e as cordas.
Em seguida, "Creia no milagre", aborda sobre Ana que por um milagre de Deus, gerou a Samuel. Violinos e guitarras também marcam presença forte na canção. A música é uma verdadeira ministração sobre milagres, diferente e forte.
Um ponto do CD que marca bem essa nova fase, da cantora, pós-guerra (rsrs), é a canção "Memorial de Deus". Do mesmo compositor de "Escolhido", a música já começa com um sax, dando o ar da graça. É outra canção numa roupagem mais pop. A letra é forte, e decreta o fim do tempo de sofrer. Ouvir essa canção é um respiro de alívio, pra quem enfrentou tantos problemas. Outra que entra para o grupo das melhores do disco. "O deserto ficou para trás, a ordem é celebrar".
"A unção de Deus", é uma canção de equilíbrio no CD. Ao estilo de "Erguer as mãos", do álbum anterior, a música é boa, tem sua importância, mas não chega a brilhar entre as melhores. Seria facilmente substituída por alguma mais animadinha...
Outro ponto inédito de Cassiane neste disco, é a canção "Primeiro Amor" num estilo acústico, voz, violão e violinos. Como não poderia faltar nos álbuns da cantora, uma música à la "Oferta agradável a Ti". A letra é simples porém, trás uma reflexão, sobre voltarmos ao primeiro amor, as primeiras obras... Quebrantamento total. A proposta da canção é uma das melhores do disco, e pelo jeito é uma das xodós de Cassiane. As cordas no interlúdio, chegam a arrepiar.
Quebrando esse momento intimidade, "Desemborca o Vaso" é o forró da vez. A cantora fez algumas modificações na letra original da música de Moisés Cleyton, que deve ter escrito, em meio a uma roda de fogo, daquelas típicas de vigília do reteté de jeová. No melhor estilo pé de serra e brega... Fico tentando imaginar Cassiane numa vigília batucando e cantando: " Dê glória e desemborca o vaso, dê glória...". Mas eu gostei.
A cantora, sempre ataca de compositora em seus álbuns, e nesse não seria diferente. "Águas da Unção" faz referência ao tanque de Betesda. É uma ministração a quem ouve... O chavão "mergulhe" presente em mais um álbum da nossa poppenteca...
"Não vai faltar", é um verdadeiro remember ao pioneiro pentecostal da cantora, tão copiada no Brasil inteiro. Música que fala de lutas e vitórias, com letra simples... Caiu como uma luva para a reta final do track list. Bordões do momento, como "quem te humilhou vai ver Deus te exaltar", estão presentes na canção. Já "Faz-me viver outra vez", tem uma pegada mais pop-rock. Inspirada na passagem da visão do vale de ossos secos, a música faz alusão de uma pessoa cansada de caminhar, que precisa de um renovo de Deus. É outra canção que afirma o rock-penteca no CD.
Para fechar o repertório do álbum, 
"Jesus Cristo vem". Outra canção que fala sobre a volta de Jesus, que levará seu povo ao céu. É uma das mais lentas do disco, mas com letra forte. Porém, nada que fosse: "Oh! que música!!".
Diga-se de passagem, "Viva" é bem diferente dos álbuns anteriores. A presença das guitarras em todo o CD, com os outros instrumentos de cordas, fez toda diferença.
Para quem não acreditava mais em uma inovação de Jairinho Manhães, pode perceber uma verdadeira reciclagem em seus arranjos. A ausência das canções mais "festivas" que a cantora costuma gravar, parece ser estranha no começo, mas depois acostuma.
Vale destacar também que a masterização do CD foi feita nos Estados Unidos, trazendo a tecnologia HDCD.
Assim, como na análise que fizemos do Glória, de Fernanda Brum, vamos destacar que a qualidade do álbum está excelente. Pena que muitos dos fãs, só levam em conta o glamour da cantora e não a qualidade musical do álbum.
Antes mesmo de sair da fábrica, já haviam sido vendidas mais de 80 mil cópias do disco, e em menos de 20 dias de lançamento, já conquista disco de platina.
Destaque para: "De uma forma diferente", "Celebrarei", " O Nazareno", "Sou um milagre de Deus", "Memorial de Deus", "Primeiro Amor" e "Não vai faltar".
Estrelas (de 0 a 5): Por toda a penúria que Cassiane viveu com a Mk Music nos últimos três anos, a reciclagem do Jairinho, a humildade de voltar a trabalhar para uma gravadora e por fim, um CD melhor que os dois últimos, merece 5 estrelas.
Vamos ver se o CD que Yvelise tanto se gaba de ter em mãos, Tempo de Excelência, será tão bom quanto...

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .