1. VERSÍCULOS QUE SÃO USADOS PARA CONTRARIAR O USO DE TATUAGEM E PIERCING:
1.1 Levitico 19:28 e Deuteronômio 14:1
1.1.1 Estes versículos não têm nada a ver com o contexto que os críticos de piercing e tatuagem tentam impor. Quando o povo de Israel estava avançando, tomando posse dos terrenos que Deus tinha dado a eles, alguns pagãos continuaram a viver em suas terras, mas entre o povo israelita; esses pagãos tinham alguns costumes que Deus estava, de antemão, prevenindo o povo israelita a não seguir; um desses costumes era que o povo pagão davam golpes em seu corpo e se marcavam, AO CHORAR POR UMA MORTE. Por esse motivo Deus deu essa lei a Moisés, para que o povo não fosse influenciado pela cultura pagã.
1.1.2 Vale lembrar que várias seitas e religiões hoje existentes são frutos de textos tirados do seu contexto, virando pretexto pra alguns costumes, doutrinas, pensamos e conceitos, que só vem a distorcer o Evangelho de Cristo.
2. SEGUNDO OS QUE SÃO CONTRA PIERCING E TATUAGEM, DEPENDENDO DO LUGAR QUE VOCÊ COLOCA, REPRESENTA UM SIGNIFICADO DIFERENTE:
2.1 No NARIZ significa DOMÍNIO e no mundo espiritual é uma distorção de caráter e um direcionamento de rebeldia.
5.1.1. Réplica: Eliezer deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing?) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus (Gn.24.22,47)
5.1.2. Agora me explica: como pode alguém adorar a Deus, e Deus receber essa adoração, se acabou de fazer alguém cair em pecado (colocando o piercing na Rebeca).
2.2 O Piercing nas ORELHAS, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo.
2.2.1 Réplica: À luz da Bíblia, qual a diferença entre um piercing e um brinco? Se eu posso colocar na parte inferior da orelha um brinco, por que não posso colocar na parte superior o que chamam de piercing? Por que na parte inferior é brinco e na parte superior é piercing? Não tem diferença! Afirmo categoricamente: à luz da Bíblia, ninguém vai poder me mostrar a diferença entre piercing e brinco; não tem! Se uma pessoa é contra o piercing, tem que ser contra o brinco também... Muito raro achar alguém assim. Então não faz muito sentido.
2.2.2 Em Êxodo 35:22, o povo israelita, tanto homens como mulheres, traziam oferta para que fosse construído o tabernáculo de Deus; olha só que interessante: “Homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao SENHOR.”
2.2.3 Agora me explica: Como que Deus continuaria abençoando seu povo e aceitando ofertas que, segundo essa galera contra, era pecado? Acho meio difícil.
2.3 Piercing na LÍNGUA, nos LÁBIOS e no UMBIGO:
2.3.1 Língua e lábios: Não acho muito legal colocar na língua ou nos lábios porque são lugares que mais facilmente podem adquirir alguma doença infecciosa. Mas não acho que seja pecado.
2.3.2 UMBIGO: Não concordo com esse. Mais na frente vamos ver o motivo.
ATENÇÃO: Claro que tem algumas coisas a observar nesse assunto. Não é porque na Bíblia não tem nada contra que vamos ter que exagerar na dose, né?! Você não vai encontrar a Bíblia dizendo que beber um copo de cerveja é pecado ou que fumar maconha também é, mas, de acordo com o que vamos lendo nas Escrituras Sagradas, e conhecendo o caráter de Deus, percebemos que tem algumas coisas que devem ser evitadas por nós, como filhos de Deus e pessoas que buscam a santidade.
3. O QUE DEVEMOS OBSERVAR AO COLOCAR UM PIERCING OU TATUAGEM:
3.1 Qual sua motivação? Tem pessoas que usam um piercing ou fazem uma tatuagem simplesmente porque acham bacana, assim como outras gostam de pintar o cabelo, usar um brinco, pintar as unhas, usar um baton ou coisas desse tipo; mas tem também outras pessoas que usam com algumas motivações erradas, assim como qualquer outra coisa também. Vejamos algumas delas:
3.1.1 SENSUALIDADE: Aqui entra o ponto do piercing ou tatuagem no umbigo e em outras partes sensuais. Será que alguém vai colocar isso só por que acha legal? Meio difícil. A maioria (se não todas) usam porque tem uma barriguinha sensual que quer que os outros (principalmente os garotos) vejam. Ninguém coloca um piercing/tatuagem no umbigo, nos órgãos genitais ou nesses lugares sensuais, pra ficar escondido embaixo de uma roupa. Claro que não. As pessoas querem mostrar; gostam que os outros observem. Isso é um erro! Vamos ter cuidado.
3.1.2 REBELDIA: Seu pai, sua mãe e seu pastor liberaram? Se a resposta for SIM, então beleza, mas agora, se for NÃO, então é perigoso. Querendo ou não, temos que obedecer a nossos pais, e se eles não curtem que façamos, então, por amor a eles, não devemos fazer. Se o seu pastor não libera pra fazer também, então não faça por amor a ele e por estar embaixo da liderança dele. Ninguém vai morrer também por deixar de colocar um piercing ou uma tatuagem. Vigie!
3.1.3 MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS: Esses daí são bem complicados. Em uma igreja que o pastor libere, e os pais também não vêem problema, a juventude deita e rola com seus piercings e tatuagens. O problema aqui é que alguns jovens só colocam porque vêem seus colegas colocando, sem ter uma firme posição em relação a isso. Esses, mais pra frente, principalmente em relação à tatuagem, tem mais perigo de se arrependerem de ter feito. Seja autêntico. Se você não quer usar, não use. Não seja mais uma Maria-vai-com-as-outras.
3.1.4 EXAGERO:
Existe alguma diferença entre esses 2 tipos característicos de quem usa piercing e tatuagem? Claro que sim! O primeiro fez um tatuagem do nosso Salvador em seu braço; qual o problema? Já o segundo usou símbolos da nova-era e satânicos, e deformou todo seu rosto com essas dezenas de piercings. O exagero, como em qualquer outra coisa, é que faz a diferença. Se um cara que se diz crente vem querer colocar um dragão enorme nas suas costas ou uma mulher pelada nos seus braços, claro que vai ter alguma coisa errada! Mas se o cara escreve JESUS no seu braço, ou faz o desenho da Cruz, essa peça fundamental do Cristianismo que significa o nosso livramento do lamaçal do pecado, onde tá o erro? Só temos que ter cuidado com o exagero. Não é legal uma menina usar um batom todo preto, seu cabelo ficar todo roxo e com um brinco do tamanho do mundo, saca? Vamos vigiar!
1.1.1 VIADAGEM: Um homem querer fazer uma borboleta rosa e amarela também não dá, né?! Vigiiiiiiiia, irmão!
2. Pra concluir: E como Deus ver?
2.1 Às vezes a gente fica tão preocupado de como as pessoas vão nos observar, que esquecemos do ponto mais importante nisso: de como Deus está nos vendo. E pra isso deixo um versículo que deixa bem claro isso:
I Samuel 16:7 - Porém o Senhor disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque O SENHOR NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM, POIS O HOMEM VÊ O QUE ESTÁ DIANTE DOS OLHOS, PORÉM O SENHOR OLHA PARA O CORAÇÃO.”
IMPORTANTE: Jesus era tatuado – Ler Apocalipse 19:16
Enéas Santos
31 de agosto de 2009
5 comentários:
Comenta! Elogia! Critica! É tudo para o Reino!
Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.
(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.
“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .
disse que ia dizer sobre o porque do piercing no umbigo e nao falou ... :S
ResponderExcluirqueria fazer um piercing na língua mas concerteza meu pastor nao vai deichar... :S
mas amem...
bem eu fiz uma tatoo de neon da estrela de Davi meus pais nao deixaram mas eu fiz, mas depois fiquei com medo pq mta gente fala q estrela de Davi é o hexagrama simbolo de ocultismo, mas nao fiz nessa intenção, fiz como sendo marca de Israel, mas agora me sinto em duvida!!! sei lá, mas agora nao tem como tirar... ñ tenho money graça e paz!!
ResponderExcluirO problema de vocês é que têm muita fé e pouco conhecimento, e em segundo lugar cada pessoa faz o que bem entender da vida, se quer colocar um piercing onde quer que seja ela não precisa ter autorização dos pais e muito menos do pastor da igreja (ainda mais se for maior de idade né).Então crianças, em resumo, façam tudo o que tiverem vontade, sem medo de errar alias é por isso que estamos nessa vida, para errar e aprender com os proprios erros e não tentar seguir o padrão de vida que alguem acha que você deve seguir, enfim eu dei a minha opnião e tentei ser o mais educada possível, será covardia não publica-lo só porque temos opniões diferentes, obrigada.
ResponderExcluirisso ai vá ao loucos e sege um louco. edificante irmão se deve ter tremido JEsus no trono , apropósito cade as referências?
ResponderExcluirA moda do piercing ganhou força com o movimento hippie dos anos 60 e 70, conquistando jovens adeptos à prática do sadomasoquismo, que viram no adorno uma nova forma de exaltar o corpo e as suas zonas erógenas. Chegou à Inglaterra com o movimento punk e nos Estado Unidos com o movimento gay nos anos 80 e 90, chamando a atenção de todo o planeta com o casamento entre o primitivo e o moderno.É usado para defender uma bandeira, um comportamento, uma opção de vida. Mas qual a diferença entre o brinco que as mulheres usam livremente e o piercing? Uma grande diferença está no caráter permanente do piercing, ele não é posto ocasionalmente, para ser tirado todo dia, ou para ser usado apenas em ocasiões específicas. A intenção é que ele fique pra sempre, e passe a fazer parte do corpo.
ResponderExcluir