Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

12 de agosto de 2013

A oração de um teólogo liberal



por Jairo Filho



Bultmann e Gondim são meus pastores e a ditadura de dúvidas não me faltará.

Deitar-me faz em poesias do teísmo aberto, guia-me mansamente à pluralidade da religiosidade pagã.

Ecumeniza minha alma; guia-me pelas veredas da relativização da verdade, por amor a todo e qualquer nome dado entre os homens.

Ainda que eu ande pelo vale hermenêutico do método gramático-histórico, não temerei mal algum, porque o método histórico-crítico está comigo, os mitos e as histórias profanas de velhas caducas me consolam.

Preparas uma controvérsia perante mim na presença dos meus inimigos reformados e conservadores, unges a minha cabeça com incredulidade, a minha caipirinha transborda.

Certamente o universalismo e o ecumenismo me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei nas bibliotecas mascaradas de ONG encharutadas de boemia por longas noites



Enviado pelo [AUTOR] da oração irônica. Obviamente, não um fã do teísmo aberto e nem de Gondim.





0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .