3 de abril de 2012

Jesus, por favor, não mexa no meu ovo de chocolate!


Como boa parte dos brasileiros, tenho uma raiz católica vinda de descendência portuguesa que é fiel praticante da quaresma. Desde que me conheço por gente minha família paterna segue afinco este período de purificação da carne (não comem doce, carne vermelha, não consomem bebida alcoólica, cigarro, não bebem refrigerante etc) e intensificam suas orações e idas a missas neste período. Então na sexta feira celebra-se um belo almoço de peixe e rituais pela morte de Jesus, e no domingo refeições cheias de carne para celebrar o fim da quaresma e ressurreição de Jesus e como quase todos brasileiros trocamos ovos de páscoa. E assim seguíamos conscientes que páscoa era a celebração da morte e ressurreição de Cristo e também felizes com nossa confraternização de chocolates. Porém quando mudei de doutrina, comecei a escutar desde comentários sutis e tentativas de conscientização de que páscoa é muito mais que ovo e coelhinho e toda essa manipulação capitalista (até propaganda de refrigerante para dar de presente na páscoa vemos na mídia) até alguns radicais que não deixam seus filhos ganharem ovos e são totalmente contra a troca de chocolates, pois dizem que isso não é de Deus.

Radicalismos e rituais a parte, para mim ovo é só um formato o que o povo quer mesmo é se entupir de chocolate e não precisa de páscoa para isso! O que me levou a escrever este texto além das observações de convivência acima que certamente não aconteceram somente comigo foi 1 situação que eu e uma amiga enfrentamos este ano pois o pessoal da igreja dela cuida de 480 crianças pequenas e precisavam de doações de chocolate. Então ela disparou uma mensagem e eu encaminhei para vários contatos meus ‘evangélicos’ e não ‘evangélicos’ (não gosto muito de rotulá-los assim, mas acho que fica mais fácil para você leitor entender). Até o momento, 4 dias antes da páscoa conseguimos 50% do que precisávamos e a maioria vinda de quem? De forma nada surpreendente para mim, de pessoas que não fazem parte do meu círculo ‘crente’. Confesso que o apelo foi feito de última hora, mas quem faz de coração se prontifica a qualquer chamada de filhos de Deus.
A questão é: 480 crianças de 2 a 5 anos em situações de vida que nem gosto de imaginar certamente só receberão este único chocolate este ano e terão isso como lembrança  que estão sendo abaladas por pessoas esquecidas talvez, ou um pouco muquiranas que já gastaram umas boas 3 $$$ com seus familiares e amigos e não querem mais colocar a mão no bolso,ou então pessoas que acham que quem nunca ganhou um ovo de chocolate não sonha com isso e novamente os radicais que dizem que ovos de páscoa não podem ser consumidos pois isso coloca Jesus em 2º plano.

Que saudades das tardes de outono na minha infância quando minha avó ficava horas a fio fazendo ovos e bombons para os netos e nós a ajudávamos a embrulhá-los enquanto ela nos contava sobre Jesus e sobre as músicas de páscoa da época dela. Aquela ansiedade gostosa de acordar no domingo de páscoa com o ovo do lado de nossa cama e ela e minha tia nos dando feliz páscoa com abraços calorosos e cheios de amor... e com certeza cheios de Jesus.

Equilíbrio é a chave! Servir a Deus todos os dias, celebrar esta data tão especial relembrando o sacrifício dele por TODOS nós e principalmente amando ao próximo como a nós mesmos!  Ainda dá tempo de fazer a páscoa de alguém inesquecível mostrando o amor de Jesus não só com 1 bela pregação mas também gestos de amor e doação - Jesus deu a VIDA por mim, você e toda a humanidade !

Shalom

Em amor,
Carla Stracke
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” 1Co. 5:7

    “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,” Col. 2:16
    Nada contra ajudar algumas crianças o ano inteiro dentro da capacidade de cada um, com chocolate, roupas e principalmente com o que de comer.
    Essa data pagã não era comemorada pelos cristãos primitivos, nós não somos judeus e até a páscoa deles não tem nada com o povo cristão.

    Luís

    ResponderExcluir
  2. Coberta de razão e de conceitos importantes onde o Dogmatismo permeia a discussão toda



    Concordo com a Carla em situações destas temos que ser pragmáticos e ponto final, estamos falando de crianças e de uma carga que é cultural ( e não só capitalista ).



    “os radicais que dizem que ovos de páscoa não podem ser consumidos pois isso coloca Jesus em 2º plano”



    Os radicais que deveriam se analisar, Jesus e o OVO de páscoa estão em campos conceituais diferentes dentro da mesma celebração e não têm cabimento ser feita esta comparação, que na verdade é feita por eles e não pelo restante das pessoas.



    Quem têm medo de fogo vê faísca em qualquer lugar....



    “até alguns radicais que não deixam seus filhos ganharem ovos e são totalmente contra a troca de chocolates, pois dizem que isso não é de Deus

    Ovo de páscoa não é muito natural, é meio esquisito um coelho botar ovo e de chocolate.... mas tudo bem, eu adoro o pokemon e ele também não me parece muito natural, pelo menos não vejo eles normalmente por ai ....

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite

Seguidores

Google+ Followers

+


Comentários em Artigos!

Total de visualizações

Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

Marcadores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

top social

WebEvangelistas -Google+

top navigation

Siga por e-mail

Blog Archive

Pesquisar este blog

Teste Teste Teste Teste

Marcadores

Anuncio!!