Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

11 de março de 2011

A tristeza no Japão e o deus de Gondim!



Por Wilson Porte Jr.
Será que Deus sabe o que acontecerá nas próximas horas? Por mais absurdo que seja, há gente no Twitter dizendo que não, que Deus não sabe o que acontecerá nas próximas horas, que Ele também será pego de surpresa! 
Há um provérbio chinês que diz: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”. Gondim, pastor famoso em nosso país, tem semeado palavras ao longo deste dia que têm me feito sofrer, quase tanto quanto pelo desastre no Japão. 
O deus do teísmo aberto
Não bastasse toda aquela tragédia, vem Gondim ainda expor suas ideais sobre um deus que não sabe de nada, que não vê nada, que não ouve nada, que não pode fazer nada e, o que é mais absurdo ainda, que faz tudo isso por amor (:-P) . Gente, depois de ruminar por alguns instantes algumas ideias propostas por ele no twitter, gostaria de tecer alguns comentários sobre as tais (não estou aqui criticando sua pessoa, pois não o conheço - suas ideias, entretanto, são públicas - e são a elas que critico).
Já faz tempo que Gondim vem semeando palavras absurdas a respeito de Deus. Há um tempo atrás, discuti de modo educado com ele no Twitter. Infelizmente, por eu ser coisa nenhuma, ele me ignorou, quase me mandando cuidar da minha vida que a dele estava muito bem, obrigado. Tudo o que quis foi saber de sua fonte para dizer o que diz acerca de Deus e os desastres. Veja o que Gondim tem escrito em seu Twitter (@gondimricardo):
Ricardo Gondim
“Os imbecis me perguntam sobre o Teismo Aberto. Ué, toda teologia não deveria ser aberta? Bin Laden gosta de teologia fechada”; “Ou Deus tem tudo sob seu controle ou Ele ama. Prefiro acreditar que Deus ama”; “O amor não controla. Amor e controle são como água é óleo, não combinam. Deus é amor. Repita depois de mim: Deus é amor”; “Um Deus que tem proposito na miséria humana, na violência, na dor, é na verdade um diabo!”; “E eu ainda sou criticado? Dá um tempo. Sou contra um Deus que chacina, que tem o mal sob controle e suja as mãos para conseguir o que quer”; “A teologia que coloca todos os mínimos eventos "sob controle" precisa de seres humanos marionetados. Simples assim!”; “Toda a lógica retributiva acorrenta a gratuidade. Acreditar em um Deus que tudo controla, desumaniza e anula a criatividade”; “Deus cria o homem como o mar forma os continentes, retirando-se. Retira-se porque nos quer livres”; “@jungmosung Você me ensinou a sair da reflexão individualista; despertou-me a pensar a partir do pobre e, por isso, sou grato, muito grato.”; “Um deus q tem propósito pra tudo, inclusive pra o mal, é réu confesso! E a pena deveria ser a morte!”
Percebam que, em todas essas afirmações, não há a citação de nenhum texto bíblico. Gondim deixa claro que não acredita que Deus está no controle de todas as coisas. Justifica-se com o papo da contingência, que, pra mim, é conversa pra boi dormir (e pra derrubar muito crente que quer dar uma de intelectual e não sabe que está cavando um buraco debaixo dos próprios pés). 
“Deus não está no controle” - “Deus não sabe do que irá acontecer nas próximas horas”
Apesar de parecem absurdas tais declarações, sinceramente, eu entendo o coração de quem a escreveu. Ele não conhece o Deus da Bíblia. Tem um deus que ele mesmo criou em sua mente, cuja soberania e bondade não se encaixam ao desastre deste dia. Ele criou um deus em sua mente. Talvez por não conhecer o que as Escrituras dizem sobre o Deus trino que rege o universo com justiça e graça.
Pergunto a vocês: o que deveríamos (e o que não deveríamos) estar discutindo numa hora triste como essa?
O que NÃO deveríamos ficar discutindo é se Deus sabia ou não, se Ele poderia evitar ou não... Isso é papo de menino, de criança mimada, de gente que não se submete à Instrução Eterna e que, por isso, nunca sai da mesmice na vida e no discurso.
O que DEVERÍAMOS estar discutindo (e refletindo) é:
  1. Que deveríamos chorar com os que choram;
  2. Que deveríamos orar pela vida dos que sobreviveram e, também, pelos, agora, órfãos, viúvas, etc.;
  3. Que deveríamos orar pelos países ainda em vista de serem atingidos pela tsunami;
  4. E, por fim, e MAIS IMPORTANTE DE TUDO, deveríamos pensar no fato de que, todas as pessoas mortas na tragédia, estão vivas! Sim. Todas as pessoas mortas na tragédia, estão nas mãos de Deus que os separará em breve, como o trabalhador do campo separa o trigo do joio. Eles estão vivos, na eternidade. Estão todos conscientes, aguardando o juízo do Justo Juíz. E, certamente, seu maior problema não será a infelicidade do desastre pelo qual passaram, mas seu arrependimento ou não de pecados diante da graça de Deus revelada na cruz de Cristo. A realidade desta vida é que, um dia, todos morreremos. Alguns, de um modo trágico. Outros, de um modo não tão trágico. A morte sempre trará tristezas, dúvidas, lamentações, e medos. 
Deus está no controle de tudo! As pessoas que morreram estão nas mãos dEle. As que ainda morrerão, também não fogem de Sua soberania. Se Deus não controla o universo, quem então o faz? Se Deus não controla tudo, quem é responsável pelo mal? Seria o Diabo, Gondim? O acaso, a contingência? Se Deus não é Soberano, logo, não faz sentido esperar uma vitória sobre o mal. Se todo o futuro é uma possibilidade aberta, poderá acontecer de o mal, no final, vencer. Para mim, o nome disso é ARROGÂNCIA! Alguém que larga a Bíblia e passa a dissertar num suposto tom intelectual além de arrogante, deixa de ser cristão.
Antes que alguém me pergunte, não confundamos o tsunami com uma possível disciplina. Longe de nós tal pensamento. 
Só o Senhor reina! Só Ele sabe o por quê de tudo! Só Ele determina o que é e o que há de ser! Só Ele decide conhecer nosso futuro e apagar nosso passado (ao invés do contrário)!
Reflita nesses dois belos versos da Palavra de Deus: 
“Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios.” Salmo 135.7 
“Por isso, te anunciei desde aquele tempo e te dei a conhecer antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas; ou: A minha imagem de escultura e a fundição as ordenaram”. Isaías 48.5
Que Deus tenha misericórdia de nós.
Soli Deo Gloria

11 comentários:

  1. Cuidado! Crer em um Deus soberano é falta de amor, é ser carniceiro!

    Deus me livre do deus do Teísmo Aberto.

    ResponderExcluir
  2. Deus tem o controle de tudo...tudo que acontece é pela vontade e permissão de Deus...só acontece o que Deus permite...então...a igreja faz campanha de oração pra quê? Interferir na vontade de Deus ou para aceitar resignadamente a Sua vontade?Pedir cura,pra que...se está doente é porque Deus quis ou permitiu e se tiver que ser curado,Deus vai permitir...orar nesse caso,só pra aguentar a dor,o tratamento e aceitar que chegou a sua hora ou de um parente querido...Deus está no controle...mas quem vive orando...pedindo...decretando...não aceita essa vontade soberana não..."TODO MUNDO QUER IR PRO CÉU, MAS NINGUÉM QUER MORRER"...deixei de ser "crente",há muito tempo por causa dessas incoerências que quanto mais tentam explicar pior fica...Deus é amor e interfere nas situações ou Ele tem controle total e fica só olhando acontecer o que já estava determinado por Ele desde o princípio...Está escrito?Está! Vai acontecer?Vai!...ORE...SÓ PRA AGUENTAR O QUE VEM POR AÍ!Chorar por quê e pra quê? Não vai mudar NADA!!!

    ResponderExcluir
  3. Crer em um Deus que mantém o total controle de tudo é loucura, mas acreditar num deus impotente,que desconhece o futuro, e que não pode intervir em nada e bem racional né.

    Desse deus fracote eu quero distancia, e depois da declaração do Gondim que disse que esse Deus soberano é um demônio, eu quero distancia desses liberais também.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho uma coisa a dizer... Sairei da igreja que estou atualmente e passarei a congregar na Betesda.
    CHEGA DE HIPOCRISIA E DE QUEREREM ROTULAR DEUS, COMO UM DEUS DE COISAS MATERIAIS, DE AÇÃO E REAÇÃO.

    QUANDO O EVANGELHO É PASSADO AS CLARAS, SEM MASCARAS E MENTIRAS, COMO O PASTOR RICARDO FAZ, AS PESSOAS TENDEM A NÃO ACEITAR, POIS NÃO CONVÉM COM SEUS PROPÓSITOS EGOCÊNTRICOS...

    A VERDADE É QUE A VERDADE DOÍ.

    ResponderExcluir
  5. Paz, amigo!
    fiquei muito triste ao ler estas palavras. Ricardo Gondim foi meu pastor por 2 anos tempo em que voltei para SP...Sem mais comentarios...

    Estou mandando esta msg para que vc que tem internet em casa (meu computador queimou)e gosta de pesquisar veja o que aconteceu. Eu e minha filha estávamos vendo o CQC ontem(14/03)e em um quadro de um dos apresentadores que não lembro o nome - ele estava no jogo do FLA X FLU..O que nos estarreceu é que cada vez que mudava a cena aparecia e desaparecia em milésimos de segundos (o tempo do cérebro humano registrar a msg subliminar) um triangulo com m olho no centro. Primeiro eu pensei que só eu via ou era ilusão de ótica mas depois minha filha tambem viu e durante todo o tempo da reportagem a imagem se repetia muito rapidamente entre um quadro e outro...Vc que tem mais tcnologia, creio que se passar esta reportagem no slow motion vc verá mais do que vimos... Sem falar no TOP FIVE (que eu gostava tanto) que tb entre um quadro e outro está cheio de msg subliminares um pouco mais explícitas...incluindo olhos...e discos voadores. Ontem Rafinha Bastos,judeu, tb ofendeu a comunidade judaica (a meu ver) com um comentário sobre o Ratinho e Marcos Frota. Enfim, aos poucos a televisão aberta fica mais e mais aberta...para o diabo. Pois sei que cada msg subliminar que aparecem têm duas funções !ª manipular as mentes desapercebidas.2- Mandar "recados" para os membros das sociedades secretas (Site Espada do Espírito).
    Quando vc decifrar isto, se é que colocaram na internet, vci ser "bomba' para os que gostam do programa.
    Um grande abraço,
    Pra.Tânia

    ResponderExcluir
  6. Argumento fraco, fundamentalista, distorcendo as palavras do Ricardo. Quem escreveu este artigo é que conhece a Bíblia? quem conhece a Bíblia Sagrada inteiramente. Quem é perfeito? Devemos escrutinar mais cuidadosamente tudo que é dito, não em pedaços, mas na sua inteireza. Gondim está pelo menos ousando pensar além e fora da caixa teológica engessada.

    ResponderExcluir
  7. Ola amigo, bom o Ricardo Gondim, realmente diz frases de tirar o folego e nos faz pensar muito, mais se pensarmos, entenderemos..ele é muito ousado no seu modo de falar e não vejo nada de errado em expressar através do que Bíblia nos mostra algo melhor do que estão se pregando hoje nas igrejas, tb estou saindo da igreja que estou atualmente para ir para a Betesda, além do Ricardo Gondim , tem outros pastores la que não se encontram por ae, é raridade, pois dizer que somos mais que vencedor em Cristo Jesus para animar os crentes é fácil, agora explicar o pq, são poucos o que conseguem fazer isto...

    Falar a verdade hoje nas igrejas brasileiras é uma coisa que até hoje só vi na Betesda...
    Paz do Senhor a todos!!!

    ResponderExcluir
  8. Não preciso justificar Deus, Ele reina e tem Seus propósitos em tudo, até mesmo na tragédia.

    Alguns irmãos liberais defendem a Deus pois têm uma visão distorcida de Deus, um Deus fraco, que chora perplexo, que não sabia de nada.

    Quase um Lula diante do Mensalão.

    ResponderExcluir
  9. Isaías 45.7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

    Nosso Senhor é grande e naun cabe dentro do nosso entendimento! Ele é Soberano! E eu O Amo!

    http://samuelyakoi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É triste o que estamos assistimos hoje irmãos que dizem crer em um Deus que é AMOR e outros que se esquecem que também é JUSTIÇA, discutindo se ELE está ou não no controle de tudo, vejo outros questinando o porque de orarmos pedindo CURA já que esta poderá estar na vontade de Deus. Paremos e pensemos no que o Sr. JESUS nos diz Mt.22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."será este o nosso problema?

    Vejamos o que a BIBLIA nos diz: Ex.32:9,10 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
    Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação. " seria este o Deus da JUSTIÇA que julga o seu povo"

    Ex.32:11-13 Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
    Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
    Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente. " Seria por acaso isto as nossas ORAÇÕES"
    Ex.32:14 Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo." E isto a resposta que esperamos".
    DEUS ABENÇÕE e que possamos entender que o mesmo Deus que AMA tambem JULGA.

    ResponderExcluir
  11. Estao tentando deturpar as palavras do Pr Godim.
    Godim, ao tentar falar coisas novas e diferentes,se expressa mal .
    O que ele quer dizer quando afirma que Deus nao controla tudo é que Deus nao pode ser autor do mal. O ultra-calvinismo que afirma que mesmo os atos mais perversos sao nascidos em Deus.
    Godim, nao queira explicar tudo nos minimos detalhes,se nao... olha ai!

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .