Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

17 de abril de 2011

As Modernas Igrejas de Laodicéia

 
Arrependi-me, veramente, por ter ido assistir ao culto de hoje na PIBT. É uma igreja séria, o pastor é um excelente pregador da Bíblia, os irmãos são amigos, o silêncio predomina, elegantemente,  durante as reuniões, por isso gosto de assistir aos cultos matinais dos domingos. E hoje, resfriada, com a garganta em fogo e os olhos lacrimejando, meu desejo era ficar em casa. Mas, conforme William Shakespeare, “O hábito é a segunda natureza”; por isso fui à PIBT. Cheguei atrasada, pois a reunião começou 15 minutos antes. Orei, esperando que as coisas seguissem a programação normal. Cantamos um hino maravilhoso (Grandioso És Tu) mas, em vez da leitura da Bíblia, começaram as novidades do dia.
Primeiro alguns minutos de exaltação às virtudes cristãs de  uma irmã que completou 80 anos e foi diaconisa da igreja. Interessante é que, quando eu completei 80 anos, o pastor anunciou que “ninguém estava aniversariando”naquela semana, exatamente porque eu não faço trabalho algum na igreja. Não interessa se eu já traduzi 5.000 páginas de assuntos teológicos, escrevi 19 livros e mais de mil textos evangélicos, contribuo com a construção do novo templo e com missões nacionais e mundiais... Como não entrego o dizimo nem ajudo no trabalho da igreja, eu sou ninguém. E como  o pastor sabe que a liderança não me engole, resolveu, pelo menos, me ignorar.
        Depois dos elogios à irmã octogenária, veio o pessoal da construção. Estão construindo um enorme e luxuoso templo, para cuja construção eu (a irmã Ninguém) tenho contribuído, nos últimos 3 anos,  desde o primeiro mês. Só que, agora, vendo tanto luxo, estou pensando em suspender minhas contribuições.Imaginem Jesus voltando brevemente e toda aquela beleza de templo ruindo, do mesmo modo como ruíram alguns morros desta cidade, em janeiro passado!
Além disso, porque não pedi recibos do que entreguei à igreja (e ao dentista), no ano 2010, entrei com o valor de um mês de salário na mordida do Leão. Fiquei agastada com tanta conversa fiada e, uma hora depois da reunião ter começado, como nem se falava em Bíblia, achei que era demais. Meus olhos ardiam, minha garganta queimava, meu coração entristecido ao ver tanta preocupação com o novo templo e tão pouca atenção ao crescimento na graça e no conhecimento de Cristo... Por isso, levantei-me e dei o fora. Um irmão (que já foi vizinho de apartamento, no prédio onde moro) me acompanhou e disse: “Eu queria dar o fora, mas me contive. E quando vi você saindo, pensei: Bem, se a Mary está indo embora, eu também vou”.
Como podem ver, eu só dou mau exemplo dentro da organização. Infelizmente, as igrejas modernas estão todas seguindo o rumo da igreja de Laodiceia, mais preocupadas com a ostentação do que com a santificação dos membros.
Em Apocalipse 3:14-18, lemos: “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”.
         Hoje em dia, em vez de igrejas bíblicas, temos igrejas com os objetivos mais exóticos, como as propositadas, as carismáticas dos sinais e maravilhas e as piramidais (do G-12), todas elas de olho na prosperidade, cujo evangelho  é transmitido aos membros, com um bom lucro para os pregadores.
        Às vezes fico pensando se, na hora do Arrebatamento, essas igrejas, que têm competido, ultimamente, na ostentação, não serão vomitadas da boca do Senhor, exatamente porque, em vez de pregar o puro e simples evangelho de Cristo, elas se preocuparam  muito mais com a grandeza dos seus templos edificados sob o suave farfalhar das notas de Dólar, Real e outras,  em seus gazofilácios!

Mary Schultze, 17/04/2011 - www.maryschultze.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .