Louvor e adoração são coisas diferentes. Além disso, a adoração está ligada a pelo menos três outras idéias: sacrifício, gratidão e fé
Márcio Redondo
É comum, hoje em dia, falar em louvor e adoração como se fossem a mesma coisa. Veja-se o caso de músicas que cantamos. Nas letras de algumas ambas as idéias aparecem lado a lado. Isso leva alguns a concluírem que louvor e adoração seriam palavras sinônimas, isto é, seriam duas maneiras de dizer a mesma verdade. Bem, pelo menos é assim que pensam.
Mas tem diferença entre louvor e adoração? Tem, sim, senhor! Tem, sim, senhora! Louvar, conforme já pudemos examinar em outra oportunidade, é falar bem de alguém. Louvor cristão é, portanto, elogiar a Deus. Por outro lado, adorar é algo muito diferente.
No Antigo Testamento o verbo "adorar" originariamente significava prostrar-se, ou seja, curvar-se até o chão. Faz lembrar aquele gesto dos muçulmanos quando, na hora de suas orações, ajoelham-se e, então, curvam-se até encostarem o rosto no chão. Mas por que alguém faria tal gesto? Bem, era comum curvar-se quando se estava diante de um hóspede ou de uma pessoa mais importante e especialmente diante de Deus (por exemplo: Gênesis 18.2, 2 Samuel 14.4). Com isso, demonstrava-se honra e reverência.
Mais adiante perdeu-se o sentido literal de curvar-se e ficou o figurado, permanecendo essa idéia de respeito e reverência. É assim que, várias vezes na Bíblia, o verbo adorar, que inicialmente tinha a idéia de prostrar-se, é usado lado a lado com verbos que indicam o movimento de curvar-se (por exemplo: 2 Crônicas 29.30, Apocalipse 5.14). Pois bem, é essa atitude interior que nos interessa examinar mais detalhadamente agora.
Sem pretender esgotar o assunto, podemos observar que adoração está ligada a pelo menos três outras idéias: sacrifício, gratidão e fé. Analisemos, então, cada uma dessas associações.
Adoração e sacrifício. Conta o livro de Gênesis que Abraão, quando levava seu filho Isaque para ser sacrificado, em certo momento falou aos servos que os acompanhavam: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos" (22.5). Podia ter dito "depois de sacrificarmos", mas disse "depois de adorarmos". Podia ter se referido ao ato exterior de sacrificar; mas preferiu indicar a atitude interior de demonstrar reverência e respeito por Deus. É isso que Paulo quis dizer quando falou aos cristãos de Roma: "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional [ou adoração] de vocês" (Romanos 12.1). Coração que adora é coração que se entrega, é coração que doa de si mesmo. Adorar é entregar a filha a Deus a fim de que ela se torne uma missionária em campo distante. Adorar é ofertar com liberalidade para a obra de Deus. É também dar a uma pessoa necessitada como se estivesse dando para Deus (Mateus 25.37-40).
Adoração e gratidão. Ainda em Gênesis, lemos a história do servo de Abraão que foi a um lugar distante buscar uma esposa para Isaque, o filho de seu senhor (24.4, 10). Durante a viagem o servo orou, pedindo orientação divina (24.12-14). Ao ver respondida sua oração (24.15-20), ele "curvou-se em adoração ao Senhor" (24.26) e disse "Bendito seja o Senhor, que me conduziu na jornada" (26.27). Percebe-se claramente um elemento de gratidão. O que vemos nessa passagem é alguém que reconhece a direção de Deus em sua vida e, por isso, agradece, isto é, adora. Coração que adora é coração que agradece. Adorar é lembrar de agradecer a Deus aquilo que pedimos e recebemos e também aquilo que recebemos sem nem mesmo termos pedido. É agradecer coisas tanto grandes quanto pequenas: a gripe que foi embora, o salário recebido, a promoção no emprego, a reconciliação com alguém que virou as costas.
Adoração e fé. Adoração pressupõe fé. Isso fica patente num dos encontros entre Jesus ressuscitado e seus discípulos: "quando o viram, adoraram; mas alguns duvidaram" (Mateus 28.17). Isso nos ensina que a dúvida é um obstáculo à adoração. A fé é parte integrante da adoração. Sem fé não acontece adoração. Coração que adora é coração que confia em Deus. Adorar é reconhecer que Deus continua no controle mesmo quando se perde o emprego, quando chega a doença, quando se enfrenta uma crise familiar, quando Deus responde "não" à oração. Agir assim requer fé.
Em resumo, tem muita diferença entre adoração e louvor. Louvar é falar bem de Deus, seja em uma oração, seja em um hino, seja em uma conversa com o colega de trabalho. Louvor tem a ver com o que eu digo. Já adoração é algo lá dentro de mim. É uma atitude que tenho diante de Deus. Quando adoro, reconheço a minha pequenez e dependência de Deus, coloco-me no meu devido lugar: sou criatura, e Deus é o criador. Quando adoro, entrego a Deus o que sou e o que tenho, agradeço cada demonstração das bênçãos divinas, reconheço que ele está no controle de tudo. Adorar é deixar que na minha vida Deus seja verdadeiramente Deus. É mostrar com minhas ações e palavras que Deus é o Senhor de todo o meu viver.
Por: Márcio Redondo
27 de agosto de 2009
Tem diferença? Tem, sim, senhor!
Related Posts:
MINISTROS DE DEUS OU PROFISSIONAIS DO PÚLPITO ?“Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis?” – Isaías 43:19. Deus deseja fazer coisas novas nestes dias no meio da Sua Igreja. Deus está se movendo de maneira nova e há um "novo som" que pre… Read More
Deus fala através do louvor. Introdução: Um bálsamo para as nossas vidas é quando lemos o salmo 96, quando Deus convida todos os moradores da terra a cantar um cântico novo a Ele. Este salmo também é um louvor, é considerado pelos estudiosos da bíblia … Read More
Fatores Negativos na Equipe Musical “… os meus zelosos adoradores… me trarão sacrifícios…” –Sofonias 3:10. Ao lermos o texto acima, podemos concluir que o adorador é zeloso com aquilo que o Senhor tem deixado em sua responsabilidade. A pessoa que zela por… Read More
Absurdo! Cantores, bandas, ministérios, levitas terão que pagar para cantar, se não serão multados É isso mesmo o título da matéria não está errado, de acordo com a autarquia federal “Ordem dos Músicos do Brasil” (OMB), quem não possuir uma “carteirinha” de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas qu… Read More
Fundamentos de Louvor e AdoraçãoSer um adorador é o que Deus mais deseja que sejamos. Deus me chamou e nos chamou para sermos um adorador, Deus te fez para ser um adorador. Deus nos chamou para servi-lo, para fazer a sua obra, essa é uma das mãos pelas quai… Read More
0 comentários:
Postar um comentário
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .