Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

5 de abril de 2011

Imagem e Semelhança

Graça e Paz!

Por muito tempo me perguntei: "Se Deus criou toda a humanidade a partir de uma única pessoa, por que então, existem povos, culturas, raças tão diferentes?"

Creio que não tenho uma resposta, mas um pensamento, uma reflexão.

Em Gênesis 1.26a Deus declara: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;"
Desta declaração deriva outra pergunta: como um Deus infinito poderia estar presente dentro de uma criatura finita, como um ser transcendental poderia replicar sua imagem em uma criação incomparavelmente inferior?

Acontece que é impossível olharmos para apenas uma pessoa e enxergarmos Deus. O ser humano foi criado para viver em comunidade ("Não é bom que o homem esteja só" - Gn 2.18)
Portanto, somente podemos enxergar a Deus quando olhamos o homem em um contexto social, quando está unido com seus semelhantes. E isto acontece porque Deus se revela individual e exclusivamente em cada pessoa. Ou seja, cada ser humano representará uma face de Deus que nenhum outro poderá fazê-lo.

Nisto reside a majestade da criação. O homem, sendo a maior das criaturas, torna-se esplendoroso quando percebido em comunidade, assim como o Deus Trino. A imagem de Deus no homem é como um vitral, em que cada pessoa contribui para que possamos conhecer um Deus multiforme em Graça, Sabedoria e Criatividade.

Todos os povos, raças, culturas são manifestações deste poder criativo do Pai. As maneiras como os povos se expressam, falam, sentem.  Tudo isto demonstra como nosso Deus é perfetio.
O salmista, ao contemplar o firmamento declarou:"Os céus proclamam a glória de Deus,e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." - Salmos 19.1
Hoje, com a internet e a globalização, podemos conhecer e nos maravilhar também com a diversidade de línguas, povos e raças e declarar que Deus é maravilhoso e que todos os seres humanos proclamam a glória de Deus e anunciam as obras das suas mãos.

Como ouvi em uma pregação do Ariovaldo Ramos, eis aí, também um bom motivo para pregar o Evangelho, pois em cada pessoa se esconde uma face de Deus que somente ela poderá revelar. Deus agirá na vida daquela pessoa de uma maneira que não agirá na vida de mais ninguém.

E para mostrar como o homem se torna belíssimo quando percebido como um único povo criado e amado por Deus, segue um vídeo lindo, mostrando que existe uma inexplicável unidade na diferença.




Que possamos caminhar a cada dia, podendo perceber e admirar tudo o que Deus fez, declarando que tudo isto é muito bom (Gn 1.31), sabendo que Ele nos chamou para sermos parceiros em Seu plano redentor para toda a criação!

Que Deus lhe abençoe

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .