Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

24 de outubro de 2012

A vida cristã e as falsas promessas




Promessas. Vivemos num mundo que perdeu a consideração pela palavra falada. Se te prometeram alguma coisa, que foi não foi registrado por escrito, isto não tem o menor valor para nossa sociedade. Entretanto, nem sempre foi assim, mas houve um tempo no qual as palavras faladas tinham peso, e alguém poderia morrer caso não cumprisse o prometido.

Talvez, por saudosismo, ou por teimosia mesmo, algumas pessoas ainda vivem de acordo com este paradigma. E fazem muito bem, afinal Jesus nos desafiou a darmos credibilidade às nossas palavras quando disse que nosso “sim” deveria ser SIM, e nosso “não” deveria ser NÃO. Nada de meias palavras ou promessas vazias.

Acontece que este trauma pela falta de credibilidade das palavras faladas tem levado muitos cristãos a prometerem coisas que Deus nunca prometeu, ou pior, dar credibilidade a uma ideia que jamais foi pretendida por nenhum escritor bíblico.

Recentemente vi numa dessas fan pages do Facebook a seguinte frase: “Quem tem promessa de Deus não morre antes de ver todas elas cumpridas em sua vida”. Este tipo de argumento na Filosofia é chamado de falácia. Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega (Wikipedia). É um argumento ineficaz, pois sabemos que existem muitos cristãos que morrem no mundo todo que não chegaram a ver seu filho de volta ao Evangelho, por exemplo. Portanto, não há como comprovar que esta ideia seja verdade se apenas um cristão morrer nestas condições. O que diríamos dele? Que não tinha promessas?

Este argumento, além de ineficaz, é também inconsistente e não possui fundamento nas Escrituras. Ora, se a frase acima se propõe a ser um “Pensamento de crente”, de acordo com a descrição da Fan Page no Facebook, é de se esperar, no mínimo, que tenha seu alicerce na Bíblia, o livro dos crentes. Logo, vamos ver o que a Bíblia diz sobre Promessas e morte. O livro de Hebreus no capítulo 11 nos traz a galeria dos heróis da fé. E bem no finalzinho do capítulo o autor diz que todos eles, apesar do seu testemunho de vida, morreram sem alcançar a promessa. Portanto, a frase em destaque, embora sirva como uma espécie de autoajuda, não reflete o padrão bíblico, especialmente em virtude da maioria dos textos bíblicos terem sido escritos quando os cristãos passavam por grandes períodos de perseguição e ameaças de morte.

Logo, ao promover este tipo de pensamento, alguns cristãos perpetuam a falta de credibilidade da palavra falada ao transformar as palavras da Bíblia em promessas vazias que jamais serão cumpridas pela simples razão que nunca foram, de fato, uma promessa.
que


Alexandre Milhoranza
Alexandre Milhoranza - Convidado Especial
Alexandre Milhoranza é analista de sistemas e estudante de teologia. Muito bem casado com a Ana Claudia e pai da Bárbara e do Eduardo, seus mini filósofos de plantão.
Acesse o novo blog do Milhoranza |


 

1 comentários:

  1. Esse autor tem uma pagina de biografia no site MasonMusic.org, (http://www.masonmusic.org/sibelius.html) ele compos música maçonica, leia no site. tradução do site (http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.masonmusic.org%2Fsibelius.html&act=url)
    William J. Kirkpatrick, hinos 34 - 40- 51 - 69 - 78 112- 136- 150-184-202-207-208-252-275-275- 297-315- 316- 440 (obs: nao colocarei os nomes dos hinos pois sao muitos, é so conferir no hinário 4 CCB)
    Ee se alistou no Regimento 91 dos Voluntários da Pensilvânia como um Major, segundo no wikipedia, ele também aparece numa foto dos Maçons Na guerra civil americana, no site http://pt.scribd.com/doc/49228305/7/Macons-oficiais-da-Uniao logo no fim do site
    Marthin Luther, M. Lutero hino 381 Forte Rocha
    Maçom, deu inico ao Rosa-Cruz, fonte
    http://www.samauma.biz/site/portal/conteudo/opiniao/g00305mulhermaconaria.htm
    https://sites.google.com/site/dodavidbezerragospel/maconaria/o-grao-mestre-lutero-da-r-c

    Ar. L van Beethoven, Ludwig van Beethoven, hino 352 De Jesus a graça divina
    Consta na lista do site MasonMusic.org, http://www.masonmusic.org/composers.html, e no site freemasonry http://freemasonry.bcy.ca/biography/beethoven_l/beethoven_l.html

    Tem muitos outros também que foram padre e vigários, como John Bacchus Dykes (vigário) o hino 322 Santo Santo Santo, no original Holy Holy Holy foi feito para reunião de bispos Nicea. John Darwall‏ do coro 4, foi padre e vigário. A. L. Peace (Albert Lister Peace) do hino 35 Bendito seja o Deus vivente, ele era maçom da Grand Lodge of Scotland, o hino no original foi feito para uma santa, St. Margaret.

    Alem disso á autores do YMCA (maçonaria discreta branca) como W. H Doane, Ira D. Sankey, e o famoso Stephen Collins Fosters (SC Foster) considerado pai da musica america do hino 215 Meu bom Jesus, por ti... este hino se chama Old Black Joe musica de salão country este autor também fez o famoso Oh Suzana!, não se esqueça de Thoro Harris que fez o hino Não Tardará que é o Aloha Oe da Rainha do Havai (pesquise no google em inglês) e o 288 Oh que fundamento é o Adeste Fideles canção de Natal

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .