Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

30 de maio de 2013

Vaticano diz que 100 mil cristãos são mortos a cada ano.


Anualmente, mais de 100 mil cristãos são mortos em razão do fanatismo religioso, segundo um levantamento apresentado à ONU por Silvano Maria Tomasi, embaixador do Vaticano. As regiões mais críticas são a África, Oriente Médio e Ásia. Regiões de maioria islâmica seriam as mais preocupantes.

Desde o início do pontificado do papa Francisco, a diplomacia do Vaticano foi orientada a ser clara em suas mensagens. O objetivo é construir pontes entre religiões, mas também reforçar a precária situação vivida pelos cristãos em várias regiões.
Em entrevista ao Estado, monsenhor Tomasi afirmou que a situação é "muito grave para muitos cristãos". "Os números parecem muito altos, mas são todos comprovados", disse, sem detalhar as mortes por país ou a metodologia do trabalho. "Temos de falar sobre esse assunto. Não se pode deixar que essa realidade seja esquecida."

Para ele, a perseguição a cristãos é "resultado do fanatismo, intolerância, terrorismo e de leis discriminatórias". Além das mortes, há ameaças constantes sobre comunidades. "Muitos são obrigados a deixar suas casas e regiões e estão vendo a destruição de seus locais de culto, violações, violência e o sequestro de seus líderes", afirmou, lembrando dos ataques a religiosos na cidade síria de Alepo.

O representante do Vaticano também denunciou a violação de liberdade religiosa e ataques sistemáticos às comunidades, principalmente na África, Ásia e Oriente Médio.

Tomasi disse que a maioria dos casos de assassinatos ocorre em países islâmicos. "Não são os governos que estão cometendo (os crimes). São grupos privados e comunidades. Mas a realidade é que governos não atuam, pois precisam de votos", denunciou. "Além disso, a Justiça em vários desses países é frágil e não protege essa população", declarou.

Outro alerta refere-se à situação de cristãos na China, alvo de perseguição. O papa Francisco já alertou para a situação, considerada como "crítica". / J.C.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,vaticano-diz-que-100-mil-cristaos-sao-mortos-a-cada-ano-,1037045,0.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .