Blogroll

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim." – Jo 15.18

31 de agosto de 2009

PIERCING E TATUAGEM – É pecado?

1. VERSÍCULOS QUE SÃO USADOS PARA CONTRARIAR O USO DE TATUAGEM E PIERCING:
1.1 Levitico 19:28 e Deuteronômio 14:1
1.1.1 Estes versículos não têm nada a ver com o contexto que os críticos de piercing e tatuagem tentam impor. Quando o povo de Israel estava avançando, tomando posse dos terrenos que Deus tinha dado a eles, alguns pagãos continuaram a viver em suas terras, mas entre o povo israelita; esses pagãos tinham alguns costumes que Deus estava, de antemão, prevenindo o povo israelita a não seguir; um desses costumes era que o povo pagão davam golpes em seu corpo e se marcavam, AO CHORAR POR UMA MORTE. Por esse motivo Deus deu essa lei a Moisés, para que o povo não fosse influenciado pela cultura pagã.
1.1.2 Vale lembrar que várias seitas e religiões hoje existentes são frutos de textos tirados do seu contexto, virando pretexto pra alguns costumes, doutrinas, pensamos e conceitos, que só vem a distorcer o Evangelho de Cristo.

2. SEGUNDO OS QUE SÃO CONTRA PIERCING E TATUAGEM, DEPENDENDO DO LUGAR QUE VOCÊ COLOCA, REPRESENTA UM SIGNIFICADO DIFERENTE:
2.1 No NARIZ significa DOMÍNIO e no mundo espiritual é uma distorção de caráter e um direcionamento de rebeldia.
5.1.1. Réplica: Eliezer deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing?) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus (Gn.24.22,47)
5.1.2. Agora me explica: como pode alguém adorar a Deus, e Deus receber essa adoração, se acabou de fazer alguém cair em pecado (colocando o piercing na Rebeca).

2.2 O Piercing nas ORELHAS, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo.
2.2.1 Réplica: À luz da Bíblia, qual a diferença entre um piercing e um brinco? Se eu posso colocar na parte inferior da orelha um brinco, por que não posso colocar na parte superior o que chamam de piercing? Por que na parte inferior é brinco e na parte superior é piercing? Não tem diferença! Afirmo categoricamente: à luz da Bíblia, ninguém vai poder me mostrar a diferença entre piercing e brinco; não tem! Se uma pessoa é contra o piercing, tem que ser contra o brinco também... Muito raro achar alguém assim. Então não faz muito sentido.
2.2.2 Em Êxodo 35:22, o povo israelita, tanto homens como mulheres, traziam oferta para que fosse construído o tabernáculo de Deus; olha só que interessante: “Homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao SENHOR.”
2.2.3 Agora me explica: Como que Deus continuaria abençoando seu povo e aceitando ofertas que, segundo essa galera contra, era pecado? Acho meio difícil.

2.3 Piercing na LÍNGUA, nos LÁBIOS e no UMBIGO:
2.3.1 Língua e lábios: Não acho muito legal colocar na língua ou nos lábios porque são lugares que mais facilmente podem adquirir alguma doença infecciosa. Mas não acho que seja pecado.
2.3.2 UMBIGO: Não concordo com esse. Mais na frente vamos ver o motivo.

ATENÇÃO: Claro que tem algumas coisas a observar nesse assunto. Não é porque na Bíblia não tem nada contra que vamos ter que exagerar na dose, né?! Você não vai encontrar a Bíblia dizendo que beber um copo de cerveja é pecado ou que fumar maconha também é, mas, de acordo com o que vamos lendo nas Escrituras Sagradas, e conhecendo o caráter de Deus, percebemos que tem algumas coisas que devem ser evitadas por nós, como filhos de Deus e pessoas que buscam a santidade.

3. O QUE DEVEMOS OBSERVAR AO COLOCAR UM PIERCING OU TATUAGEM:
3.1 Qual sua motivação? Tem pessoas que usam um piercing ou fazem uma tatuagem simplesmente porque acham bacana, assim como outras gostam de pintar o cabelo, usar um brinco, pintar as unhas, usar um baton ou coisas desse tipo; mas tem também outras pessoas que usam com algumas motivações erradas, assim como qualquer outra coisa também. Vejamos algumas delas:
3.1.1 SENSUALIDADE: Aqui entra o ponto do piercing ou tatuagem no umbigo e em outras partes sensuais. Será que alguém vai colocar isso só por que acha legal? Meio difícil. A maioria (se não todas) usam porque tem uma barriguinha sensual que quer que os outros (principalmente os garotos) vejam. Ninguém coloca um piercing/tatuagem no umbigo, nos órgãos genitais ou nesses lugares sensuais, pra ficar escondido embaixo de uma roupa. Claro que não. As pessoas querem mostrar; gostam que os outros observem. Isso é um erro! Vamos ter cuidado.
3.1.2 REBELDIA: Seu pai, sua mãe e seu pastor liberaram? Se a resposta for SIM, então beleza, mas agora, se for NÃO, então é perigoso. Querendo ou não, temos que obedecer a nossos pais, e se eles não curtem que façamos, então, por amor a eles, não devemos fazer. Se o seu pastor não libera pra fazer também, então não faça por amor a ele e por estar embaixo da liderança dele. Ninguém vai morrer também por deixar de colocar um piercing ou uma tatuagem. Vigie!
3.1.3 MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS: Esses daí são bem complicados. Em uma igreja que o pastor libere, e os pais também não vêem problema, a juventude deita e rola com seus piercings e tatuagens. O problema aqui é que alguns jovens só colocam porque vêem seus colegas colocando, sem ter uma firme posição em relação a isso. Esses, mais pra frente, principalmente em relação à tatuagem, tem mais perigo de se arrependerem de ter feito. Seja autêntico. Se você não quer usar, não use. Não seja mais uma Maria-vai-com-as-outras.
3.1.4 EXAGERO:

Existe alguma diferença entre esses 2 tipos característicos de quem usa piercing e tatuagem? Claro que sim! O primeiro fez um tatuagem do nosso Salvador em seu braço; qual o problema? Já o segundo usou símbolos da nova-era e satânicos, e deformou todo seu rosto com essas dezenas de piercings. O exagero, como em qualquer outra coisa, é que faz a diferença. Se um cara que se diz crente vem querer colocar um dragão enorme nas suas costas ou uma mulher pelada nos seus braços, claro que vai ter alguma coisa errada! Mas se o cara escreve JESUS no seu braço, ou faz o desenho da Cruz, essa peça fundamental do Cristianismo que significa o nosso livramento do lamaçal do pecado, onde tá o erro? Só temos que ter cuidado com o exagero. Não é legal uma menina usar um batom todo preto, seu cabelo ficar todo roxo e com um brinco do tamanho do mundo, saca? Vamos vigiar!
1.1.1 VIADAGEM: Um homem querer fazer uma borboleta rosa e amarela também não dá, né?! Vigiiiiiiiia, irmão!

2. Pra concluir: E como Deus ver?
2.1 Às vezes a gente fica tão preocupado de como as pessoas vão nos observar, que esquecemos do ponto mais importante nisso: de como Deus está nos vendo. E pra isso deixo um versículo que deixa bem claro isso:
I Samuel 16:7 - Porém o Senhor disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque O SENHOR NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM, POIS O HOMEM VÊ O QUE ESTÁ DIANTE DOS OLHOS, PORÉM O SENHOR OLHA PARA O CORAÇÃO.”

IMPORTANTE: Jesus era tatuado – Ler Apocalipse 19:16

Enéas Santos

5 comentários:

  1. disse que ia dizer sobre o porque do piercing no umbigo e nao falou ... :S
    queria fazer um piercing na língua mas concerteza meu pastor nao vai deichar... :S
    mas amem...

    ResponderExcluir
  2. bem eu fiz uma tatoo de neon da estrela de Davi meus pais nao deixaram mas eu fiz, mas depois fiquei com medo pq mta gente fala q estrela de Davi é o hexagrama simbolo de ocultismo, mas nao fiz nessa intenção, fiz como sendo marca de Israel, mas agora me sinto em duvida!!! sei lá, mas agora nao tem como tirar... ñ tenho money graça e paz!!

    ResponderExcluir
  3. O problema de vocês é que têm muita fé e pouco conhecimento, e em segundo lugar cada pessoa faz o que bem entender da vida, se quer colocar um piercing onde quer que seja ela não precisa ter autorização dos pais e muito menos do pastor da igreja (ainda mais se for maior de idade né).Então crianças, em resumo, façam tudo o que tiverem vontade, sem medo de errar alias é por isso que estamos nessa vida, para errar e aprender com os proprios erros e não tentar seguir o padrão de vida que alguem acha que você deve seguir, enfim eu dei a minha opnião e tentei ser o mais educada possível, será covardia não publica-lo só porque temos opniões diferentes, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. isso ai vá ao loucos e sege um louco. edificante irmão se deve ter tremido JEsus no trono , apropósito cade as referências?

    ResponderExcluir
  5. A moda do piercing ganhou força com o movimento hippie dos anos 60 e 70, conquistando jovens adeptos à prática do sadomasoquismo, que viram no adorno uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas. Chegou à Inglaterra com o movimento punk e nos Estado Unidos com o movimento gay nos anos 80 e 90, chamando a atenção de todo o planeta com o casamento entre o primitivo e o moderno.É usado para defender uma bandeira, um comportamento, uma opção de vida. Mas qual a diferença entre o brinco que as mulheres usam livremente e o piercing? Uma grande diferença está no caráter permanente do piercing, ele não é posto ocasionalmente, para ser tirado todo dia, ou para ser usado apenas em ocasiões específicas. A intenção é que ele fique pra sempre, e passe a fazer parte do corpo.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .