Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

21 de outubro de 2013

Manifestação pacífica no Festival Promessas 2013 em São Paulo


blog65Na semana passada houve, em São Paulo, a gravação de parte do programa Promessas da Rede Globo, com a apresentação do Ministério Livres para Adorar e da banda australiana Hillsong United. O show ocorreu na Chácara do Jockey com ingressos que variavam de 50 a 120 reais, fora o estacionamento oficial (que cobrava 40 reais por veículo).

Estávamos em seis pessoas. Estendemos nossas faixas em frente à entrada das pistas comum epremium, onde já havia uma multidão querendo entrar.

A entrada em si era um show (de horror) à parte. Havia grades de metal para limitar a quantidade de pessoas, que a partir de um ponto entravam quase que em fila indiana. Na entrada dessas grades um homem estava em pé, fazendo sinal para as pessoas passarem. A cena me lembrou o gado indo para o matadouro, com o peão cutucando o gado para ele entrar naquele corredor fininho que leva para seu destino final. No vídeo abaixo essa cena está bem clara.

blog66Tudo bem que, fosse qual fosse o show, provavelmente a logística seria a mesma. Mas, em se tratando de um show gospel, a simbologia da cena me soou bastante forte e intrigante.

Ficamos no local das 17 às 19 horas, e nesse período vimos passar uma grande multidão. Já boa parte dessa multidão aparentemente não nos viu, pois estava muito empolgada em entrar logo e na frente dos demais, para conseguir um bom lugar onde pudesse visualizar o show. Alguns dessa multidão se dispuseram a virar o pescoço em nossa direção e ler as faixas, e desses que leram muitos aparentaram não concordar com a mensagem. Mas uns poucos refletiram e compreenderam o que estávamos fazendo ali.

Não somos contra shows. Eu mesma gosto muito de música, principalmente de MPB e rock nacional. Porém, uma coisa é ir a um show para se divertir. Outra coisa é ter que, como evangélico, usar do nome de Deus como desculpa para ir a um show se divertir.

blog68Sim, muitos dos que estavam ali frequentam denominações que têm aparência de moderninhas (para conquistar os jovens) mas que proíbem qualquer participação em manifestações artísticas não-evangélicas. Eu mesma, quando me converti a uma igreja na época ligada ao modismo G12, tive que jogar fora meus cd's do Djavan, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e afins, pois eram "do mundo" e poderiam me trazer "maldições".

Para essas denominações, o jovem só pode se divertir com músicas que falem de Deus. O "porém" é que os fiéis não podem se misturar com o "mundo" no quesito música, por exemplo, mas seus líderes se misturam e até se conformam com o "mundo" naquilo que é mais ultrajante ao Evangelho: na politicagem em busca de poder terreno e nos métodos de mercado para "fidelizar e rentabilizar" os clientes, ou seja, para prender o fiel à denominação e fazê-lo doar o máximo possível de bens para que a denominação e seus líderes prosperem cada vez mais.

blog69Gostaria que me mostrassem na Bíblia onde Deus instituiu o louvor com o intuito de divertir os fiéis ou de trazer honra e glória aos cantores. Até onde entendo, o louvor é para Deus, e Ele não divide Sua glória com ninguém. Porém, está em andamento a 2a. fase de votação do Troféu Promessas, a premiação da Rede Globo aos melhores artistas gospel (à propósito, o Livres para Adorar concorre na categoria Melhor Grupo). Tem até uma categoria bastante bizarra em se falando de artistas que dizem louvar a Deus: categoria "Pra Curtir". Mas me digam, qual o critério para a escolha de um "MELHOR" no louvor a Deus? Artista que leva mais pessoas à aceitarem a Cristo? Artista com mais unção, fogo e poder?

E qual a valia, para um verdadeiro adorador, de uma premiação dessas? Jesus, a quem dizem crer e seguir, não ensinava que quem quer ser o maior tem que servir o menor? Por que os artistas gospel anseiam em ser os maiores entre os homens (e não só os artistas, mas os líderes gospel principalmente)?

"Ah, mas os artistas gospel precisam se manter! Por isso têm que cobrar cachê mesmo, e se é cachê alto é porque não é fácil manter toda a estrutura para shows!"

blog70Quem nos dá a resposta para essa falácia gospel, de que quem prega o Evangelho tem que viver (MUITO BEM) dele é Jesus e o apóstolo (de verdade) Paulo:

E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20

Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.
Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo.
Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei? 2 Coríntios 12:14-17

Estávamos na porta do Festival Promessas porque show é show, e não deve ser espiritualizado, como se fosse sinônimo de avivamento (se fosse, o Brasil já estaria avivado há pelo menos 2 anos, já que essa é a terceira edição do Promessas em rede nacional de televisão); porque o verdadeiro louvor ocorre a cada dia em nossas vidas, quando nossos corações, transformados pelo Espírito Santo, são canais para atos de amor e justiça; porque de Deus não se zomba, Ele não é tema ou desculpa para que alguns lucrem sobre os demais; porque no Reino de Deus o maior deve ser o menor, não o contrário, como prega o mundo do espetáculo mundano e gospel.

blog71Havia lá pessoas sinceras? Sim. Mas mesmo os sinceros muitas vezes precisam ter seus olhos abertos, para não serem vítimas dos lobos escondidos entre o rebanho. Que Deus abra os olhos do Seu povo para a triste realidade em que se encontra boa parte da igreja brasileira, afinal pessoas sinceras (e outras nem tanto) estão sendo usadas por lideranças evangélicas mancomunadas com os grandes poderes deste mundo, que tencionam apenas dinheiro e poder, quando o Jesus que dizem servir ensinava justamente que o desejar riquezas era algo terrivelmente perigoso, pois "é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." Marcos 10:25

De Deus não se zomba. Os que hoje estão ganhando rios de dinheiro às custas do santo nome de Deus não sabem o que lhes aguarda. Que caiam em si enquanto é tempo, se arrependam e se voltem aos caminhos do Senhor.

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!

blog72

blog67

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .