Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

17 de outubro de 2012

IGREJA EVANGÉLICA CRISTO VIVE - NÃO CREEM NA TRINDADE!



Define-se grupo unicista aquele que rejeita a verdade de que Deus subsiste e coexiste em Três Pessoas Distintas, cada uma plenamente Deus, no entanto, são o Único Deus. A Igreja Evangélica Cristo Vive (IECV), presidida aqui no Brasil pelo Senhor Miguel Ângelo, é um grupo unicista. Em que crê a IECV sobre este assunto? Observe:





Observe que o site oficial da IECV [1] afirma que Jesus Cristo se manifestou triunicamente, primeiro como Pai, depois como Filho e nos últimos dias como Espírito Santo. Alguns unicistas usam a ilustração da água, pois jamais a mesma partícula de água pode ser sólida, líquida e gozosa ao mesmo tempo.

Com todo respeito aos membros da IECV e, principalmente, ao Sr. Miguel Ângelo, discordamos de sua interpretação. A Bíblia menciona que o Pai é Deus (1 Coríntios 8:5), o Filho é Deus (João 20:28), o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3, 4; 2 Coríntios 3:17) e Deus é um só. (Deuteronômio 6:4; João 17:3) Se a Bíblia parasse por aqui, então poderíamos concordar com o conceito unicista da IECV, ou seja, que Jesus Cristo manifestou-se em Três Modos diferentes. Todavia, temos na Bíblia cerca de 180 versículos onde nos é mostrada a interação entre as Três Pessoas de Deus, ao mesmo tempo.

Por exemplo, a Bíblia diz que na Criação do homem, Deus fala: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança." (Gênesis 1:26) Por que Deus usou "nossa"? Porque, conforme evidências Bíblicas, Deus é Triúno, conforme os textos alistados no parágrafo anterior.

Alguns unicistas ensinam que Deus teria falado isso a anjos, como que convidando-os a participar com Deus na Criação do homem. Se assim fosse, teríamos sido criados à imagem e semelhança de Deus e de anjos. Mas em momento algum lemos isso nas Escrituras. O homem é apenas imagem e semelhança de Deus. - 1 Coríntios 11:7.

Em João 1:1, lemos que Jesus, o Verbo de Deus (Apocalipse 19:13), estava com Deus e era Deus. Por que João diria "estava com" e "era" Deus, se não há pluralidade de Pessoas na Divindade?

No Salmo 110:1, lemos que o Yahweh diz ao Senhor de Davi: "Assenta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés". Observe que Jesus concorda que o Salmo 110:1 está se referindo a um diálogo entre Yahweh e Jesus:

"Ele lhes respondeu: Como então Davi, pelo Espírito, chama-o Senhor, dizendo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi o chama Senhor, como ele pode ser seu filho?" - Mateus 22:43-45.Do texto acima, concluímos claramente que Deus está nos ensinando algo: Que o Pai comunica-se, não consigo mesmo, mas com seu Filho, Jesus, e ambos são o mesmo Deus, conforme evidências bíblicas adicionais. Portanto, há uma pluralidade de Pessoas na Divindade UNA!

Durante o ministério de Jesus na terra, há cerca de 140 textos bíblicos que realçam a triunidade de Deus, não um unicismo. Vemos no Batismo de Jesus as Três Pessoas claramente atuando separadamente. (Mateus 3:16) Em seu ministério terrestre, Jesus demonstrou ser uma pessoa distinta do Pai:

"Na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou também dá testemunho de mim." - João 8:17, 18.Assim, se Jesus se considera outra pessoa que o Pai, e aqui tem que ser ao mesmo tempo, por que ensinar que eles são a mesma pessoa com manifestações diferentes em tempos distintos?

Além disso, como o Espírito Santo poderia ser o próprio Jesus se Jesus o envia, e ainda demonstra haver submissão do Espírito Santo a ele, pois fala-se dEste Espírito não falar de si mesmo, mas do que tiver ouvido. (João 16:13, 14) Com toda sinceridade, respondam: O que teriam concluído os ouvintes de Jesus, com essas palavras: Que o Espírito Santo era o próprio Jesus?

Após a ressurreição de Cristo, a Bíblia ensina novamente haver relacionamento entre as Três Pessoas. Jesus ensina-nos o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:19, 20) Lemos em 2 Coríntios 13:13 sobre "a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo". E lemos que Jesus entregará o Reino ao Pai:


"Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder. [...] Pois sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, é claro que isso não inclui quem lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." - 1 Coríntios 15:24-28.Como o Filho pode ser a mesma pessoa que o Pai se o Filho se sujeitará ao Pai? No entanto, sabemos que tanto o Pai quanto o Filho são o mesmo Deus. De fato, um mistério além da nossa compreensão.

No Apocalipse, por fim, aprendemos que a Revelação de Jesus foi deu quem a deu. (Apocalipse 1:1) Sabemos que o "dar" aqui não significa que Jesus não a conhecesse. Sempre eu dou dinheiro para minha esposa, mas este dinheiro era nosso, e ela sabia que tínhamos. Assim, Apocalipse transmite a ideia de como, na Divindade, há relacionamento submisso do Filho para com o Pai na Revelação de Deus, de seus propósitos e no desenrolar do Plano de Salvação.


Conclusão

De modo algum pretendemos, por discordarmos da doutrina da IECV, incentivar o ódio ou o desrespeito religioso. Amamos cada membro desta organização religiosa, todavia, entendemos que precisamos saber diferenciar Trindade de Unicismo. Minhas sinceras orações a todos os membros da IECV, para que venham a experimentar a alegria de conhecer o Deus que é amor. (1 João 4:8) Este Deus, por ser amor, em toda a sua eternidade (estado) amou e foi amado. Antes de criar a realidade espiritual e física, em seu estado eterno, Deus amou e foi amado, por isso, é amor. E quem Deus amor e por quem foi amado? A única explicação convincente é: A eterna interação entre as Pessoas do Deus único. - Fernando Galli.

[1] http://igrejacristovive.com.br/doutrina/, item II, Credo Professado.

Related Posts:

  • PROVA DE QUE A LIDERANÇA DA IASD CONTINUA ENGANANDO SEUS MEMBROS ESTA É A MAIS RECENTE PROVA DE QUE A LIDERANÇA DA IASD CONTINUA ENGANANDO SEUS MEMBROS QUANTO SUA ATUAL APOSTASIA DOUTRINARIA. COMPROVE POR MEIO DESTAS LIÇÕES DA ESCOLA SABATINA NÃO MUITO ANTIGAS, COMO ERA ATÉ BEM POUCO TE… Read More
  • Confissões de um Ex-Padre “E ouvi outra voz do céu que, que dizia sai dela povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4”. Ex Padre Josias de Souza Lima 15 razões porque deixei d… Read More
  • Quem Questiona Renê Terra Nova Vai Ser Comido De Bicho . Por: Meire No dia 01 de dezembro o paipóstolo Renê Terra Nova ministrou aos seus servos pastores e líderes desatados na Visão Celular no Modelo dos 12. A palavra que o paipóstolo ministrou foi sobre a importância de p… Read More
  • Heresias atuais – Apóstolo José MirandaEssa série de textos visa apontar e discutir os atuais movimentos ditos evangélicos que, de maneira grotesca, distorcem a Bíblia e criam novos conceitos ditos cristãos. Nosso primeiro texto discute sobre o apóstolo José Luis … Read More
  • Você já ouviu alguém falando mal de Maria? Nunca ouvi ninguém falando mal de Maria!!! Ouvi, sim, muitas pessoas falando contra as IMAGENS DE BARRO que têm mais de CINQUENTA NOMES (Maria de..., Maria do...). Essas IMAGENS DE BARRO não são a MARIA que foi mãe de Je… Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .