Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

9 de março de 2011

ESTEVÃO: O exemplo de um cristão cheio do Espírito Santo


Muitos evangélicos estão acostumados a “REPREENDER” e “NÃO ACEITAR” qualquer tipo de tribulação, até parece que não desejam entrar no Reino de Deus, afinal o próprio apóstolo Paulo e Barnabé procuravam confirmar o ânimo dos seus discípulos, exortando a todos a permanecer na fé, afirmando que ”POR MUITAS TRIBULAÇÕES NOS IMPORTA ENTRAR NO REINO DE DEUS” (Atos 14.22)

Logo, um cristão em perfeita comunhão com Deus e cheio do Espírito Santo também pode ter problemas e até passar por várias tribulações.

Um exemplo disso foi o mártir Estevão, que, após seu discurso em defesa do evangelho de Cristo, embora repudiado e até mesmo apedrejado, provou ser um verdadeiro seguidor do mestre nazareno.

Estevão em momento algum ficou cobrando livramento de Deus nem se justificando ou dizendo coisas do tipo: “SENHOR, EU ESTOU SENDO ENVERGONHADO!”, “COMO PODE ISTO SENHOR? EU SOU TEU SERVO FIEL”, “SENHOR, EU QUERO DE VOLTA O QUE É MEU: MEUS DIREITOS E MEUS SONHOS”,” EU REPREENDO ESSAS PEDRAS”, “EU NÃO ACEITO ISSO NA MINHA VIDA”, “EU DETERMINO A MINHA VITÓRIA AGORA MESMO”.

Com certeza, Estevão não conheceu nem se submeteu ao ENGANOSO “EVANGELHO DA FACILIDADE” ou “EVANGELHO TERRENO”, hoje em dia tão pregado nos púlpitos dos templos por homens que usam passagens do Velho Testamento para iludir e fazer muita gente sonhar com o que não é eterno, mas apenas passageiro e perecível, como por exemplo: LUXO, BEM ESTAR, POSIÇÃO DE DESTAQUE E RIQUEZAS TERRENAS.

Estevão sabia que sua pátria não era aqui e que precisava fazer a vontade de Deus para depois alcançar a promessa (Hebreus 10.36).

Estevão creu nas palavras de Jesus, que foi preparar morada no céu para todo aquele que crê. 

Além disso, Estevão mostrou ter mesmo Jesus em sua vida quando pediu para Deus perdoar todos os que lhe APEDREJAVAM.

Isso é ser CHEIO DO ESPÍRITI SANTO.

ENQUANTO MUITOS APRENDEM OU ENSINAM QUE UM CRISTÃO NÃO PODE SOFRER NEM SER HUMILHADO POR NINGUÉM, A HISTÓRIA DE ESTEVÃO NOS ENSINA OUTRA REALIDADE:

ESTEVÃO, mesmo estando CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, MORREU APEDREJADO.

ESTEVÃO tinha uma melhor esperança: o CÉU.

“Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus”. Atos 7.55

“E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”. Atos 7.60

Na Fé

Marcelo e Eunice

Extraído da apostila Um Mestre de Sandálias Pg. 08

Fonte: Caminhando na graça, de Graça!

2 comentários:

  1. Paz irmão.
    Gostei do seu texto da forma que vc explicou as aprovações.
    Muitas das doutrinas fazem isso qdo estamos passando por tribulações,eu repreendo em nome de Jesus.
    Mas eles se esquecem que quem esta no proposito de Deus certamente esta enfrentando problemas,Quem ta no caminho certo,sempre vai existir algo p/ nos desmotivar 2Cor 4:16
    Estevão,Paulo viviam em constantes tribulações.
    O Sofrimento as tribulações é óleo p/ nosso espirito.Romanos 5:6
    Chega de repreender a tribulações irmãos ,vamos nos fortalecer nela e agradecer a Deus ,pq com ela estaremos produzindo verdadeiro garladão eterno.
    Usemos a tribulação p/ nosso crescimento espiritual.
    Graça e Paz @ShalomSempre (Alessandra)

    ResponderExcluir
  2. Como diz a música de Jozianne, diante das pedradas verei a face de Deus.
    É do novo cd Herança.

    Você não tem noção como é um refrigério uma palavra como está, é o evangelho puro, é a verdadeira essência que flui de Deus.

    Eu sei o que é passar por lutas desde de pequena, claro, não vou entrar em detalhes ou contar minha vida toda. rsrs

    Mais sei o que é sentir o gosto amargo das lutas, e posso dizer, uma dor horrível diante até mesmo da morte do meu filho de 6 anos, que faleceu em janeiro de 2010, por negligência de um médico, afinal ele era saudável e só reclamava de vez enquando de dor no estomago.
    Foi por meio do exame de endoscopia digestiva que tudo ocorreu.

    Mais eu sei que Deus vive, e minha fé não retrocedeu, sei que Deus faz milagres, e pode ressucitar os mortos, sim, eu creio.

    E em meio as lutas, quantas vezes me senti estranha, afinal, na igreja só se prega vitórias, curas, e se você está passando lutas é porque está em pecado, ou deu brecha.

    Mais Deus seja louvado, pois, a palavra de Deus foi meu escudo, meu socorro, meu refúgio, e nela encontrei a resposta, pois, Deus não desampara os que o buscam de todo coração, e lendo está mensagem de hoje, vi exatamente o que Deus sempre me disse: No mundo passareis por aflições mais tende bom ânimo."

    Dentre outros versículos:

    2 CORÍNTIOS 4: 8-9
    Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
    Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

    2 CORÍNTIOS 4:13-14
    E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
    Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.

    2 CORÍNTIOS 4: 16-18
    Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
    Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
    Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

    2 CORÍNTIOS 5:6-8
    Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor
    (Porque andamos por fé, e não por vista).
    Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

    ROMANOS 8:18
    Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

    1 CORÍNTIOS 15: 19
    Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

    A maior vitória é a salvação em Cristo Jesus, e a mais promessa, Jesus voltará!

    Glorifico a Deus por este blog abençoado, afinal as pessoas precisam saber a verdade, a esperança, e força, mesmo diante da dor e sofrimento, eu sei, pois Deus me fortaleceu de tal maneira que nem calmante eu nunca coloquei na minha boca, e também nunca deixei de dormir, mesmo tendo passado 38 dias na uti, vendo meu filho morrendo, e os médicos abrindo a boca só para me desanimar, e minar a minha fé e esperança.

    Deus não nos desampara nem nos piores momentos, ele cuida de nós e levanta pessoas que você nunca viu, para te ajudar neste momento.

    A melhor coisa que aconteceu na minha vida, foi ter entregado a minha vida á Jesus, e jamais retroceder, prossigo para o Alvo!

    Danielle Sueli

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .