Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

31 de agosto de 2009

Malaquias

Malaquias 1

Malaquias significa "Meu mensageiro"

O último dos livros que falam das condições daquele pequeno grupo que retornou a Jerusalém cerca de 475 anos antes do Senhor vir ao mundo.

Eles também, de um modo geral, acabaram descuidados, e assim o profeta Malaquias é levantado por Deus para despertar o povo. É como uma conversa entre Deus e Seu povo. Eles haviam afundado em um estado muito baixo. Só estavam adorando a Deus exteriormente.

Ele, em misericórdia, graça e amor, trouxera Seu povo de volta do cativeiro. Mesmo assim eles eram tão esquecidos e desobedientes! Quanto deviam a Deus! O Senhor deseja encontrar em nós um coração que olhe para Ele a cada dia.

Ml 1:1-2 Ele precisava lembrá-los! Eles perguntam a Ele de que maneira Ele os amava! Estavam insensíveis à autoridade do Senhor.

Ml 1:6 Os sacerdotes desprezavam Seu Nome! Perguntam a Ele como faziam isso.

Ml 1:7 Trouxeram pão impuro ao Seu altar! Eles perguntam quando! Tinham se afastado tanto de Deus que nem mesmo tinham consciência disso. Muitos crentes hoje estão assim. O Senhor estava para vir a eles... e veio. Ele está para voltar... e voltará.

Malaquias 2

Ml 2:1-10 Os sacerdotes que deveriam ser guias do povo são os próximos a serem mencionados. Deus tinha levantado os sacerdotes para que fossem Seus mensageiros e aqueles que estivessem entre Deus e Seu povo. Ele tinha feito um acordo com eles para abençoá-los se glorificassem a Deus. Deus diz que odeia o repúdio, e não
o divórcio (falaremos exaustivamente nisso nesta aula de hoje)

Ml 2:7 (Todo crente hoje é um sacerdote - 1 Pedro 2:5. Temos a mente de Cristo - 1 Co 2:16. Temos sabedoria vinda de Deus - 1 João 2:20).

Ml 2:11-13 Mal religioso. Você percebe a grande distância que separa os crentes de Deus por causa do mal religioso? O Senhor nos chama de volta - 2 Tm 2:21.

Ml 2:14-17 A infidelidade a Deus e à Sua Palavra é representada pela infidelidade no relacionamento matrimonial. Se somos amigos daqueles que não seguem o Senhor, somos infiéis a Ele!


Malaquias 3

Ml 3:1-6 O mensageiro que iria anunciar a vinda do Senhor Jesus era João Batista. (Isto foi escrito centenas de anos antes de João nascer).

Ml 3:7-10 Deus repreende a falta de fé do povo em dar para o sustento dos que trabalhavam no Templo. Aqueles que agiam como
ladrões são os desafiados a fazerem prova com Deus. Quem ama
a Deus e dá com alegria para Sua Obra na Terra não precisam fazer
prova, pois já sabem que o Senhor é bom!
(falaremos exaustivamente nisso nesta aula de hoje)

Ml 3:14 Ouvimos isso nos dias de hoje - "De que adianta agradar o Senhor? Não me ajudou em nada, por isso vou viver e agradar a mim mesmo!"

Ml 3:15 As pessoas hoje estão entorpecidas com a idéia de que são felizes do jeito que são.

Ml 3:16-18 Todavia Deus viu um pequeno grupo de pessoas que temia o Senhor, e que se reuniu e falou sobre isso e desfrutou do Senhor!

Nestes 4 capítulos, "Seu Nome ou Meu Nome" aparece 9 vezes. Que Nome precioso! (Veja também Sl 89:7) Repare nas promessas, apodere-se delas. Teremos a habilidade de discernir o que é verdadeiramente justo e o que é mau. Mas estes versículos referem-se a quando o Senhor aparecer diante do mundo em um tempo ainda futuro. Então Ele virá para julgar toda a impiedade.


Malaquias 4

Ml 4:1 Mas Deus é santo, e Ele nos revela o fim do ímpio. O castigo está a caminho!

Ml 4:2 Mas, que contraste para essas pessoas!

Ml 4:5-6 Um homem se levantará antes que o Senhor volte em glória. (Não para nós - não existe nenhum acontecimento que deva acontecer antes que Ele volte para nós). Ele chamará o povo ao arrependimento antes que venha o grande e terrível dia do Senhor Jesus. Alguns irão escutá-lo. Assim termina o Antigo Testamento, com a promessa do amanhecer do Sol da Justiça, o Senhor Jesus, vindo em poder. (O Novo Testamento termina com a promessa de Sua vinda como Estrela da Manhã - para nós).

Colaboração Ed Zímerer

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .