Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

27 de janeiro de 2014

O Grande Desastre Evangélico


 O Dr. Frances Schaeffer resumiu corretamente as coisas, alguns anos atrás, quando disse: "Aqui está o grande desastre evangélico - o fracasso da igreja evangélica em lutar pela verdade. A igreja evangélica tem-se acomodado ao espírito da era.   Primeiro, tem havido uma acomodação da Escritura, de modo que muitos que se autodenominam evangélicos tenham uma visão enfraquecida da Bíblia e não mais afirmem toda a verdade que que ela ensina” E o que acontece?
Paul Smith - um irmão da Calvary Chapel, cujo fundador é Chuck Smith – documenta brilhantemente o declínio e queda do evangelicalismo em seu novo livro - New Evangelicalism.
Sobre a Nova Ordem Mundial, ele afirma que a igreja de hoje está em estado de crise e confusão. Termos como fundamentalismo, evangelicalismo, novo evangelicalismo e igreja emergente têm criado, claramente, um conflito nas crenças, na percepção da identidade e na compreensão do que seja cumprir a Grande  Comissão de Jesus Cristo.
O enorme desfecho do paradigma tem suas raízes no encontro realizado  em um restaurante em Manhattan, New York, em 1905.  Os oradores foram um grupo de intelectuais comprometidos com Karl Marx. Eles tinham como objetivo estabelecer uma “transformação fundamental” na cultura da América, afastando-a das raízes cristãs, em direção à ideologia  marxista/socialista. Eles iriam infiltrar tudo, dos centros de ensino, à mídia e às igrejas. [E como o Brasil copia tudo que vem dos Estados Unidos, a novidade logo foi aceita pelos crentes nacionais].
Ele prossegue: Os novos evangelicalistas foram bem sucedidos. E-mails dentro desse ministério carnal documentam o que tem acontecido e continua a acontecer, em nossas igrejas, nos dias de hoje.  Pessoas escrevem a  este ministério,  declarando ter visitado quase cada igreja em suas cidades, tendo nelas encontrado  sérios problemas, de modo que decidiram ficar em casa.  Seus corações ficaram dilacerados e desistiram das suas igrejas. A Bíblia adverte que nos últimos dias haverá uma grande apostasia e, mesmo assim, ninguém parece estar preparado para ela, mesmo porque todos nós imaginamos estar isentos desse perigo”.
Conquanto Smith acerte o alvo de muitos itens,  sobre a Igreja com Propósito, a Igreja Emergente e o Pós-modernismo, ele também menciona o objetivo do Seminário Fuller.
In 1971, C. Peter Wagner tornou-se professor do Movimento do Crescimento da Igreja, no Fuller. A ênfase sobre as ciências sociais e não sobre a Bíblia, tornou-se o foco Wagner e de outros professores  influenciados pelo Movimento. O resultado foi que, dentro de 4 décadas, floresceu o dilema e a carnalidade dentro da igreja, através do mundo.  
Conquanto o Seminário Fuller não possa ser censurado por toda esta era permissiva, jovens foram e estão sendo ali treinados - como o foi Rick Warren - no sentido de aprender a conduzir a igreja de um modo não convencional. Alguns destes métodos foram produtivos, mas outros produziram o “novo evangelicalismo”, o qual jamais seria reconhecido pelos nossos avós.
Smith documenta este processo alarmantemente degenerativo, o qual tem confundido muitos evangélicos. Sua documentação é vasta. A sutil progressão dos detalhes não bíblicos é simplesmente chocante. 

Smith registra o fato de que os mestres do Seminário Fuller  já não afirmam que ‘a Bíblia seja a infalível Palavra de Deus’. Eles dizem simplesmente que ‘a Bíblia é a palavra (em letras minúsculas) de Deus’ e acrescentam que a infalibilidade se limita aos assuntos de fé e prática 
[O que significa que, historicamente, ela pode estar cheia de erros].
Contrastem o rápido crescimento do “Movimento do Povo de Jesus”, dos anos 1960 e 1970,  o qual nada representou na mídia mercantilizada  e, exceto por alguns itens, o livro de    Paul Smith - New Evangelicalism, seria um desses itens.
Com tantos crentes desejando abandonar a igreja, a conclusão é que a falta de compromisso bíblico da igreja, nos últimos 100 anos, está preparando o palco para a chegada da religião mundial, a qual vai dominar, triunfantemente,  o mundo, durante a Grande Tribulação.
[Observem como tudo está se harmonizando com a Nova Ordem MundialMuitos pastores têm dado preferência à leitura das edições modernas das bíblias editadas pelos Jesuítas, como a “Século 21”, a “NVI”, “A Mensagem” e outras igualmente pervertidas]. Tudo se encaminha para os momentos proféticos dos últimos dias, mesmo porque muitos desses pastores não acreditam na iminente volta do Senhor...
Existe alguma esperança para a igreja moderna, embasada no “toma-lá-dá-cá” dos especialista em exigir dízimos e ofertas, a fim de conseguir pagar os altos salários exigidos pelos seus ministros e psicoterapeutas? 
Supomos que o desastre esteja se aproximando rapidamente. Por isso, traduzimos e escrevemos estes textos, embasados em bons pesquisadores, a fim de abrir os olhos dos ignorantes da verdade.  
Visto como o declínio espiritual  da igreja é uma realidade, com a maioria dos crentes se adaptando às novidades do Novo Evangelicalismo, seus líderes vão permanecer numa posição confortável, sem atentar ao que lhes possa estar reservado, durante o julgamento no Tribunal de Cristo.

Mary Schultze, 27/01/2014.
Texto inspirado em  “The Great Evangelical Disaster”
de Jan Markell

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .