Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

7 de janeiro de 2014

Caio Fábio diz que seus críticos passaram a vê-lo como herege apenas depois que se divorciou: “Ensino o que sempre ensinei”

Caio Fábio diz que seus críticos passaram a vê-lo como herege apenas depois que se divorciou: “Ensino o que sempre ensinei”
O reverendo Caio Fábio comentou as críticas que recebe de teólogos e outras lideranças evangélicas por sua postura doutrinária frente a questões de teor filosófico na teologia.
Segundo Caio Fábio, os motivos para o “abominarem” são “algumas razões simples de minha fé, e pelas quais os teólogos me odeiam hoje em dia; embora tenha sido isto mesmo que eu sempre ensinei, inclusive no tempo em que me ‘adoravam’. rsrsrs. A única coisa que mudou é me divorciei faz quase 16 anos. Então, tudo virou heresia”, escreveu.
Caio é conhecido por apontar falhas da Teologia Dogmática, considerada “consenso teológico dos Concílios”, e que o próprio reverendo menospreza: “Eu nunca dei a mínima para isto. Li tudo e todos. Mas sempre li como quem lia Platão, na melhor das hipóteses”.
Sobre a Teologia Sistemática, que segue o “Dogma do Interprete (s) selecionador (es) de textos conforme o dogma adotado e feito Teologia Sistemática pelo Concílio que define a crença de um dado ‘grupo de crentes’ na religião cristã”, Caio disse que considera essa linha de pensamento uma “escolha de time por afinidades e conveniências pressupostas”: “Sempre achei tolo [...] e hermeneuticamente condicionador do olhar do interprete. Tolo demais”.
A linha de pensamento teológico que Caio diz adotar é Jesus como chave hermenêutica dos textos bíblicos. “Sim, é assim que cri desde o início. Sim, pois quando Jesus é a Chave Hermenêutica da nossa interpretação bíblica [tanto do V.T. quanto do N.T.], então, não há um dogma anterior… Os Dogmas passam a ser Exclusivamente os Absolutos Explicitados e Encarnados por Jesus. Também não há uma ‘sistemática’ como ‘consequência do dogma’. conforme faz a religião: define o dogma e então cria a sistemática”, afirmou o reverendo.
“O que há em Jesus para mim [...] é que Ele é o único Definidor do Dogma [sendo que Ele é, de fato, o único dogma; e, Nele, o único dogma é amor]; é o único interprete absoluto do Princípio-Dogma-Amor que Ele encarna. Ora, é porque Ele encarna a Palavra que é Ele mesmo é que no ato de viver Ele a interpreta! E mais: em Jesus tem-se também ‘a seleção das relevâncias’ para a vida segundo Deus”, resumiu.
Em sua conclusão, o reverendo diz que “é preciso conhecer o Evangelho para entender o que digo”, e pontua que a interpretação que faz da teologia coloca sobre o ser humano a responsabilidade de seguir o exemplo de Jesus: “Teólogos se asfixiam diante de tais realidades insofismáveis! Claro! Tal percepção tira o eixo da discussão da interpretação filosófica ou filológica do texto e nos chama para a prática do amor como escrito da vida no chão do mundo; sim, tudo para o meu bem e do meu próximo; posto que este seja o verdadeiro benefício do Evangelho!”, finalizou.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Related Posts:

  • Renê Terra Nova... Prosperidade sem limites!!!Estou fazendo um "tour" no site do "Apostolo Renê Terra Nova" e certas coisas me chamaram a atenção: Vejam essa enquete: O "mago da Prosperidade" só fala nisso: multiplicação, prosperidade...  Porque não é feito … Read More
  • Sou um mar de alguma coisa Sou um mar de alguma coisa Confesso que sou bagunçeiro e, muitas vezes, atrevido. Quando ainda era criança minha mãe dizia que eu tinha formiga no "rabicho". Continuo assim. Prefiro a bagunça … Read More
  • "Paulo Disputava" [Denunciava, Expunha, Combatia, Separava-se, Citava os Nomes, etc.] Não é preciso avançar tanto na leitura da Bíblia, para descobrir que ela, definitivamente, não é um livro ecumênico. Na "Grande Comissão", Cristo ordenou aos Seus discípulos: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as naçõ… Read More
  • Música Gospel e o flerte com ritmos mundanos Já foi o tempo em que música evangélica era solenemente sacra e sem os embalos rítmicos que os conservadores ao extremo costumavam taxar de ritmos da carne ou profanos, por motivar o corpo ao balanço. Atualmente, Pagode, Fu… Read More
  • Aos meus companheiros, pastoresAvivamentos, contratempos e equilíbrio A razão deste texto é de um pequeno desabafo de um coração apaixonado pela igreja. Por isso, dirijo este texto exatamente para meus companheiros, pastores. Vamos começar a nossa r… Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .