17 de abril de 2013

Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa.



Por Leiliane Roberta Lopes


Apenas a Igreja Católica é capaz de interpretar a Bíblia, diz Papa

Durante seu discurso no Comitê da Bíblia do Vaticano, que aconteceu na última sexta-feira (12), o papa Francisco rejeitou a interpretação subjetiva da Bíblia e disse que apenas a Igreja está habilitada a interpretar corretamente as escrituras.

“O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.

Esta foi uma das poucas vezes que o papa citou o Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e a Constituição ‘Dei Verbum’ que falam sobre o papel da Igreja.

“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito.”

É por esta tradição que ele afirma que a interpretação da Bíblia não deve ser feita apenas de forma intelectual, devendo ser confrontada e inserida dentro dessa tradição da igreja católica.

A posição de Francisco deve desagradar católicos contestatórios e os protestantes que defendem a o direito da livre interpretação das escrituras. O que para o papa não pode acontecer.

“A insuficiência de qualquer interpretação sugestiva, ou simplesmente limitada a uma análise incapaz de acolher o significado global que tem sido construído há séculos pela tradição de todo o povo de Deus”. Com informações G1.

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/interpretar-biblia-igreja-catolica-papa/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Sou Pr. Jorge Ferreira
    amei ter conhecido esse web site foi de Deus pessoa a Deus que continue abençoando vocês os donos ou donas enfim verdadeiramente hoje estão acabando com os originas e só esta ficando xerox... não estão mais lendo a palavra de Deus só estão repetindo aquilo que ouvem...

    ResponderExcluir
  2. O que sei é que, com a popularização da livre interpretação Bíblica, estamos vivendo a babel de hoje. Qualquer um se arroga o título de "doutor em bíblia" e sai por ai queimando o Evangelho, acredito que o Papa está correto.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo anônimo, o papa não está correto, pois o que ele diz é que esse direito é exclusividade da igreja católica, o que é um erro. A Bíblia deve ser lida e estudada por todos, mas a Palavra de Deus só tem uma interpretação e a mesma se auto interpreta. O que você e quem lê-La deve fazer é o uso de sua inteligência para não ser enganado pelos espertalhões, que torcem as Escrituras para seus próprios interesses.

    Luís

    ResponderExcluir
  4. só lembrando que no passado a igreja católica ocultou a bíblia na época de Martinho Lutero. Assim
    fica mais fácil espalhar as heresias.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!