Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

1 de abril de 2011

Graça ou Carne? Parte1


Todos os dias somos questionados por nossa consciência a respeito das coisas de Deus e de seu Reino, levamos em consideração que, a postura confortável que a religião nos impõe é absorvida como a vontade de Deus para nós, uma vez que não exige esforço algum para alcançar este estado, a não ser obras puramente carnais que são feitas externamente, onde o interior deixa a desejar, fazendo com que o ego se manifeste cada vez mais. Sendo assim, gerações inteiras que poderiam estar impactando o mundo, estão se tornando pessoas medíocres e mesquinhas, trazendo sofrimento para si e para aqueles que as rodeiam. Se tornam prisioneiras do seu próprio ego, que por ter sempre seus desejos atendidos, quer algo ainda maior, ele jamais se sente saciado e a todo momento surgem novos desejos, mais ostentação, mais delírio e o efeito disso sobre a vida daqueles que querem servir a Deus é notório, pois a partir desta teologia rasa e sem fundamento bíblico, as pessoas colocam Deus no patamar de “servo” e Ele tem sempre que suprir um desejo, um sonho e nunca apenas uma necessidade. Quando seus desejos não são atendidos iniciam uma maratona em busca de promessas descritas na Palavra e tentam a todo custo justificar que tal situação é inaceitável em suas vidas, por serem fieis nisso, naquilo e aquilo outro, se esquecem de que Deus procura aperfeiçoar aqueles que O servem e ao invés de aprender, tratam de requerer e determinar algo para toda situação de confronto em sua vida.

A vida de Jó nos mostra algo interessante sobre este assunto no capítulo 1 verso 1 Diz:

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

Jó possuía todas as características de um homem de Deus, e independente disso o Senhor permitiu que o mal viesse sobre Jó conforme é descrito a partir do verso 6, Jó se encontrava numa posição confortável com Deus, pois ele sabia de sua integridade e sabia também que Deus o abençoava, mas notamos pelo comportamento de Jó que ele amava a Deus acima de todas as coisas e sendo assim pode ter esta atitude que é descrita no versos 20 a 22

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Creio que seria um pouco difícil para os que vivem o evangelho egocêntrico ter tal postura, uma vez que os seguidores desta doutrina amam mais as coisas e usam as pessoas e não o contrário.

Mesmo sem saber do embate entre seu adversário e seu Deus, Jó mantinha sua postura e seu inimigo buscava mais, queria que ele fosse posto a prova mais uma vez e o SENHOR em sua sabedoria permitiu que Jó fosse tocado mais uma vez pelos infortúnios, só que desta vez sua carne foi dilacerada, sua saúde foi exterminada e temos que levar em consideração que o leproso nessa época era considerado alguém amaldiçoado por Deus, alguém que não tinha honra e por isso tinha que ficar fora das cidades e do convívio social em sua região, a esposa de Jó por ver a situação de profunda miséria quis livrar o esposo daquela tortura e abaixo segue o diálogo deles descrito nos versos 9 e 10 do capítulo 2:

Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

Me pergunto agora sobre quantas vezes pecamos, por estarmos na mesma posição de Jó mas não temos a mesma convicção que ele. Não amamos a Deus verdadeiramente e muito menos o servimos com tanta dedicação e desprendimento.

É interessante ressaltar que nas novas teologias e doutrinas criadas recentemente pelo homem, o mal tem sido caracterizado como algo externo e por diversas vezes “alheio” a vontade de Deus.

No Livro de Jó podemos ver claramente diversas situações que irão retratar o mal de forma simples e direta onde satanás perde seu endeusamento e assume uma postura de submissão a vontade do Altíssimo, que como todos conhecem acusam nossos irmãos dia e noite.

O Capítulo 3 dos versos 4 a 7 nos mostram que para o adversário tocar em Jó era necessário apresentar uma petição diante de Deus e esperar por Sua resposta, para só então estender o mal sobre a vida do servo de Deus

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.

Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.

Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

EEEEEEEEEEPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHH espera ai:

Se Jó era reto e íntegro porque sobreveio a ele tanto mal?

Ele não era justificado pelo seu reto proceder?

Porque Deus permitiria tal coisa há um servo tão bom e fiel...

Estas e outras tantas argumentações se esbarram em alguns trechos da Palavra:

Isaías Capítulo 64 verso 6 diz:

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento, nos arrebatam.

Não existe justificativa para o homem perante Deus, mesmo que venha a cumprir obras da lei, como dias santos, dízimos e festas que tem seu sentido distorcido para “obrigar” a Deus a abençoá-los perde todo e qualquer fundamento perante este trecho do livro de Romanos Capítulo 3 verso 28:

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

No capítulo 7 de Hebreus o sacerdócio de Cristo é confirmado como superior ao da lei, o que nos deixa completamente ligados a nova aliança ou seja A Graça.

Ainda pensa em continuar praticando as obras da Lei?

Em Gálatas 3 Verso 11 e 12 diz:

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Na Graça as obras externas deixam de ter sentido se elas não vierem de um coração tratado por ela, Nos tempos da Lei, pecou está condenado, fez o sacrifício, está livre. O sangue dos animais cobria o seu pecado trazendo uma redenção que não trazia transformação.

Na Graça é diferente, pois em todo Novo Testamento existe o chamado para uma mudança de atitude, para que as obras externas sejam deixadas de lado e todas as suas “obras” sejam feitas primeiro no coração, leia, releia e medite sobre estes textos que se encontram no livro de Mateus:

6.21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

9.4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vosso coração?

12.34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

13.15 Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure.

13.19 Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração...

15.8 Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

15.18 Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.

15.19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Como podemos ler e reler nos versos acima, Jesus testificava de que tudo que seu seguidor tem a fazer é ter um coração transformado pela Graça, não há propósito, nem benefício algum para o seguidor de Cristo praticar suas obras de forma puramente carnal.

Como conseqüência das “teologias” modernas, os pseudos seguidores praticam as obras da Lei de forma puramente carnal, tentando assim acumular pontos e ter sua consciência plenamente adormecida, criando assim uma sensação de tranqüilidade onde o eu fiz, eu faço, eu farei toma o lugar de Cristo e este evangelho egocêntrico tem mutilado a fé de milhões em todo mundo, que ao não alcançar as “promessas” se tornam pessoas frustradas e por não haver uma transformação do coração através do Espírito Santo, acabam por difamar o verdadeiro evangelho, conforme está escrito em Romanos:

2.24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.

Com este fato dignamente apresentado pela Palavra, você deve se perguntar qual sua posição relativa ao Evangelho de Cristo? Como tem buscado servir a Deus? Através de obras carnais? Seu coração foi transformado pelo Espírito Santo?

Sei que os questionamentos relativos a predestinação podem turvar seu entendimento de forma que você continue praticando tais obras, devo salientar que o Poder do Espírito Santo no evangelho, deu lugar ao poder da psicologia, onde histórias motivacionais são contadas de forma a cativar o ouvinte, todo o melodrama acerca dos personagens é explicitamente explorado, para que o ouvinte se coloque no lugar dele e após esta detalhada manipulação a melodia que é colocada na hora do apelo entra diretamente no subconsciente do indivíduo, que logo após ter suas emoções tão fortemente manipuladas cede ao apelo e acaba por entrar de cabeça em um evangelho carnal onde não se conhece o poder de Deus.

Alguns podem até achar que estou sendo extremista, mas reveja seus conceitos, observe os membros de sua igreja, por acaso ela reflete em algum sentido o que é retratado no livro de Atos dos Apóstolos? Em qual momento o sofrimento da Cruz é pregado? Onde a renúncia ao ego se manifesta? Porque Jesus enfatizou tanto que aquele que queria vir após Ele, que toma-se sua cruz e o seguisse?

O Evangelho verdadeiro confronta o homem em sua carnalidade e maldade, o chama a renunciar a sua natureza pecaminosa, para que o poder de Cristo seja abundante em sua vida.

Este evangelho nos ensina a renunciar as coisas do mundo, a buscar as coisas do Alto:

Colossenses 3:1 : Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Tiago 1:17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Tiago 3:17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

Com estes versos encerro esta parte, creio que já existe muita informação para meditar e estudar. Na próxima parte abordarei aspectos ainda mais práticos das teologias estranhas pregadas atualmente.

Nele, por Ele e para Ele.

Alan O renegado

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .