Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

25 de novembro de 2011

Negar a Divindade do Filho de Deus é o mesmo que negar toda a Escritura Sagrada

 

Quem nega a Divindade do Senhor Jesus  Cristo está agindo, exatamente, como  os judeus, conforme João 8:59, quando Ele declarou ter existido antes de Abraão: "Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou".

A Escritura é teocêntrica do mesmo modo como é cristocêntrica.  Ela nos revela Deus, especificamente o Deus que se tornou homem e veio ao mundo para salvar os pecadores. Este Deus-Homem é JESUS CRISTO.

Existem muitos cegos espirituais que negam a Divindade de Cristo, aceitando apenas a Sua humanidade, transformando em simples criatura Aquele que criou os Céus, a Terra e todas as coisas, e veio morrer pelos nossos pecados.

Em Malaquias 3:1, lemos: "Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.

Malaquias fala de dois mensageiros - o que vai preparar o caminho do Senhor - que é João Batista, conforme profetizado em Isaías 40:3-4: "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará."

Mateus 11:10 cita esta passagem como uma confirmação de João Batista, o precursor de Jesus Cristo. "Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho".

Observem que Malaquias diz que o próprio Senhor, que fez aliança  com Israel no Velho Testamento, visitará o Seu povo, pessoalmente. Mateus fala de endireitar o caminho, enquanto Isaías diz que Deus virá ao Seu templo. Quando isso aconteceu? Muitas vezes, durante o Seu ministério, Jesus ministrou no Templo e curou ali muitas pessoas. (Mateus 21:23; 26:55).  No final do Seu ministério, "Entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." (Mateus 21:12-13; Marcos 11:15-17). O Templo Lhe pertencia por direito divino e Ele tinha um interesse especial no que ali acontecia.

Em determinado ponto do Seu ministério, Jesus desafiou os fariseus: "Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo" (Mateus 12:6). O Templo era a maior realização de Israel, o foco principal de sua religião (Mateus 23:16-21), o lugar onde a presença de Deus se encontrava. Jesus era a presença que havia deixado o Templo nos dias de Ezequiel, para encontrá-lo no estado em que se encontrava.

Jesus costumava apontar nas Escrituras o fato do que "Está escrito" sobre a Sua vida e os eventos relativos à Sua presença ali (Marcos 14:27; Lucas 24:45-47).  O que Ele estava fazendo havia sido profetizado. Ele iniciou o Seu ministério revelando-Se, conforme Ele constava na Escritura: "Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos". (Lucas 4:21).

Em João 5:39, Jesus disse: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam".

Nos versos 46-47, Ele disse:  "Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?"

Jesus poderia ser um anjo? Por acaso a Bíblia aponta um anjo, conforme afirmam as TJs? Absurdo também é dizer que Ele foi apenas um homem. Ele ainda declara em João 15:26, sobre o envio do Espírito Santo: "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim".

Será que o Espírito Santo iria testificar de um mero homem ao mundo? (Somente o faria do homem que seria o Salvador do mundo). [A não ser que fosse o "Espírito Santo" dos carismáticos] O Velho Testamento nos diz quem é o Salvador? "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador". (Isaías 43:11).  "Porém Israel é salvo pelo SENHOR, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade". (Isaías 45:17). O Novo Testamento deixa claro na 1 João 4:14: "E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo".

Anjos não salvam, nem também um homem comum pode salvar a humanidade dos seus pecados: "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". (Lucas 2:11).

Quando foi preso, conforme Mateus 26:52-54, Jesus disse a um dos Seus discípulos, o qual havia usado a espada para ferir o servo do sumo sacerdote: "... Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?  Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?"

No Salmo 40:6-7, lemos: "Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito".

Esta passagem foi citada e se aplica a Cristo Jesus, em Hebreus 10:7.  Portanto, negar a Divindade de Jesus é o mesmo que negar toda a Escritura que a Ele se refere e da qual Ele é o centro absoluto.

No caminho de  Emaús,  Jesus explicou aos dois discípulos:  "Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24:26-27).  Sim, a Escritura fala de Jesus e nos diz quem Ele seria manifestado em carne: não apenas como um homem, não apenas como um profeta, mas como Aquele enviado do céu pelo Pai - o Filho de Deus.

Pelo Espírito Santo, a Quem é atribuída a autoria da Escritura Sagrada,  Cristo diz:  "E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei".  (João 16:5-7)

Jesus prossegue, dizendo que o Espírito de verdade procede do Pai e testificará dEle. "Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade". (1 João 5:6).

Em Mateus 16:28, Ele diz: "Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino".

Qual seria este reino senão o mesmo Reino de Deus? "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". [Claro que Jesus não estava se referindo a uma organização eclesiástica, conforme dizem os católicos, mas à igreja constituída dos salvos em Seu Nome].

"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5:23); "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência". (Colossenses 1:18). 

A igreja também é chamada "a igreja de Deus", (1 Coríntios 1:2, 10:32, 1 Timóteo 3:5 & 3:15).  Quem nega a divindade de Cristo não faz parte da verdadeira igreja de Deus.

Em Apocalipse 2:23, Jesus declara: "... e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras".

Somente Deus pode sondar os corações e dar recompensas. Eis uma citação de Jeremias 17:10: "Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações". "Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois Ele sabe os segredos do coração". (Idem, Salmo 44:21 & 139:23).

Jesus diz que voltará e dá alguns insights dessa volta no Livro do Apocalipse, o qual revela Jesus Cristo como o Alfa e o Ômega: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". (Apocalipse 1:8). Esta expressão "Alfa e Ômega" no Livro do Apocalipse relacionam-se à sua Divindade. Alfa e Ômega significam que Ele é o princípio e o fim de todas as coisas.  A Palavra "Alfa" significa que ele é eterno, tendo existido antes de todas as coisas, conforme João 1:1-2: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." Ômega significa o fim.

Apocalipse 22:12 ensina que Aquele que virá é o Alfa e o Ômega. Apocalipse 1:17-18 mostra o apóstolo João caindo aos Seus pés :

"E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno".

Quando morreu Aquele chamado Alfa e Ômega? Isaías 53:8-9 responde: "Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido". E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca".

Zacarias 12:10: "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito          Em Apocalipse 1:7-8, lemos:  "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso".

Este Jesus está voltando: "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém". E nós fazemos coro: "Ora vem, Senhor Jesus". (Apocalipse. 22:20)

Em João 8:59, quando Jesus afirmou Sua Divindade, os judeus se enfureceram: "Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou". 

Não seria esta a única vez em que eles apanhariam pedras para apedrejá-Lo. Em João 10:31 eles fizeram o mesmo e todos os que ignoram as verdades da Bíblia não podem entender Suas palavras. Certamente, as mesmas pessoas que O ignoram são aquelas que apanham pedras para apedrejar os Seus legítimos seguidores. Eles já começam a formar um grande exército para uma luta contra Ele, conhecida como a Batalha do Armagedom. Mas Jesus deixou bem claro que "Quem não é por mim é contra mim". 

É hora de escolher entre o Jesus Cristo da Bíblia e os "cristos" inventados pelos representantes da Nova Ordem Mundial. "QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?" (Isaías. 53:1).

 

Let Us Reason Ministries – "Denying the Deity of the Son of God is to Deny the Scripture'' - Traduzido por Mary Schultze, em 24/11/2011 - www.maryschultze.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .