Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

18 de novembro de 2013

Sentados à mesa do Rei




Dia desses, ouvindo a pregação do meuquerido pastor Vinícius Amaral, eu tive um insight. Pastor Vinícius pregava sobre um personagem da Bíblia que teve sua vida totalmente mudada quando foi retirado de Lo-Debar, a terra da sequidão, para morar no castelo de Jerusalém e sentar-se à mesa do rei Davi. Ele fez um paralelo entre a mesa de Davi e o reino de Deus, que traz as pessoas da sequidão da vida para um lugar de honra com Deus. Isso me fez pensar nas outras pessoas que se sentavam à mesa com Davi e pude ver o quanto esta mesa é um arquétipo do reino de Deus. Confira:


> Absalão, o filho traidor. Um sujeito que se deixou levar pela ganância e pela fome de poder a tal ponto que se levantou contra o próprio pai. Absalão e seu exército lutou contra o exército de Davi para tomar para si o trono, que seria dado a Salomão, seu meio-irmão. Absalão é símbolo de egoísmo e ambição desenfreada. Um ser tão mesquinho assim não mereceria um lugar a mesa do rei. Mas Davi, assim como Deus, demonstrou misericórdia.


Misericórdia, palavra chave no Reino de Deus, que abraça pessoas que não são muito agradáveis no trato, que provocam raiva na gente com seu egoísmo, seu espírito de porco. Você conhece alguém assim, alguém detestável, asqueroso, maquiavélico. Ou talvez você seja assim. Pois bem, a graça concede perdão e um lugar no Reino pra gente assim.


> Amnom, o pervertido sexual. Amnom tinha uma sexualidade tão problemática, tão louca, que o camarada teve a audácia te desejar, estuprar e rejeitar a própria irmã Tamar! Nem presidiários suportam quem comete esse tipo de aberração. Mas apesar dessa perversão que Amnom tinha dentro de si, ele tinha seu lugar à mesa do rei. Lugar de honra, lugar de filho.


A Igreja sempre teve dificuldades pra lidar com a área sexual das pessoas. É uma área complicada, é verdade. Os pecados sexuais são considerados na Bíblia como mais graves do que os outros. Justamente por isso a Igreja deveria tratar pessoas com problemas nessa área com ainda mais amor e zelo. Só que acabamos fazendo justamente o contrário. Deus não faz assim; Deus acolhe, perdoa e transforma. Deus ama o maior dos pervertidos.


> Salomão, o filho da p#%@, literalmente. Filho bastardo de Davi com a mulher mais imoral da corte, fruto de um casamento que tinha a marca do adultério e do assassinato. Salomão tinha em si a carga de ser filho de uma união pecaminosa. O passado de Salomão era negro, sujo, vergonhoso. Talvez os outros irmãos o tratassem com desprezo, mas Davi não. Davi amava Salomão e tinha dado a ele lugar à mesa igual a todos os outros filhos.


Da mesma forma, Deus não se importa com o passado sujo de pecados que seus filhos têm. A partir do momento em que se arrependeram e foram alcançados pela graça, o passado foi apagado. O que vale agora é a vida nova dentro do Reino de Deus, uma vida iluminada e trilhada nos caminhos retos do Senhor. Sem culpa, sem condenação, apenas a honra de ser filho do Rei.


> Mefibosete, o cachorro morto. Neto de um rei rejeitado por Deus, de um servo de Deus desobediente, de um suicida. Provável alvo da fúria do atual rei, que teria todo o direito de querer matar cada descendente do antigo rei, para não haver chance de algum desses querer lhe tomar o trono. E ainda por cima aleijado. Um mendigo morando numa terra de sequidão, vivendo às custas dos outros em uma terra morta. Quem iria querer isso comendo à sua mesa? Pois Davi quis, resgatou Mefibosete da miséria e o pôs em lugar de honra.


Aqueles que nós desprezamos, temos repulsa e nojo, ou até mesmo aqueles que nós sequer enxergamos, apesar de passarmos por eles todos os dias, sentados nas calçadas e sarjetas, pedindo pão, cobertor, banho e atenção, esses cães imundos que rolam por aí têm lugar reservado no Reino de Deus. Deus não os vê como nós os vemos. Onde nós vemos um mendigo, um cachaceiro, um drogado, Deus vê um filho precisando do seu Pai.


---






Fonte: http://prosadecrente.blogspot.com.br/2013/11/sentados-mesa-do-rei.html

1 comentários:

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .